Wednesday, 2 July 2008

A Fruta é o mais perfeito alimento...


MEDICINA PREVENTIVA / ORTOMOLECULAR / NUTROLOGIA

A Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo retorno.
O único alimento que faz o seu cérebro trabalhar é a glicose.
A fruta é principalmente frutose (que pode ser transformada com facilidade em glicose), é na maioria das vezes 90-95 % de água. Isso significa que ela está a limpar e a alimentar ao mesmo tempo.
O único problema com as frutas é que a maioria das pessoas não sabe como comê-las de forma a permitir que o corpo use efectivamente os seus nutrientes.

Devem comer-se as frutas sempre com o ESTÔMAGO VAZIO. Porquê?
A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estômago: são digeridas no intestino delgado.
As frutas passam rapidamente pelo estômago, dali vão para o intestino, onde libertam os seus açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estômago, as frutas ficam presas e começam a fermentar.
Já comeu alguma fruta à sobremesa, após uma lauta refeição, e passou o resto da noite arrotando aquele desconfortável sabor restante? É porque não a comeu da maneira adequada. Deve comer-se fruta sempre com o estômago vazio.
A melhor espécie de fruta é a fresca ou o sumo feito na altura de beber. Não deve beber sumo de lata ou de recipientes de vidro. Porque não? Porque a maioria das vezes o sumo foi aquecido no processo pelo qual o recipiente é vedado e a sua estrutura tornou-se ácida.

Quer fazer a mais valiosa compra que possa?
Compre uma centrifugadora. Pode ingerir o sumo extraído na centrifugadora como se fosse a fruta, com o estômago vazio. E o sumo é digerido tão depressa que pode comer uma refeição quinze ou vinte minutos mais tarde.
O dr. William Castillo, chefe da clínica de cardiologia Framington, de Massachusetts, declarou que fruta é melhor alimento que podemos comer para nos protegermos contra doenças do coração.
Disse que as frutas contêm bioflavinóides, que evitam que o sangue se torna espesso e obstrua as artérias.
Também fortalecem os vasos capilares, e os vasos capilares fracos quase sempre provocam hemorragias internas e ataques cardíacos.
Se começar por se afastar dos outros ''lixos'' com que costuma encher o seu corpo no começo do dia, sentirá uma nova torrente de vitalidade e energia, tão intensa que mal acreditará.
Os chineses e os japoneses bebem chá quente (de preferência chá verde) durante as refeições. Nunca água gelada ou bebidas geladas. Devíamos adoptar este hábito!
Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão. Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino.
Daí o valor de um chá morno depois de uma refeição. Facilita a digestão e amolece as gorduras para serem expelidas mais rapidamente, o que também ajuda a emagrecer.

3 comments:

Nejdkau said...

Olá
Muito interessante, o seu blog - parabéns!
Gostava que me dissesse onde poderei encontrar cogumelos Maitake na zona de Lisboa.
Muito obrigado.

Luz Cardoso said...

Obrigada pelo seu comentário. Julgo que poderá encontrar os cogumelos Maitaké no Exotic Asia Market.
Morada: Rua Maria Umbelina, 5 A/C - 265-148 Sacavém.tel.707 288 888
Este supermercado está aberto todos os dias, incluindo domingos e feriados, das 10.00 ás 19.00H.
Ali poderá enciontrar produtos do Japão, China, Malásia...
http://www.eam.com.pt

criador said...

Parabéns pelo blogue!
Agradeço que me indique onde poderei adquirir os cogumelos REISHI, SHITAKE e MAITAKE, no Norte de Portugal (Porto, Braga ou Guimarães)

Obrigado