Saturday 21 March 2009

Alfabeto emocional - Dr. Juan Hitzig


O Dr. Juan Hitzig estudou as características de alguns longevos saudáveis e concluiu que além das características biológicas, o denominador comum entre todos eles está nas suas condutas e atitudes.
“Cada pensamento gera uma emoção e cada emoção mobiliza um circuito hormonal que terá impacto nos trilhões de células que formam um organismo – explica -.

As condutas “S”: serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sexo, sono, sorriso, promovem secreção de Serotonina, …enquanto que as condutas “R”: ressentimento, raiva, rancor, repressão, resistências, facilitam a secreção de Cortisol, uma hormona corrosiva para as células, que acelera o envelhecimento.

As condutas “S” geram atitudes “A”: ânimo, amor, apreço, amizade, aproximação.
As condutas “R” pelo contrário geram atitudes “D”: depressão, desânimo, desespero, desolação.


Aprendendo este alfabeto emocional, lograremos viver mais tempo e melhor, porque o “sangue ruim” (muito cortisol e pouca serotonina) deteriora a saúde, oportuniza as doenças e acelera o envelhecimento.
O bom humor, pelo contrário, é a chave para a longevidade saudável.”

Tenha uma excelente vida!
Plena de Serotonina!!!

2 comments:

Anonymous said...

BuenaS Tardes
Ahier a la noche he tomado conocimiento de las "Terapias Complementárias", de auctoria del Prof. Juan Hitzig y hoi mismo visité este site en lo qual consta una presentación de ese grtan Mastro en Gerontologia.
Por esa presentación se siente que el camino descobierto aun podrá propiciar grandes pasos a la Medicina de los idosos ;
Voy leer con mucha atención sus enseñansas y ruego que, con laa graciaa de Diós, por esa sienda haiga continuidad la busqueda de nuevos caminos.
Atentamente,
Newton Castagnolli

deuses Existem? said...

“Satisfazer as necessidades da vida não é mal...Manter o corpo com saúde é um dever, porque de outra forma não poderemos manter a chama da sabedoria e a nossa mente forte e clara”
- Atribuído a Siddhartha Gautama

Todas as religiões têm lhe ensinado a fugir de sua responsabilidade. Jogue-as sobre um Deus... e não há Deus algum. Você nada faz porque pensa que Deus fará tudo – e não há Deus algum para fazer coisa alguma. E então, o que mais você pode esperar? O que está acontecendo. O que aconteceu e o que está por acontecer é a conseqüência natural dessa idéia de um criador ou projetista. Deveria ser dito aos homens:

“Essa é sua existência.
Você é responsável por tudo que você é, por tudo que você faz e por tudo que ocorre à sua volta.
Seja maduro, não permaneça infantil”.

Mas esse Deus não lhe permite amadurecer. A divindade dele depende de sua imaturidade, de sua infantilidade. Quanto mais estúpido, quanto mais crédulo você for, maior será o Deus. Quanto mais inteligente você for, menor será o Deus. Se você é realmente racional, inteligente, concluirá que não há Deus Super Poderoso algum.

http://livrodeusexiste.blogspot.com.br/2010/05/capitulo-27-budismo.html