Thursday 16 October 2008

Porque temos cócegas?


As cócegas são um processo neurológico e físico do corpo humano. Diversas teorias tentam explicar o que são as cócegas e a mais aceite recentemente pelos cientistas é a de que as cócegas são um sistema de autodefesa do corpo. Segundo essa teoria, o cérebro emite um sinal de alarme e o corpo responde rapidamente.
Embora essa explicação seja possível, as cócegas estão nos comportamentos de animais sociais, como por exemplo, os macacos, que também fazem cócegas uns aos outros, como uma forma de estreitar as relações entre si.
Geralmente estimulada por um leve roçar da pele, fricção ou pequenas pressões (apertões) em certas partes do corpo, as cócegas são um meio de se aproximar de maneira mais íntima com o outro. Ao receber as cócegas, nosso corpo acaba reagindo com espasmos e riso convulso.

Auto cócegas?
O cerebelo é uma parte do cérebro responsável pelo controle dos movimentos voluntários do corpo humano. Estudos recentes mostram que o cerebelo pode prever cócegas causadas pelo próprio movimento do corpo, mas não quando este movimento é realizado por uma outra pessoa.
Um dos líderes do estudo, Sarah-Jayne Blakemore, descobriu que quando tentamos fazer cócegas em nós mesmos, o cerebelo prevê o movimento e, portanto, cancela a resposta que o córtex somatosensorial e o córtex singular anterior provocariam, se fosse outra pessoa que nos estivesse a fazer cócegas.

Fonte do texto:Wikipedia

Artigos científicos:
• Blakemore, S-J., Wolpert, D. and Frith, C., Why Can't You Tickle Yourself?, NeuroReport, 11:R11-16, 2000.
• Carlsson, K., Petrovic, P., Skar, S., Petersson, K.M. and Ingvar, M., Tickling Expectations: Neural Processing in Anticipation of a Sensory Stimulus, Journal of Cognitive Neuroscience, 12:691-703, 2000.
• Blakemore, S.J. and Wolpert, D.M. and Frith, C.D. Central cancellation of self-produced tickle sensation Nature Neuroscience, 1 (7). 635-640, 1998

No comments: