Saturday 30 August 2008

Cenoura - As suas virtudes


Considerada a "Rainha dos vegetais" esta raiz de cor vermelha alaranjada (embora se encontrem outras variedades de cor branca e violeta) constitui um verdadeiro concentrado vitamínico: Muito rica em pro-vitamina A (substância transformada no fígado em vitamina A), vitamina A, ideal no combate aos problemas da visão com função específica na retina; complexo B e vitamina C.

Além do seu teor vitamínico apresenta também uma grande riqueza em sais minerais: ferro (combate a anemia), cálcio (ossos e dentes), potássio, fósforo, níquel, cobre, iodo e manganês). Também apresenta um elevado teor de pectina (substância gelificante).
Em contrapartida não é muito rica em glúcidos daí poder ser consumida em dietas de emagrecimento.
Este tão belo quanto nutritivo alimento deve ser raspado e não descascado e seguidamente salpicado com sumo de limão de forma a evitar a sua oxidação.
Esta raiz pode ser consumida crua em saladas ou cozinhada.

É excelente para prevenir inúmeras maleitas:
Tem propriedades diuréticas, são purificadoras e reguladoras das funções digestivas, fluidificantes da bílis, estimulam o peristaltismo (tem propriedades anti-diarreicas quando ingerida cozida) e auxiliam na cicatrização das feridas.
Consumidas cruas (raladas) são ideais para ajudar a combater atrasos no crescimento ou no combate às infecções.
Dados recentes mostram uma relação entre o consumo de cenoura e uma acção vasodilatadora.
Beber um copo de sumo de cenoura diariamente vai contribuir também para que a pele adquira uma tonalidade bonita e bronzeie mais facilmente.

Nem só a raiz apresenta propriedades medicinais, a suas folhas esmagadas servem para curar feridas podendo ser aplicadas com mel, sendo também muito agradáveis quando consumidas em sopas de legumes.

As sementes além de serem um bom aperitivo também podem ser utilizadas no combate aos parasitas intestinais, fazendo uma infusão de algumas gramas (15 gramas) num litro de água e ingerindo o líquido obtido após a decocção pelo menos de manhã e à noite.
Uma grama de sementes moída e misturada com mel, tomada 3 a 4 vezes por dia ajudam no combate dos cálculos renais.
Sendo uma dádiva da natureza a sua ingestão em nada contribui para danificar o organismo, muito pelo contrário é um grande aliado no combate às infecções, contribui deste modo para funcionamento harmonioso.

http://www.fontedeluz.com/gastronomia/

Maria de Lurdes Mesquita

No comments: