Sunday 29 March 2009

Chi Nei Tsang


Chi Nei Tsang significa” massagem energética aos órgãos internos” através do abdómen. Obstruções aos órgãos internos podem resultar em nós simples ou num emaranhado de nós no abdómen. Esta massagem, de origem Tailandesa, iniciou-se nos mosteiros Taoistas, com o objectivo de ajudar os monges a desintoxicar, fortalecer e refinar os seus corpos para as suas práticas espirituais. O

abdómen é o ponto de convergência e controlo da força vital do organismo. A ele afluem meridianos, sistema nervoso, vasos sanguíneos e gânglios linfáticos. As preocupações, tensões do dia-a-dia e stress vão-se acumulando no corpo físico e causando obstruções que podem ser sentidos como “nós” que se formam ao nível dos nervos, artérias e sistema linfático. Isto resulta na gradual obstrução do sistema energético ao nível do abdómen. Estes bloqueios podem dar origem a condições tais como indigestão, obstipação, inchaço abdominal, insónia, intoxicação geral do corpo, problemas de pele, dificuldade em perder peso.

O Chi Nei Tsang tem então como objectivo, o desbloqueamento desses nós fazendo com que a livre circulação nos órgãos se restabeleça. Ela ajuda no relaxamento e promove a cura através de técnicas aplicadas directamente sobre o umbigo e resto do abdómen, onde as toxinas e emoções negativas se podem acumular, causando restrição ao livre fluxo do chi.

No Ocidente, esta zona é conhecida como segundo cérebro. Os Taoistas chamam-lhe Tan Tien. Se esta área estiver congestionada, a energia de todo o corpo estará bloqueada. Estando esta área bastante ligada as emoções, a aplicação de CNT prova-se eficaz na libertação de emoções negativas, tensões e enfermidades, trazendo o bem-estar e alívio à zona abdominal, assim como energia vital aos órgãos internos. A CNT é muito eficaz no tratamento de problemas digestivos tais como: síndrome do cólon irritável, inchaço e prisão de ventre, elimina toxinas ao nível do trato gastrointestinal e promove a drenagem linfática.


Fonte: www.massagem terapeutica.com

No comments: