Tuesday 28 July 2009

Cuidados com a Alimentação no Verão


Numa altura em que faz tanto calor, é necessário ter alguns cuidados com a alimentação.
Aumente a ingestão de líquidos, seja na forma pura ou através de alimentos. O corpo perde mais líquidos e minerais através da transpiração excessiva. Em casos extremos, o organismo desidrata e pode ser fatal. Um adulto chega a perder cerca de 2,5 litros de água por dia. Portanto toda a água perdida deve ser reposta.

Para além de aumentar a ingestão de líquidos, faça refeições em maior número e mais leves. Recomendam-se cinco a seis refeições diárias, nas quais se consumam pequenas quantidades de alimentos de cada vez.
Evite as gorduras, o consumo excessivo de açúcar, carnes gordas, fritos e bebidas alcoólicas. Evite também os alimentos que precisam de refrigeração adequada, como o fiambre, queijo fresco, os ovos, molhos e maionese, e o marisco. O calor aumenta a proliferação de bactérias que causam intoxicações alimentares.
As opções saudáveis são as carnes magras, carnes brancas e peixes, porque proporcionam uma digestão fácil. O ideal é que estes alimentos sejam cozidos, grelhados ou assados. Aposte nas saladas temperadas com azeite, vinagre e limão.
Por fim, seleccione criteriosamente o local onde pretende consumir alimentos que necessitem de frio.

Fonte:
http://www.farmaciasportuguesas.pt

1 comment: