Num mundo em que estamos bombardeados por informação a toda a hora, torna-se difícil ouvir, filtrar o que é importante ou escutar as mensagens que a nossa mente nos está a transmitir. Só a ideia de tirar uma hora para estarmos em silêncio com o mundo parece utópico.
Sentirmo-nos leves, sem pressão, sem dor e sem o barulho do nosso dia-a-dia, não é um sonho mas sim um estado alcançado por uma terapia que literalmente reduz tudo à essência. Flutuar.
A terapia da Flutuação é tão simples que pode até ser difícil acreditar na sua eficácia, no entanto estudos realizados por várias instituições e organizações comprovam-na.
“Mas isto não faz nada?” É esta a reacção mais frequente quando frente a frente com uma cápsula de flutuação pela primeira vez. Sim, não faz nada e é mesmo essa a ideia.
Oriunda dos Estados Unidos da América nos anos cinquenta, a flutuação é o resultado da evolução da Terapia da Restrição da Estimulação Ambiental -TREA ou originalmente: "Restricted Environmental Stimulation Therapy" (REST) também conhecido pela técnica de privação de sentidos.
Derivado à elevada densidade de sais minerais (sulfato de magnésio), a cápsula faculta um ambiente de gravidade zero, permitindo flutuar espontaneamente, sem esforço nenhum. A cápsula cria um estado de relaxamento sensorial em que a mente e o corpo estão protegidos da estimulação externa. Cientistas estimam que cerca de 85-90% da actividade do nosso sistema nervoso prende-se com o corpo lidando com a força de gravidade e a leitura dos sentidos. Com o ambiente de privação sensorial da cápsula, a mente relaxa para além do estado alfa. Com a redução do processamento dos órgãos sensórios (luz, som, equilíbrio) a mente facilmente atinge o estado de ondas teta.
Nesta situação o corpo reserva naturalmente energia e tem uma oportunidade de se recuperar e rejuvenescer.
O estado de gravidade zero permite o relaxamento profundo de todos os músculos, identificando-se facilmente as áreas que mantemos tensas, para que assim as possamos trabalhar a fim de recuperar as mesmas. Quando se flutua, liberta-se a mente de todo o funcionamento referente aos cálculos da gravidade permitindo que ela se entretenha com outros assuntos.
A temperatura dentro da cápsula é mantida à temperatura externa do corpo (cerca de 35,5º) de modo a que sua própria sensação seja neutralizada, o flutuante dificilmente distingue o corpo da água. Deste modo a pele não tem que se adaptar ao estímulo da temperatura, o que elimina mais um factor de ocupação da mente.
Flutua-se com tampões nos ouvidos, estes ficam submersos na água reduzindo o estímulo auditivo significativamente. Flutuar é altamente eficaz realizado em silêncio e às escuras, no entanto o flutuante é quem determina o grau do mesmo, sendo que pode flutuar em tons suaves de cor e/ou ao som de música relaxante.
A investigação tem demonstrado que flutuar é muito mais efectivo que o descanso de cama. A tensão e o stress têm um efeito de erosão sobre os nossos corpos; diminui a nossa resistência à doença, desequilibra o nosso estado emocional, reduzindo até a nossa capacidade de raciocínio. A flutuação liberta a tensão muscular profunda, iniciando um encadeamento de reacções que se espalham por todo o corpo, a todos os órgãos e células. A tensão arterial, batimento cardíaco, tensão muscular e consumo de oxigénio são reduzidos a níveis saudáveis.
Está cientificamente provado que flutuar reduz os níveis de stress, os neuroquímicos bem como a adrenalina, a noraepinefrina e cortisol, enquanto aumenta os níveis de endorfinas que permitem aliviar a dor e melhorar significativamente a sensação de bem-estar.
Os efeitos são imediatos e mantêm-se durante vários dias após uma flutuação. A Flutuação regular permite alcançar um estado de tolerância estável ao stress.
Hoje em dia, gestores stressados, pessoas lesionadas ou mães exaustas escolhem a flutuação para abandonar o stress e abraçar um novo estado de energia e mente relaxada. Dentro de minutos qualquer um pode alcançar a profundidade de relaxamento, normalmente só alcançável com anos de prática em técnicas tradicionais de meditação.
Estamos localizados no Parque das Nações,
Lisboa - perto do Pavilhão do conhecimento e do Oceanário.
Estamos a 5 minutos a pé do Gare do Oriente / centro comercial Vasco de Gama, e ao alcance dos vários meios de transporte público. Se não encontrar um lugar de estacionamento na rua, existem vários parques de estacionamento na redondeza
(Parque recomendado - Parque da Doca).
A nossa morada:
Av. do Mediterrâneo nº 1.02.1.1 B
1990-155 Lisboa
Metro: Linha Vermelha - estação Oriente ou Cabo Ruivo
No comments:
Post a Comment