Monday 22 December 2008

Romã (Punica granatum L.)


AS MARAVILHAS DA ROMÃ

Nome científico: Punica granatum L.A romã, é uma fruta exótica e milenar de cor vermelho escuro, com flores de uma tonalidade intensa, cujas sementes abundantes são o símbolo da fertilidade. 


"Abre a romã, mostrando a rubicunda cor, com que tu, rubi, teu preço perdes; (...)" - Luis Vaz de Camões, Os Lusíadas, IX, 59
A romã tem anti-oxidantes ainda mais poderosos do que o tomate e o vinho tinto para a prevenção de doenças cardíacas.
Dinheiro, prosperidade, fartura, estas são algumas das dádivas atribuídas às pequenas sementes da saborosa romã.
A romã é “recheada” de ricas propriedades medicinais.
Até há bem pouco tempo, estas propriedades importa
ntes, só eram conhecidas por interessados em mitologia ou medicina chinesa antiga. 
Segundo registros do antigo herbário chinês, o suco de romã aumenta a longevidade.

Remédio milenar, o uso da romã é consagrado cientificamente. Já está comprovada a eficácia da romã como antibiótico natural.
As raízes são usadas para expulsar a ténia (ou solitária).
Mais do que um símbolo religioso de profundo significado para o judaísmo, usado nas bênçãos de Rosh Hashaná e na época do Templo e em Shavuot, esta fruta mencionada na Bíblia, vem sendo pesquisada por cientistas israelitas.
A romã, cujas sementes e gosto meio ácido sempre foram apreciados como fruta, vem sendo, agora, considerada também uma moderna fonte medicinal.
O Dr. Michael Aviram está desenvolvendo na sua pesquisa no Lipid Research Laboratory, do Ramban Medical Center, em Haifa, utilizando o suco de romã para combater o colesterol e os problemas cardíacos.
Actualmente, dois estudiosos israelitas realizam pesquisas sobre tratamentos e produtos derivados da fruta.

Cultivada na região do Mediterrâneo, Israel é um de seus grandes produtores, respondendo pela produção anual de três mil toneladas.
Já Efraim Lansky realiza as suas pesquisas na Rimonest, companhia fundada pelo Instituto Tecnológico de Israel – Technion, partindo da premissa de que o suco, a polpa e a casca da romã contêm propriedades que além de reduzir o colesterol, retardam o envelhecimento e talvez até levem à cura do câncer e da sida.
Aviram, 53, é bioquímico no Technion. Ele dedicou os últimos vinte anos a pesquisar formas de evitar ou eliminar os depósitos de colesterol nas artérias, o que causa arteriosclerose, distúrbios cardíacos e enfarte do miocárdio.
O Dr. Aviram testou vinte produtos diferentes antes da romã. Descobriu que o suco da fruta contém um poderoso antioxidante, um tipo de flavonóide mais eficiente na prevenção de problemas cardíacos do que o existente no tomate e no vinho tinto.
Ele tem administrado o suco aos seus pacientes com estenose nas artérias carótidas, isto é, um estreitamento nas artérias que levam o sangue ao cérebro, e os resultados foram rápidos e impressionantes. 
“Tenho visto melhoras desde o primeiro mês de tratamento”, afirmou Aviram.

Conta que muitos pacientes de alto risco, sérios candidatos a implantes de ponte safena, conseguiram evitar a cirurgia apenas com o suco da romã. A única queixa que ouviu de alguns foi sobre a acidez da fruta. Actualmente Aviram está envolvido no projecto para isolar os flavonóides e transformá-los em pílulas.Na sua clínica homeopática, tem receitado o suco de romã em casos de febre e, em mulheres pós-menopáusicas, na prevenção de problemas cardíacos e osteoporose.

(Baseado no artigo de Avigail Schwartz, no Jerusalem Report.)


No entanto, Lansky está confiante e, para ilustrar, lembra “A Doutrina das Assinaturas”, uma antiga referência de que “O Criador teria de
ixado uma assinatura sobre as plantas, esclarecendo as suas finalidades terapêuticas”.
Diz isto, segurando uma romã numa mão e abrindo, com a outra, um livro de medicina.

Algo mais sobre a romã

É um arbusto relativamente alto, muito ramificado, com tronco acinzentado. As folhas são verdes e brilhantes.
As flores são vermelho-alaranjadas.
Fruto do tipo balaústre. Casca dura e resistente, amarela ou avermelhada, manchada de escuro, rompendo-se quando o fruto está maduro. Interior subdivido por finas películas, formando cavidades com numerosas sementes angulosas envoltas por polpa comestível, de coloração rosa ou carmim, sabor agradável e refrescante.
Frutifica na primavera e verão.

O fruto é consumido fresco e o suco feito com as sementes é utilizado na fabricação do xarope granadina, usado em condimentos e licores. Como a casca contém 30% de tanino, pode ser usada para curtir couro. Tem propriedades terapêuticas e é usada na medicina popular.

As principais propriedades medicinais da romã são conhecidas desde a antiguidade, sendo descritas no Papiro de Ebers1. A literatura descreve a romã principalmente como um potente tenífugo, sendo suas propriedades anti-helmínticas assinaladas há séculos por Dioscorides e outros naturalistas da Antiguidade.

A romã é uma fruta oxidante, mineralizante e refrescante. É utilizada para acabar com rouquidão, afecções da boca, garganta e gengivas. Auxilia também na prevenção de aftas.
O consumo de suco de romã ajuda a combater o cancro da próstata e a reduzir as células da doença, segundo um estudo publicado na revista Clinical Cancer Research. (Segundo o professor do Departamento de Urologia da Universidade da Califórnia e autor do estudo, Allan Pantuck - juin 2006)

Em Portugal a tradição manda que esteja presente na mesa no Dia de Reis.

A romã é uma das sete frutas pelas quais a terra de Israel foi abençoada. Entre os judeus de origem ocidental existe o costume de colocar sementes da fruta debaixo do travesseiro na passagem do Ano Novo Judaico, comemorado em Setembro. Faz-se isso para atrair sorte, saúde e dinheiro no próximo ano.

Segundo a crendice popular brasileira, a romã também traz sorte e prosperidade. É por essa razão que as vendas dessa fruta aumentam muito a cada final de ano, principalmente no Nordeste. Muitos brasileiros também acreditam que terão um ano novo com sorte e dinheiro se colocarem sementes de romã nas suas carteiras de dinheiro ou em partes da casa. Muitos, pelo mesmo motivo, comem as sementes da fruta no Natal e na passagem de ano.


O profeta Maomé afirmava “coma romã, para se livrar da inveja e do ódio”.

No comments: