Monday 2 March 2009

Salgueiro-branco (Salix alba)

Salgueiro-branco
Salix alba




Família: Salicáceas

Nomes vulgares: Salgueiro (salix), sinceiro, Vimeiro-branco.

Outras espécies: Salgueiro-de-casca-roxa (Salix purpúrea), Salgueiro-branco (Salix alba), Salix daphenoide, Salgueiro-frágil (Salix Fragilis), Salgueiro-Preto (Salix nigra), Salgueiro-Acinzentado (Salix cinerea), e Vimeiro-francês.

Habitat e distribuição: Árvore originária da Europa, encontra-se no Norte de África e Ásia junto dos cursos de água e zonas húmidas. É espontânea nas margens dos rios, valas e lugares húmidos no Centro e Sul Continente. Também existe no Oriente.

Partes utilizadas: Cascas dos ramos jovens (2 a 3 anos). Raramente as folhas por serem mais pobres em salicina.
Constituintes: Glicósidos e ésteres salicíticos (salicina, salicortina e outros); taninos catéquicos, heterósidos de fenóis, ácidos fenólicos (salicílico, valílico, cumárico, cafeico); flavenóides. A salicina ou o salicósido originam por hidrólise a saligenina (álcool salicílico), que por oxidação metabólica dá o ácido salicílico.

Farmacologia e Actividade Biológica: Os derivados do ácido salicílico são inibidores da síntese das prostaglandinas por inactivação da cicloxigenase. Assim, são anti-inflamatórios, na fase inicial da inflamação (inibição do aumento da permeabilidade capilar, diminuição da migração dos polimorfonucleares), antipiréticos, analgésicos e inibidores da agregação plaquetária. Os taninos têm acção adstringente.
Usos Etnomédicos e Médicos: Tratamentos sintomáticos de manifestações articulares dolorosas (mialgia, artralgias), no reumatismo crónico. Síndromes febris de gripe e cefaleias.
Principais indicações: Como analgésico, antipirético, anti-inflamatório e febrífugo. Doenças reumatismais.
Propriedades Medicinais: Anafrodisíaco, analgésico, tónico digestivo anti-bacteriana, anti-fúngica, anti-inflamatória, anti-reumática, anti-séptica, adstringente, febrífugo, vermífugo.
Usos: Artrite, dor nas costas, cólica, disenteria, dispepsia, febre, gonorreia, gota, dor de cabeça, azia, inflamações comuns, malária, enxaqueca, suores nocturnos, dores, reumatismo, infecções urinárias, queimaduras, caspa, gengivite, picadas de insecto, amigdalite, feridas. Apenas o Salgueiro-Preto é um anafrodisíaco (substância capaz de diminuir o libido), enquanto todas as espécies são um anti-séptico com efeito moderado.
O Salgueiro é conhecido como uma boa fonte de ácido salicílico, um precursor da aspirina, medicamento conhecido mundialmente. A excreção de ácido salicílico aplicada ajuda a reduzir irritações na região urinária, reduzindo a inflamação. Use como um líquido para limpeza bucal, gargarejo para amigdalite, para enxaguar os cabelos e combater a caspa, em forma de compressas e cataplasmas para queimaduras, também pode ser usado para tratar picadas de insectos, feridas e suor exagerado nos pés.
Contra indicações: Não deve ser usada em doentes com hipersensibilidade aos derivados salicílicos, ou quando existem úlceras gastrintestinais devido aos taninos. É contra-indicado o uso do Salgueiro por pessoas alérgicas à aspirina Ter em conta a interacção com medicamentos que diminuem a agregação plaquetária ou com medicamentos anti-inflamatórios.


Curiosidades: No Oriente, o salgueiro conta na sua família com outras espécies anãs que são cultivadas sobretudo para a obtenção de vime, destinado à confecção de cestos, cadeiras e de açafates. O salgueiro é a planta mágica de Saturno. Dele se pode tirar uma grande força moral e mesmo a faculdade de dominar os espíritos, sobretudo nos dias de Saturno, em que é particularmente activa.
Com ele são ainda feitas as famosas varas talhadas em quilha e utilizadas para procurar os lençóis de água subterrâneos.
Na culinária, os rebentos (brotos) do salgueiro são comestíveis, além de serem uma boa fonte de vitamina C. Pode ser comido cru, mas geralmente é ingerido seco em forma de farinha. as folhas jovens do Salgueiro também são comestíveis. As folhas também podem ser usadas como forragem para gados.


No comments: