Sunday 24 August 2008

O limão é verdadeiramente uma jóia da natureza...

O limão é verdadeiramente uma jóia da natureza.

Pode ser considerado o rei dos frutos curativos, sendo impressionante a quantidade e variedade das suas aplicações. No entanto, tendemos a repudiá-lo, quando pensamos no seu gosto azedo, e a minimizar as suas virtudes, tanto na manutenção e recuperação da saúde, quanto ao seu valor nutricional e possibilidades múltiplas de utilização culinária.

História do Limão
O Limão é o fruto do limoeiro (Citrus Limon), da família das rustáceas, que integra o grupo das frutas cítricas.
A grande maioria dos frutos cítricos teve origem na Ásia, mais de qualquer forma não há relatos nem estudos que indicam a verdadeira origem do limão.
O interesse comercial surgiu mais intensamente quando descobriram que ele tinha uma grande quantidade de vitamina C e que se conservava por muito tempo.

Os maiores mercados mundiais são os países da Europa Ocidental, Estados Unidos e Japão.
Os principais países produtores são: México, Argentina, Brasil, Estados Unidos e Espanha, sendo que no Brasil e no México a maior proporção é de limas ácidas ‘Limão Tahiti’, e na Argentina e Espanha quase toda a produção é de limão.

O Limão foi trazido para o Brasil pelos portugueses, e se deu muito bem com o clima, pois necessita de áreas quentes e húmidas, floresce e frutifica o ano todo.

É uma das frutas mais conhecidas do mundo, pelas suas aplicações domésticas (culinária) e em fitoterapia (tratamentos de saúde), tudo nele é aproveitado.

O limão e a Medicina Oriental

O limão é considerado pela milenar medicina hindu Ayurvédica (a mais antiga do planeta), como "o alimento mais fantástico da humanidade!"

Curiosamente, o limão é a fruta que mais depende da fotossíntese para a sua perfeita maturação e fartura em sumo. Portanto, o limão é, de todas as frutas e alimentos de origem vegetal, o maior reservatório de energia solar. Luz e Prana (energia cósmica) concentrados nesta fruta tão popular, acessível a todos, principalmente para nós, que vivemos num país ensolarado. E, para quem vive em países mais frios (carentes de sol), o limão é “o reservatório” de luz de mais fácil acesso.
No simples acto de ingerir o sumo fresco de um limão acontece algo como colocar um “quantum” de sol dentro de nós, iluminando o nosso interno: cada célula, cada sombra, cada impureza.

Assim sendo, o limão tem motivos de sobra para ser o primeiro na lista dos alimentos que favorecem a vida: o bom-humor, o bom astral, a lucidez, a clareza, a verdade (ilumina tudo), a vitalidade, a fecundidade (de ideias, de visões, de gestação...) e a memória.

O seu sumo fresco, as suas flores (que geram o óleo essencial da Aromaterapia conhecido como néroli e o floral de limão), as suas cores (o verde-limão é especialmente valorizado nos tratamentos via Cromoterapia), as suas fibras (pectina e celulose), as suas vitaminas (C e as citrinas) e o óleo essencial contido na sua casca (d-limoneno) favorecem a:

- Vitalidade - quando activa o sistema imunológico, age como um fixador de vitaminas e sais minerais e como um antibiótico natural;
- Juventude - quando actua como antioxidante e alcalinizante de todos os líquidos corporais;
- Desintoxicação e limpeza de todos os órgãos e sistemas excretores - fígado, rins, pulmões, intestinos e pele;
- Todos os sentidos (visão, olfacto, tacto, audição, paladar e demais sentidos) – quando harmoniza todos os órgãos, vísceras, sistemas e meridianos de energia.

Mas, quando falamos especificamente de visão, e procurando entender o corpo humano de uma forma holística, como é o caso da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), precisamos falar de fígado e vesícula biliar.

E, quando falamos no fígado, do ponto de vista energético, estamos a falar do fígado propriamente, mas também da vesícula biliar, dos olhos, dos ombros, dos joelhos, dos tendões, das unhas, dos seios, e todo o aparelho reprodutor feminino, desde ovários, trompas, útero até a vagina. Por esse motivo, na MTC se diz que o fígado é o órgão mais importante para a mulher, assim como o rim é o órgão mais importante para o homem.

Quando o fígado funciona mal, pode ter certeza que alguns dos aspectos da saúde citados acima (1 ou mais) poderá estar a dar avisos, sinais de alerta. Mas, com certeza, a sua capacidade de ver a vida, a VISÃO, estará a dar sinais gritantes: vamos buscar “observar” atentamente o que está a mostrar dificuldade.

Procure sim um oftalmologista, para avaliar a melhor forma de tratar os sintomas. Porém a causa, muito provavelmente está no sistema hepático. Ou seja, usar (ou mudar) os óculos, fazer uma cirurgia, poderá solucionar (temporariamente) os sintomas, mas não a CAUSA.

Importante diferenciar o significado de VER do OBSERVAR. O VER é superficial e raramente possibilita registro (arquivos, memórias) do que foi visualizado. O OBSERVAR é uma percepção em estado de alerta, de presença e possibilita o estado meditativo, o registro do aqui e agora. O OBSERVAR costuma ir além do físico, capacitando percepções do que está oculto, o que se conhece como “intuição, inspiração ou sexto sentido”.
E, sem OBSERVAR, sem estar a perceber a vida no mundo da realidade (estado de alerta ou meditativo), vai para o espaço a intuição (criatividade e inspiração), a fé (oposto da ansiedade, medo e pânico), o bom-humor e a alegria (qualidade e significância da vida), o equilíbrio e a inteligência (capacidades de observar o outro e as soluções).
E trata-se de um círculo fechado: observar ajuda na tonicidade do fígado e um fígado saudável nos ajuda a enxergar melhor.

Logicamente, para quem não tem a visão física, estamos a falar da visão transcendental.
Encarar serenamente um desafio - observá-lo de frente -, sem ilusões (falsas expectativas, auto-enganos ou mentiras), sem esconder as prioridades e providências debaixo do tapete; torna tudo mais fácil e digerível. Solucionável.

Esse comportamento facilita a decomposição dos alimentos, inclusive os mais pesados como as gorduras e vitaminas oleosas. A digestão dos desafios da vida. A leveza e o gosto da superação. Os olhos que brilham (sem necessitar de palavras) e transbordam a felicidade. Felicidade não se conta ou explica, irradia-se através dos olhos, dos poros.
Atitudes negativas, de não querer enxergar os desafios, de não se preparar para enfrentá-los, torna os desafios ainda maiores, dificultando todas as funções do fígado, vesícula biliar e visão. Tudo fica indigesto, mais difícil de enxergar.

Felizmente, o fígado possui uma grande capacidade de regeneração, qualidade intensificada em pessoas mais flexíveis às mudanças e com facilidade de se refazerem a partir de situações difíceis.
E, nesta situação, o consumo diário do limão é uma decisão sábia, pois ele será um cúmplice, uma ferramenta para a pronta recuperação deste sistema, reactivando a harmonia metabólica do organismo. O limão, com o seu sabor ácido e poder laxante irá actuar como um desintoxicante específico. A sua qualidade “solar” irá tornar “hilária” as atitudes de acumular iras, ilusão de culpar os outros, vítima e apego ao não “observar”.

Metafisicamente, os distúrbios do fígado são provenientes do hábito de se queixar com amargura e rabugice apenas para se iludir (resistir às mudanças, ao próprio poder) de pensamentos agoniados, plenos de raiva, medo e ódio de situações do passado. Revela um não querer OBSERVAR ou observar-se. Simples, não?
Já ouviu alguém falar: A raiva cegou-me! Diante do medo me deu uma branca! Era tanto ódio que nem conseguia ver!
Vamos trocar? Vamos sair destas defesas?

As afirmações adequadas para iniciar o processo de cura segundo a Louise L. Hay no seu livro “Pode Curar a sua Vida”, são:

"Liberto o passado e avanço para o futuro". Ou seja, só tenho olhos para o futuro. Observo meu futuro de forma iluminada.

"Adapto-me com doçura ao fluxo da vida. Faço as pazes com o meu passado".

Os agentes físicos que causam dano ao fígado e a visão são: Álcool, fumo, café, chá (excepto o verde e os de ervas), cacau, excitantes, açúcar branco, adoçantes artificiais, alimentos refinados, produtos químicos sintéticos, gordura animal, frituras e alimentos muito industrializados.

Sites consultados:

http://somostodosum.ig.com.br/
http://www.circuitomt.com.br/

No comments: