Saturday 28 February 2009

Hipericão / Milfurada (Hypericum perforatum L.)


Hipericão / Milfurada 
Hypericum perforatum L. 

Família:
Gutiferáceas (Hipericáceas)

Nomes vulgares: Milfurada, erva-de-são-joão, hipérico, pericão. Brasil: Hepericão.

Habitat e distribuição: Planta herbácea vivaz presente em toda a Europa, excepto Islândia, na Ásia e no Norte de África, terrenos incultos, bosques pouco densos, prados secos, geralmente calcário. Encontra-se nos campos, sebes, prados e margens dos caminhos do continente e Madeira.

Partes utilizadas: Partes aéreas floridas.

Constituintes: Glicósidos, naftodiantronas (hipericina), flavonóides (rutina), óleo volátil ou essencial, resina, taninos e fitosteróis.

Características: Agridoce, fresca, secante.

Propriedades: Adstringente, analgésica, antidepressiva, antivirulenta, anti-inflamatória, sedativa, tónico restaurador para o sistema nervoso.

Usos Etnomédicos e Médicos: 
Internamente: Está indicado no tratamento da ansiedade, depressão moderada, problemas de sono em idosos, transtornos neurovegetativos associados ao climatério, enurese, dispepsia e cólicas gastrointestinais. Nevralgias, ciática e dores musculares. 
Externamente: O oleato de Hipericão é usado como cicatrizante, em feridas, queimaduras, contusNegritoões, eczemas e outras afecções cutâneas.

Principais indicações: Na ansiedade, depressão e agitação. Externamente, em mialgias e queimaduras ligeiras.

Contra-indicações: Gravidez (extractos). é incompatível com alimentos e plantas que contenham tiramina (associação pode produzir elevação da pressão arterial). Interfere com muitos medicamentos por indução enzimática como por exemplo: varfarina, contraceptivos orais, antidepressivos, anti-retrovirais, etc.

Efeitos Secundários e Toxicidade: Doses não terapêuticas devido à hipericina podem produzir fotossensibilização, após exposição às radiações solares, originando eritemas, queimaduras e ulcerações.

Aromaterapia: Óleo obtido por maceração de Hipericão a 30% (oleato), tintura e extracto fluído.
História: Diz-se que a Erva-de-são-joão foi buscar o nome aos Cavaleiros de São João de Jerusalém, que a usavam para tratar as feridas nos campos de batalha das cruzadas. Também se acreditava que expulsava os espíritos malignos e por isso os loucos eram muitas vezes obrigados a beber as suas infusões. Por ser amarela, a planta era associada aos humores “coléricos” e utilizada para a icterícia e para a histeria. Os herbários antigos referem-se ao Androsemo (Hypericum androsaemum) que também pode ser utilizado para tratar fervimentos e inflamações.

Curiosidades: As flores estão abertas apenas um dia e murcham no dia seguinte, adquirindo as pétalas sem viço a cor de ferrugem. Tem uma particularidade interessante: o parênquima das folhas está salpicado de pequenas glândulas de essência, translúcidas, se assemelham a mil pequenos orifícios e às quais se deve o nome de Milfurada,

4 comments:

Anonymous said...

o hipericão bravo que aparece na primeira foto ao pé do titulo também serve para depressão como os outros hipericão?

Luz Cardoso said...

Dependendo do tipo de hipericão as indicações são as seguintes:

O Hipericão-do-gerês (Hypericum androsaemum L. ) é usado em doenças do fígado, cólicas nefritícas e cistites. Também, pode ser usado externamente em queimaduras e contusões.

O Hipericão / Milfurada (Hypericum perforatum L. ) está indicado no tratamento da ansiedade, depressão moderada, problemas de sono em idosos, transtornos neurovegetativos associados ao climatério, enurese, dispepsia e cólicas gastrointestinais. Nevralgias, ciática e dores musculares.
Também, pode ser usado externamente como cicatrizante, em feridas, queimaduras, contusões, eczemas e outras afecções cutâneas.

Anonymous said...

Veja as fotos de Hipiricão que estao nestes sites:

http://farm4.static.flickr.com/3113/3098742422_dc7d9cf4ed.jpg

http://fotos.sapo.pt/4CBH9ZQW9JMSzrZCuBp0

http://farm3.static.flickr.com/2262/2195910676_67b67c1564.jpg

Este Hipiricão Bravo que nasce em terrenos soltos
tambem serve para depressão? também é antidepressivo?
Obrigado

Anonymous said...

bom dia, que tipos de problemas pode provocar em relaçao à gravidez?