Wednesday, 16 July 2008
Enokitake (Flammulina velutipes)
Enokitake
Flammulina Velutipes
Nomes vulgares: Cogumelo-japonês, lentinus, mykofarina.
Habitat e distribuição: Japão e China
Partes utilizadas: Corpos frutíferos (carpóforos). São cogumelos tenros, delicados, com estipe (talos) brancos e longos e píleo (chapéu) pequeno e arredondado.
Constituintes: Possui vários tipos de aminoácidos, contém um polissacárido chamado flamulin que, segundo pesquisas, possui propriedades anti-tumoral em estudos animais.
Propriedades Terapêuticas: Segundo as pesquisas, quando consumido regularmente, os cogumelos Enokitake podem prevenir e auxiliar no processo de cura de doenças do fígado e úlceras gastroentéricas. Possui vários tipos de aminoácidos que podem inibir o crescimento de tumores de Ehrlich e sarcoma. Recomenda-se que pessoas com cancro ou um alto risco de cancro comam Enokitake regularmente.
Sazonalidade: Disponível durante todo o ano.
Armazenamento: Armazene em ambiente fresco e seco, por 2 anos, a partir da data da produção.
Uso Culinário: Podem ser usados frescos em saladas japonesas. Quando estão secos para re-hidratá-los, mergulhe-os em água quente por 2 a 5 minutos, em água fria, vinho ou caldos por 30 minutos e guarde o líquido para adicioná-lo como flavorizante aos pratos a serem preparados. Uma porção de 10g, re-hidratados corresponde a 100g de cogumelos frescos.
_____________________________________________________________________________________
Fonte: "Cogumelos Orientais usados como remédio"
Autora: Maria da Luz Cardoso
(Trabalho apresentado à ESTAL - Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa - como requisito para o Curso de Pós-Graduação em Terapêuticas Não Convencionais)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment