Saturday 13 June 2009

Formação em Terapias Manuais Ayurvédicas


Alba Associação Luso Brasileira de Ayurvédica

A Alba em conjunto com a Associação Europeia dos Profissionais de Yoga, Yogaterapia e Ayurveda vai dar início a mais um curso Terapias Manuais Ayurvédicas.


Próximos cursos:

Lisboa: 06 de Julho.

Parede-Cascais: 29 de Junho.

Porto: 06 de Julho.

Setúbal: 02 de Julho.

Leiria: 12 de Setembro.

Funchal: 19 de Setembro.


Certificado de formação profissional.


Formação em Terapias Manuais Ayurvédicas


APRESENTAÇÃO

No novo milénio as terapias complementares orientais estão a ganhar cada vez mais popularidade no ocidente. A ciência médica ayurvédica sempre teve nas massagens um complemento importante com variadas técnicas e inúmeras aplicações. As terapias manuais ayurvédicas, em sua totalidade, são técnicas holísticas que favorecem a integração, o equilíbrio e o intercâmbio dinâmico entre a mente e o corpo. Figuram nos textos védicos mais antigos e se caracterizam pela utilização de óleos. Os diversos tipos de técnicas de massagem são conhecidas desde o início da Ayurvédica como método para complementar e potencializar as distintas ciências. Era e é utilizada pelas famílias como prática habitual e na medicina era e é utilizada como método diagnóstico, curativo e preventivo. A religião as tem utilizado como método de purificação do corpo.


OBJECTIVOS

O curso de Formação em Terapias Manuais Ayurvédicas visa: - dar a conhecer algumas das técnicas manuais de tratamento corporal que fazem parte da tradição védica - formar especialistas tecnicamente competentes nas principais técnicas de massagens ayurvédicas (indianas) - divulgar as terapias manuais ayurvédicas como processo complementar as terapias convencionais - promover a cultura védica nos locais onde se praticam as terapias manuais


PROGRAMA

O programa do curso foi dividido por módulos independentes. O aluno pode cursar, de acordo com a sua disponibilidade, os módulos que lhe interessam, tendo o prazo de 1 ano e meio para finalizar a formação completa dos módulos obrigatórios e um optativo.

São obrigatórios os seguintes módulos, de acordo com a ordem de preferência

(*):

1 - Massagem Ayurvédica Tradicional (Massagem Indiana Tradicional) –duração de 80 h

2 - Massagem Abhyanga Tradicional - duração de 40 h


Módulos Optativos (o aluno deverá cursar pelo 1 deles):

1 - Shree Marma Abhyanga Massage - duração de 24 h

2 – Tradicional Indian Head Massage (curso da Alba) ou Indian Champissage (curso de Narendra Mehta) – duração de 24 h


(*) pessoas que tenham participado de outros cursos de terapia manual da tradição védica, que queiram creditar o curso que fizeram, poderão substituir o mesmo por um dos cursos do item optativo 1 e 2, para tanto deverão solicitar, por escrito, apresentando cópia do diploma ou certificado, emitido por entidade credenciada.


A creditação pressupõe a realização de um exame, escrito e prático. A associação cobra uma taxa para realizar o exame e para dar a creditação.

Os módulos possuem uma componente teórica e uma componente prática.

Faz parte dos módulos teóricos:


1 - Uma componente geral para todas as técnicas

2 – Uma componente específica para cada tipo de técnica


Faz parte dos módulos práticos:

A sequência básica e avançada de cada tipo de terapia manual com treinamento prático constante durante o curso.
O conteúdo de cada módulo da formação está disponível no site de ambas as Associações no item cursos.


DOCENTES / INSTRUTORES

Os módulos práticos e teóricos terão a direcção de professores da associação e de convidados especialistas estrangeiros.


Coordenador Geral do Curso:

Valter Carlos Cardim (Swami Gyanesh), Doutor em Antropologia – ramo Cultural e Social pela Universidade Nova de Lisboa, Formador credenciado pela Universidade do Minho. Cap de formador emitido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional n.º 448306/2007 DL. Medicina Ayurvédica pelo Instituto Prema e Universidade de Gujarat, Pós graduação em Medicina Ayurvédica pela Universidade Maimónides. Tem formação em terapias bioenergéticas e corporais nos seguintes Institutos: Rajneesh Foundation International – Poona, India; Rajneesh Multiversity, Oregon, Estados Unidos; Osho Multiversity, Poona India; Osho International Academy of Healing Arts; Instituto de Kusum Modak, Poona, Índia; Instituto Corpo de São Paulo; Associação de Massagem Oriental e Ocidental, São Paulo; SOMA, Centro de Terapias Alternativas e Energéticas de São Paulo; Instituto de Reiki Dan de Berlin Oriental; Bodhisattiva Sanyas Ashram, São Paulo; Palas Athena do Brasil, São Paulo; Instituto de Projeciologia de São Paulo, Brasil; Instituto de Oligoterapia do Prof. Michel Deville, Suiça; Silva Mind Control, Portugal. É discípulo de Osho Rajneesh desde 1980. Trabalha com terapias corporais e massagem desde 1980. Introduziu a massagem Ayurvédica no Brasil em Maio de 1990 e em Portugal em Outubro de 1990. Tem ministrado cursos regularmente em Portugal e Brasil desde 1990. Tem publicado os seguintes livros: "Massagem Ayurvédica - Manual Teórico e Prático" , Editora Madras; "Cristais - Manual Teórico e Prático", editora Dinapress, Massagem Ayurvédica, Ciência da Vida Humana, Lisboa, Portugal. Possui edição de vídeo aula e dvd sobre a Massagem Ayurvédica em dois volumes. Fundador da Associação Ayurvédica do Brasil e da Associação Luso-Brasileira de Ayurvédica e Disciplinas Associadas.


DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas, terapeutas corporais, reflexologistas, psicólogos, osteopatas, massagistas, esteticistas, e todos os profissionais da área da saúde e interessados em geral.


HORÁRIOS

(**)

A Associação possui variadas modalidades de horário que são oferecidas ao longo do ano. O aluno escolhe a que mais se adapta as suas actividades:


- Grupo 1: Pós-laboral com 1 ou 2 aulas de 3 hs por semana – das 19h00 às 22h30 (com ½ hora de intervalo)

- Grupo 2: Domingos das 9h30 às 13h00 (com ½ hora de intervalo) e das 14h30 às 18h00 (com ½ hora de intervalo)

- Grupo 3: Sábados das 14h30 às 18h00 (com ½ hora de intervalo) e Domingos das 9h30 às 13h00 (com ½ hora de intervalo) e das 14h30 às 18h00 (com ½ hora de intervalo)

- Grupo 4: Sábados das 9h30 às 13h00 (com ½ hora de intervalo) e das 14h30 às 18h00 (com ½ hora de intervalo) e Domingos das 9h30 às 13h00 (com ½ hora de intervalo) e das 14h30 às 18h00 (com ½ hora de intervalo)

- Grupo 5: 5.1 - Super intensivo 1: aulas todos os dias a noite, sábado domingo o dia todo nos horários descritos anteriormente 5.2 - Super intensivo 2: aulas todos os dias o dia todo, sábado domingo o dia todo, nos horários descritos anteriormente

(**) Os horários dos cursos disponíveis estão na Agenda do site de ambas as associações.


DURAÇÃO


Depende do módulo, do grupo e horários escolhidos pelo aluno.
A Associação possui variadas modalidades de horário que são oferecidas ao longo do ano.

NUMERO TOTAL DE HORAS: 164

(**) Os horários dos cursos disponíveis estão na Agenda do site de ambas as associações.


CONDIÇÕES DE ADMISSÃO:

- Para participar dos módulos e cursos promovidos pela Associação é necessário

- Preencher ficha de candidatura com pagamento da inscrição

- Trazer uma foto tipo passe para o cartão

- Entregar uma carta explicando os motivos do interesse em participar do curso

- Entrevista


Nota: Os alunos que já possuem 1 ou mais módulos realizados (***) deverão, para obter o certificado de terapias manuais ayurvédicas, participar apenas dos módulos que faltam. (***)

RECONHECIMENTO DE CERTIFICADOS DE CURSOS JÁ REALIZADOS:

São reconhecidos para efeitos de emissão do certificado de terapias manuais ayurvédicas apenas os certificados emitidos pela Associação Ayurvédica do Brasil, Associação Luso-Brasileira de Ayurvédica e Disciplinas Associadas.

Certificados emitidos por outras entidades poderão ser apresentados para reconhecimento, no entanto, o interessado fica sujeito a realizar um exame para comprovar a qualificação do grau que obtém.

O exame tem um custo de 50 Euros. Se o aluno for aprovado, deverá fazer uma revisão do curso que já possui com 50% de desconto no valor total do curso. Se não for aprovado deverá pagar o preço do curso na totalidade.


- Para ser membro e sócio honorário da Associação Europeia dos Profissionais de Yoga, Yogaterapia e Ayurveda é necessário: 1º) Ter finalizado com aproveitamento cursos promovidos pela Associação ou através de acordos com entidades congéneres. 2º) Ter finalizado com aproveitamento cursos promovidos por entidades congéneres de reconhecido valor, reconhecidas pela Associação. 3º) Ser sócio, e estar com as cotas em dia, das seguintes associações e entidades:

1 - Alba – Associação Luso-Brasileira de Ayurvédica e Disciplinas Associadas

2 - A I.Y.T.A. - International Yoga Teachers Association através de sua filial a Associação Internacional dos Professores de Yoga do Brasil

3 - Alia – Associação Luso Indiana de Ayurveda


4 - Centro de Estudos de Yoga Narayana


5 - Colegiado de Yoga do Brasil Dharmaparishad


6 - International Yoga Coordination Centre - YOCOCEN


7 – AAB - Associação Ayurvédica do Brasil


- Preços:

Varia de acordo com o módulo e modalidade escolhida (ver o preço no programa dos cursos, disponíveis no site de ambas as associações)


- MATERIAL FORNECIDO:

Caderno de apontamentos. A Associação disponibiliza o material necessário para a prática.


- MATERIAL NECESSÁRIO:

Roupa apropriada para fazer e receber massagem, óleo de massagem natural (vegetal do tipo amêndoas doce, sésamo, grainha de uva, etc.), lençol, toalha grande.


- Condições de Funcionamento

O Curso de Terapias Manuais Ayurvédicas terá lugar nas Instalações da Associação, em Lisboa, ou em seu escritório do Porto, ou ainda, quando em outras localidades, em locais alugados, sendo o aluno avisado atempadamente no acto da inscrição. Para cada módulo prevê-se que o número de participantes seja no máximo de 18.Para além das salas de aulas devidamente equipadas para os fins pedagógicos em vista, a Associação fornece aos participantes, para cada módulo, caderno de apontamentos, teórico e prático. Caso o aluno deseje fica inscrito na Associação Alba, com isenção do pagamento de cotas por 6 meses, mais as cotas dos outros 6 meses. Depois de aceite pela Direcção passa a ter descontos nas inscrições de outros cursos promovidos por ambas as Associações. Pode ainda ter acesso a Internet para registo no site da Alba como membro e depois de finalizado o curso, no site da Associação Europeia dos Profissionais de Yoga, Yogaterapia e Ayurveda.


INFORMAÇÕES
Geral

- Tlm.: 960448999 / 935636331 / 916940232 / 217930167 (das 20 as 22 hs)
Porto: 962076111
E-mail: porto@ayurvedica.org

Portimão: Tel.: 309734804 -
M.: 919684324

Faro: 917498729 -
Leiria: 961525729 (Daniel)

Castelo Branco: 967760741


INSCRIÇÕES E ATENDIMENTO EM LISBOA E PORTO:

Na sede, escritórios, ou por e-mail. Se quiser fazer a inscrição presencial é necessário marcar uma hora.

Lisboa: Pr. da Alegria, 6 - 3º Esq - 1250-004 – Lisboa - (Entrada pela Praça da Alegria)

Porto: R. da Igreja de Cedofeita, 44-4º - 4000 - Porto

No comments: