Saturday 16 August 2008

Alcachofra (Cynara scolymus)



Alcachofra - Cynara scolymus

Família:
Asteráceas (compostas)

Nomes vulgares:
Alcachofra-de-comer, Alcachofra-hortense, Cardo-hortense, Cardo-de-comer.

Habitat e distribuição:
Planta herbácea perene, originária do Norte de África. Cultivada em solos ricos e argilosos na região mediterrânica, admitindo-se ser derivada de Cardunculus (Cardo do coalho) por selecção natural. Cultivada em Portugal.

Constituintes:
Cinaropicrina, cinarina e outros dépsidos de ácidos; aromáticos (cafeico, químico); flavonóides; mucilagem pectina, inulina, fitosteróis e sais minerais. Tem uma acção diurética e colérica e que é devida a uma série de componentes químicos, principalmente cinarina e inulina, estes são os princípios que actuam na Vesícula Biliar e no Fígado, a estes componentes juntam-se 4 ácidos orgânicos: cítrico, glicérico, láctico e mólico. Os componentes orgânicos que existem nas plantas são: glúcidos, lípidos, proteínas, ácidos nucleicos, alcalóides, taninos, princípios amargos (os princípios amargos são alguns dos elementos que actuam sobre o fígado), gomas, mucilagem, óleos essenciais, resinas, bálsamos, ácidos orgânicos, enzimas, vitaminas, saponinas, vitaminóides e sais inorgânicos.

Farmacologia e Actividade Biológica:
A cinarina, os ácidos aromáticos e os flavonóides são responsáveis pela acção colérica, hepatoprotectora e hipocolesterolemiante; o constituinte amargo pela acção aperitiva e digestiva. Reduz os triglicéridos do sangue e as náuseas de diversas origens. Tem uma acção diurética.

Usos Etnomédicos e Médicos:
Perturbações digestivas, em particular as resultantes de mau funcionamento da vesícula biliar, com ou sem litíase. Doenças do fígado como hepatites, cirroses, intoxicação hepática. Como preventivo da arteriosclerose, dadas as suas propriedades normalizadoras dos lípidos séricos. Pela sua acção diurética, é também usado tradicionalmente nas situações acompanhadas de oligúria, cistites, edemas, hipertensão arterial, obesidade, hiperuricemia, litíase renal, certos reumatismos e como depurativo. Tónico em convalescenças.

Principais indicações:
Anorexia; sintomas relacionados com hepatopatias ou disquinesia biliar; preventivo da litíase.

Contra indicações:
Obstrução das vias biliares. Não prescrever às mães que amamentam, pois os constituintes amargos alteram o sabor do leite materno.

Toxicologia:
São conhecidas manifestações alérgicas por contacto ou uso oral.

Curiosidades: Alguém disse que a Alcachofra é uma das belas conquistas da Fitoterapia, e de facto é empregada como descongestionante e diurético de todas as doenças do fígado ou das vias biliares. Note-se que não são as brácteas comestíveis que têm estas funções, mas sim as a grande folha que parte da haste da planta, sob forma de cozimento, na dose de três chávenas por dia. Quanto ao seu papel culinário, ocupa um lugar de honra.

As flores da alcachofra fazem coalhar o leite e que os queijos ficam com um sabor maravilhoso?

As suas folhas, cortadas e cozidas, conferem aos tecidos, mergulhados na água da cozedura, uma cor dourada?

As alcachofras cozidas são difíceis de conservar e se tornam presa para diversos micróbios?

As alcachofras tenras, comidas em cru, temperadas com azeite e sal constituem um acepipe fora de série?

_____________________________________________________________________
Fonte: "Algumas das Plantas usadas em Fitoterapia"

Autora: Maria da Luz Cardoso

(Trabalho apresentado à ESMOT - Escola Superior de Medicina Oriental e Terapias - como requisito para o Curso de Acupunctura e Fitoterapia)
____________________________________________________________________

No comments: