Saturday 26 July 2008

Ventosaterapia

(Ventosas de Bambu)

A Ventosaterapia é um tipo de terapia adoptado em diversas correntes da medicina tradicional que emprega ventosas. Esta forma de terapia é utilizada desde tempos remotos em quase todas as civilizações, como a europeia, oriental, africana e indígena.
Os índios usavam chifres e faziam a vácuo ao sugar o ar, os orientais costumavam empregar o bambu, e a Europa desenvolveu a ventosa como conhecemos hoje, empregando o vidro.
(Ventosas de Vidro e de Plástico)

Esta terapia consiste na aplicação de recipientes ocos (ver fotos acima) que provocam a sucção negativa do tecido.
A sua principal indicação é a de activar a função dos pontos de acupunctura.

1. Como resposta à sucção promove a presença na zona afectada de células defensivas.
4. Aumenta a circulação sanguínea.
5. Elimina estancamentos.
6. Activa a secreção de fluidos sinoviais pelo que relaxa as articulações
7. Elimina aderências.
8. Extrai a toxicidade do tecido.

(Aplicação das ventosas de vidro)
Utilizações
1.Ventosa Fixa
Ventosa simples: podem ser utilizados vários tipos de ventosas. O seu tamanho é proporcional à parte a ser tratada e a natureza da doença
Ventosa de sucção: o ar é retirado do interior da ventosa através de uma “bomba” de sucção.
Indicações: Dores por Humidade-Plenitude-Calor, dores articulares com derramamentos; Lombalgias e costas doloridas (Humidade); Cefaleias; Gastralgias crónicas; Dores abdominais por golpe de frio ou por ingestão; Dores abdominais nas crianças; Diarreia; Gripes; Constipações; Tosse; Asma; Peito e flancos dolorosos; Dismenorreia; Hipertensão Arterial
Precauções: O tempo de aplicação da ventosa é variável, deve-se retirar a ventosa quando a pele ficar violácea, sensivelmente de 3 a 10 min. Ter especial atenção à pressão no interior da ventosa e na sua remoção para não provocar lesões na pele do paciente.

2 - Ventosa Móvel
As principais particularidades deste tipo de ventosa, são a mobilidade, uma área maior de acção. Para garantir a mobilidade da ventosa deve ser aplicado óleo ou creme de massagem, sobre a pele do paciente, de modo que a ventosa deslize facilmente, sem provocar lesões.
Deve-se levantar ligeiramente a ventosa, sem esta deixar de estar em contacto com o paciente, e mover lentamente a ventosa em movimentos lineares ao longo da área a tratar. O papel do pulso é fundamental neste movimento, para que este seja fluido e contínuo.

1 comment:

Sandra said...

Adorei este blog, sou massoterapeuta à 12 anos, estou começando a usar ventosas em meus pacientes, gostaria muito que me indicasse atraves da net, downlod sobre este asssunto pra que eu possa me orientasr melhor na aplicação de ventosas, tudo o que puder me indicar, free, ficarei muito agradecida, lendo seu blog asdorei as postagens,me indique que ficarei agradecida, abraços....
sandra.mascarello@hotmail.com