Monday, 21 July 2008

Tomilho (Thymus vulgaris)


O tomilho possui todas as propriedades terapêuticas do serpão, com uma acção mais eficaz; a relação das suas propriedades medicinais é extensa. A dificuldade no seu uso não reside em saber quais os casos em que deve ser utilizado, mas em saber controlar as doses e a duração do tratamento.

Com efeito, o tomilho contém substâncias bastante activas, de entre as quais se salientam dois fenóis: um deles, o timol, anti-séptico, anti-espasmódico e vermífugo, faz parte da preparação de numerosos medicamentos comuns para usos internos e externos (é também um dos ingredientes utilizados pelos embalsamadores modernos); o outro, o carvacrol, é um anti-séptico muito utilizado em perfumaria.

Em Fitoterapia, utilizam-se as sumidades floridas, que podem ser colhidas a partir do mês de Abril e durante o Verão.


Habitat e distribuição

O tomilho é originário da bacia mediterrânica ocidental; encontra-se abundantemente em todo o Sul de França, Espanha, Portugal e Itália, nas colinas áridas onde as suas moitas lenhosas e baixas com folhas permanentes verdes exalam ao sol o seu aroma. Faz parte, além do loureiro, do tradicional ramo de cheiros utilizados em culinária; o café e o chá podem ser agradavelmente substituídos por uma infusão de tomilho. Tem cheiro aromático e sabor amargo.


Componentes:

Óleo essencial, álcoois, hidrocarbonetos, resina, tanino, saponósido.


Propriedades

Anti-espasmódico, anti-séptico, aperitivo, tónico, aperitivo.


Uso Tradicional

Tosse, apetite, astenia.



Chá de Tomilho
Preparação
Uma mão cheia de tomilho
Um litro de água

Processo infusão
Temperatura da água 75ºC

Descrição
Apresenta cor verde vivaz, emana um aroma balsâmico e oferece um misto de sabores.

Prazo de validade
Conserva-se cerca de 15 minutos.

Prescrição
Bebe-se uma a duas taças de preferência em jejum e no intervalo das refeições até ao meio da tarde. Na totalidade, pode beber-se um litro, diariamente.

Virtudes

Este chá tem uma acção revigorante, que se manifesta de imediato com aumento de vitalidade. É muito eficaz na prevenção ou no tratamento de infecção das vias respiratórias (gripes, catarros e tosse), gastrites, meteorismo, dores e espasmos do tubo digestivo. Aumenta a diurese e contribui para a redução de edemas e de celulite.
Para se obter melhores resultados, utiliza-se no tratamento interno e externo, simultaneamente.

Uso Externo
Este chá aplica-se directamente no tecido cutâneo ou em compressas. Para suavizar e tonificar a pele, aplica-se com a nossa própria mão, pressionando suavemente de modo a facilitar a sua absorção.
Para aliviar dores, reduzir edemas e celulite, a aplicação de compressas revela-se mais eficaz. A sua pratica continuada, durante 5 dias consecutivos, ajuda a melhorar a tonicidade e pode contribuir também para aliviar o cansaço provocado pela astenia nervosa. Decorridos três a cinco dias a peculiar fragrância do tomilho vai imprimindo-se no tecido cutâneo, começando a fazer parte da nossa natureza.

Cuidados a ter na utilização
Pela sua acção revigorante pode provocar subida da tensão arterial.
Em caso de doença ou de medicação, deve consultar o médico assistente.

Culinária
Esta planta é muito utilizada na zona mediterrânica nas receitas de aves e caça e na preparação de molhos, é ideal para substituir o sal em excesso que tantas vezes consumimos.

Curiosidades
Esta erva aromática que nos habituámos a associar à pizza, possui propriedades insuspeitas. Diz-se que a sua infusão, tal como a da salsa, quando passada pelo cabelo e deixada a repousar durante 15 minutos, fortalece a raiz e diminui a queda do cabelo.

O tomilho era ainda muito apreciado como estimulante do apetite sexual. Os lençóis da cama dos amantes deveriam ser enxaguados com água misturada com chá bem forte de tomilho!

1 comment:

margarida said...

obrigado pelo seu texto sobre o tomilho, está tudo muito bem explicadinho, desconhecia o seu blog, e só cheguei até aqui porque estava a pesquisar sobre chá de tomilho. Com toda a certeza um blog interessante que vou passar a visitar.
margarida