Saturday 10 January 2009

Alfazema (Lavandula angustifólia)


Alfazema
Lavandula angustifólia Miller, Lavandula officialis Chaix


Família:
Lamiáceas (Labiadas)


Nomes vulgares:
Lavândula, lavanda. Brasil: Alfazema, lavanda nardo, espicanardo.

Variedades utilizadas:
Lavandula spica L, Lavandula vera, Lavandula vulgaris Lam.

Planeta:

Mercúrio

Habitat e distribuição:
Subarbusto vivaz da zona europeia mediterrânica, cresce em solos secos e áridos, calcários e bem expostos ao sol, é muito cultivado.

Origem:
Cresce principalmente nas regiões quentes do Mediterrâneo, encontrada aclimatada e nativa em diferentes pontos do globo.
Baptizada de nardus pelos gregos, por causa de Naarda, cidade Síria à beira do rio Eufrates. Era o aditivo de banho preferido dos gregos e romanos.
O nome deriva do latimlavare (lavar).
Conta-se que a peste não chegava aos fabricantes de luva de Grasse, pois eles usavam a alfazema para perfumar o couro. Isso fez com que as pessoas na época andassem sempre com alfazema.
Durante as duas Grandes Guerras, a alfazema foi utilizada para limpar os ferimentos.
O seu óleo tem sido testado em ligaduras cirúrgicas.

Partes utilizadas:

Folhas e Flores

Constituintes: Óleos essenciais (acetato de linalilo e linalol), taninos 12%, cumarinas, princípio amargo, saponina ácida, resina

Propriedades:
Anti-séptico, tónico, antiespasmódico, calmante, digestivo, antibacteriana, carminativa, revulsiva

Propriedades Terapêuticas:
Nevralgias, hemicrania, excitação nervosa, insónia, vertigens, contusões, feridas, inapetência, má digestão, asma, tosse convulsa, faringite e laringite.
Diurética, expectorante, sedativa, anti-inflamatória, sudorífica, antiespasmódica, anti-séptica, cicatrizante e colagoga.
Infusão para as dores de cabeça e acalmar os nervos.
Alivia a falta de urina, doenças de baço, cãibras, gota, fraqueza, vómitos, hipocondria, falta de regras, insolação, vómitos.
Bom para digestão, dores reumáticas, tosses e resfriados, cistites e inflamações das vias urinárias, facilita a produção e eliminação da bílis, combate as enxaquecas. Gargarejo com decocção das flores alivia as dores de dentes.

Propriedades cosméticas:
Fazer uma água tónica para acelerar a substituição das células nas peles sensíveis e como anti-séptica contra acne. Agente de limpeza e tónico para todos os tipos de pele. Recomendável para peles com acne. Uma decocção de sumo de pepino com lavanda dá uma boa loção de pele.

Usos Etnomédicos e Médicos:

Estados de intranquilidade, agitação e insónia. Perturbações digestivas como anorexia, flatulência e que se acompanhem de espasmos de natureza nervosa. Em Balneoterapia, como tonificante cutâneo de efeito calmante.

Principais indicações: Reumatismo, nevralgias, hemicrania, excitação nervosa, insónia, vertigens, contusões, feridas, inapetência, má digestão, asma, tosse convulsa, faringite, laringite, depressão, cistites, enxaquecas, bronquite, corrimento vaginal, prurido vaginal.

Contra indicações:
Não usar o óleo essencial por via interna durante a gravidez, a aleitação, em crianças menores de seis anos ou em doenças com gastrites, úlceras pépticas, doenças inflamatórias intestinais ou com doenças neurológicas.

Efeitos Secundários e Toxicidade:
Evitar o uso prolongado. Torna-se excitante se usada em excesso.
Internamente: o óleo essencial, em doses não terapêuticas, é neurotóxico. Externamente: pode provocar dermatites de contacto quando usado não diluído.

Aromaterapia:
Um dos óleos aromáticos mais populares, pode ser utilizado para tratar uma grande variedade de problemas e é um componente essencial de qualquer caixa de 1os socorros. É usado para cortes, queimaduras, reumatismo, alergias de pele, queimaduras de sol, dor de cabeça, insónia, problemas inflamatórios, artrite, pelas propriedades bactericidas e antivirícas. É eficaz para restaurar a circulação dos pés. O banho perfumado com óleo essencial de alfazema é excelente tratamento contra a insónia.

Medicina Ayurvédica e Lavanda:
Apesar dos médicos Ayurvédicos originais não terem reconhecido a Lavanda, os seus ingredientes energéticos à base de ervas podem ser compreendidos nos termos desta medicina. O seu sabor levemente picante e a sua influência suavemente refrescante tornam-na numa erva muito útil para os 3 componentes do corpo. O óleo de lavanda acalma tanto Pitta como Kapha, e tem um efeito de equilibrar Vata. Pode acalmar a mente perturbada, sem provocar entorpecimento indesejado.

História:

Desde a Antiguidade uma das mais populares plantas medicinais, a Alfazema vai buscar o nome ao latim lavare, lavar. Na medicina árabe, é utilizada como expectorante, enquanto na tradição europeia ela é considerada uma planta benéfica para as feridas. As espécies utilizadas medicinalmente incluem a Lavandula angustifólia ou Lavandula spica, bem como a alfazema francesa (Lavandula stoechas) no Sul da Europa.

Lendas e Mitos:
Bastante utilizada em banhos de purificação.

No comments: