Monday, 30 June 2008

Terapeuta de Massagem - Código Ético


A ética é um conjunto de normas de comportamento aceitável mediante as quais uma pessoa realiza o seu trabalho com profissionalismo, tanto em benefício da sua reputação como da dos seus pacientes / clientes.
Sem ética não é possível ser um verdadeiro profissional e como bom profissional de massagem deverá seguir as seguintes normas:


  1. Tratar todos os pacientes / clientes com a mesma simpatia, cortesia e dedicação.

  2. Proporcionar a todos os pacientes / clientes um serviço de máxima qualidade.

  3. Manter o sigilo de informação relativa aos seus pacientes / clientes.

  4. Não permitir nem fomentar em momento algum qualquer tipo de envolvimento íntimo que possa levar ao desejo sexual durante a prática da massagem.

  5. Respeitar-se e respeitar os outros.

  6. Proporcionar aos pacientes / clientes todas as informações quando solicitadas, desde que relacionadas com a qualidade e procedimentos ao nível da massagem.

  7. Ministrar os seus serviços só quando exista esperança que os resultados sejam benéficos para o paciente / cliente.

  8. Respeitar e cooperar com outros profissionais da saúde, a fim de promover o bem estar do paciente / cliente.

  9. Não interferir em serviços para os quais não esteja profissionalmente preparado, devendo encaminhar o paciente / cliente para outros profissionais de saúde.

  10. Esforçar-se por incrementar a credibilidade da massagem no exercício da sua actividade na comunidade em que se insere.

  11. Ser correcto e honesto na publicidade ou em outro tipo de divulgação dos seus serviços enquanto massagista.

  12. Não discriminar os colegas ou outros profissionais que trabalhem na mesma área.

  13. Organizar-se adequadamente a fim de manter o seu bem-estar físico, mental, emocional e social, acreditando que é um bom profissional.

  14. Participar em associações profissionais ou em outras organizações de natureza profissional, a fim de se manter actualizado em termos profissionais.

  15. Manter-se actualizado em matéria de conhecimento técnico, quer a nível teórico quer prático. O conhecimento teórico deverá abranger, no mínimo, áreas relacionadas com anatomia, fisiologia, técnicas de massagem, psicologia e reabilitação física.

  16. Conhecer e cumprir as leis laborais e todas as outras relacionadas com a profissão de massagista.
Fonte: Portal de Massagem (Texto inicial adaptado da Revista "Terapia Manual" do SIMAC)

Sunday, 29 June 2008

Lei do enquadramento base das terapêuticas não convencionais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
COMISSÃO DE TRABALHO E DOS ASSUNTOS SOCIAIS

Lei de Enquadramento das Terapêuticas Não Convencionais
45/2003
Capítulo I
Objecto e princípios
Artigo 1.º
(Objecto)
A presente lei estabelece o enquadramento da actividade e do exercício dos profissionais que aplicam as medicinas não convencionais, tal como são definidas pela Organização Mundial de Saúde.
Artigo 2.º
(Âmbito de aplicação)
A presente lei aplica-se a todos os profissionais que se dediquem ao exercício das terapêuticas não convencionais reconhecidas no presente diploma.
Artigo 3.º
(Conceitos)
1 — Consideram-se terapêuticas não convencionais aquelas que partem de uma base filosófica diferente da medicina convencional e aplicam processos específicos de diagnóstico e terapêuticas próprias.
2 — Para efeitos de aplicação da presente lei são reconhecidas como terapêuticas não convencionais as praticadas pela acupunctura, homeopatia, osteopatia, naturopatia, fitoterapia e quiropráxia.

Artigo 4.º
(Princípios)
São princípios orientadores das terapêuticas não convencionais:
1 — O direito individual de opção pelo método terapêutico, baseado numa escolha informada, sobre a inocuidade, qualidade, eficácia e eventuais riscos.
2 — A defesa da saúde pública, no respeito do direito individual de protecção da saúde.
3 — A defesa dos utilizadores, que exige que as terapêuticas não convencionais sejam exercidas com um elevado grau de responsabilidade, diligência e competência, assentando na qualificação profissional de quem as exerce e na respectiva certificação.
4 — A defesa do bem-estar do utilizador, que inclui a complementaridade com outras profissões de saúde.
5 — A promoção da investigação científica nas diferentes áreas das terapêuticas não convencionais, visando alcançar elevados padrões de qualidade, eficácia e efectividade.

Capítulo II
Qualificação e estatuto profissional
Artigo 5.º
(Autonomia técnica e deontológica)
É reconhecida autonomia técnica e deontológica no exercício profissional da prática das terapêuticas não convencionais.
Artigo 6.º
(Tutela e credenciação profissional)
A prática de terapêuticas não convencionais será credenciada e tutelada pelo Ministério da Saúde.
Artigo 7.º
(Formação e certificação de habilitações)
A definição das condições de formação e de certificação de habilitações para o exercício de terapêuticas não convencionais cabe aos Ministérios da Educação e da Ciência e do Ensino Superior.
Artigo 8.º
(Comissão técnica)
1 — É criada no âmbito dos Ministérios da Saúde e da Educação e da Ciência e do Ensino Superior uma comissão técnica consultiva, adiante designada por Comissão, com o objectivo de estudar e propor os parâmetros gerais de regulamentação das terapêuticas não convencionais.
2 — A Comissão poderá reunir em Secções Especializadas criadas para cada uma das terapêuticas não convencionais com vista à definição dos parâmetros específicos de credenciação, formação e certificação dos respectivos profissionais e avaliação de equivalências.
3 — A Comissão cessará as suas funções logo que implementado o processo de credenciação, formação e certificação dos profissionais das terapêuticas não convencionais, que deverá estar concluído até ao final do ano de 2005.
Artigo 9.º
(Funcionamento e composição)
1 — Compete ao Governo regulamentar as competências, o funcionamento e a composição da Comissão e respectivas Secções Especializadas, que deverão integrar, designadamente, representantes dos Ministérios da Saúde, da Educação e da Ciência e do Ensino Superior e de cada uma das terapêuticas não convencionais e, caso necessário, peritos de reconhecido mérito na área da saúde.
2 — Cada Secção Especializada deverá integrar representantes dos Ministérios da Saúde, da Educação e da Ciência e do Ensino Superior, da área das terapêuticas não convencionais a regulamentar e, caso necessário, peritos de reconhecido mérito nessas áreas.
Artigo 10.º
(Do exercício da actividade)
1 — A prática de terapêuticas não convencionais só pode ser exercida, nos termos deste diploma, pelos profissionais detentores das habilitações legalmente exigidas e devidamente credenciados para o seu exercício.
2 — Os profissionais que exercem as terapêuticas não convencionais estão obrigados a manter um registo individualizado de cada utilizador.
3 — O registo previsto no número anterior deve ser organizado e mantido de forma a respeitar, nos termos da lei, as normas relativas à protecção dos dados pessoais.
4 — Os profissionais das terapêuticas não convencionais devem obedecer ao princípio da responsabilidade no âmbito da sua competência e, considerando a sua autonomia na capacidade de diagnóstico e instituição da respectiva terapêutica, ficam obrigados a prestar informação, sempre que as circunstâncias o justifiquem, acerca do prognóstico e duração do tratamento.
Artigo 11.º
(Locais de prestação de cuidados de saúde)
1 — As instalações e outros locais onde sejam prestados cuidados na área das terapêuticas não convencionais só podem funcionar sob a responsabilidade de profissionais devidamente certificados.
2 — Nestes locais será afixada a informação onde conste a identificação dos profissionais que neles exerçam actividade e os preços praticados.
3 — As condições de funcionamento e licenciamento dos locais onde se exercem as terapêuticas não convencionais regem-se de acordo com o estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 13/93, de 15 de Janeiro, que regula o licenciamento das unidades privadas de saúde, com as devidas adaptações.
Artigo 12.º
(Seguro obrigatório)
Os profissionais das terapêuticas não convencionais, abrangidos pelo presente diploma, estão obrigados a dispor de um seguro de responsabilidade civil no âmbito da sua actividade profissional, nos termos a regulamentar.
Capítulo III
Dos utentes
Artigo 13.º
(Direito de opção e de informação e consentimento)
1 — Os cidadãos têm direito a escolher livremente as terapêuticas que entenderem.
2 — Os profissionais das terapêuticas não convencionais só podem praticar actos com o consentimento informado do utilizador.
Artigo 14.º
(Confidencialidade)
O processo de cada utente, em posse dos profissionais que exercem terapêuticas não convencionais, é confidencial e só pode ser consultado ou cedido mediante autorização expressa do próprio utilizador ou determinação judicial.
Artigo 15.º(Direito de queixa)
Os utilizadores das práticas de terapêuticas não convencionais, para salvaguarda dos seus interesses, podem participar as ofensas resultantes do exercício de terapêuticas não convencionais aos organismos com competências de fiscalização.
Artigo 16.º
(Publicidade)
Sem prejuízo das normas especialmente previstas em legislação especial, a publicidade de terapêuticas não convencionais rege-se pelo disposto no Decreto-Lei n.º 330/90, de 23 de Outubro, na sua actual redacção.
Capítulo IV
Fiscalização e infracções
Artigo 17.º
(Fiscalização e sanções)
A fiscalização do disposto na presente lei e a definição do respectivo quadro sancionatório serão objecto de regulamentação por parte do Governo.
Artigo 18.º
(Infracções)
Aos profissionais abrangidos por este diploma que lesem a saúde dos utilizadores ou realizem intervenções sem o respectivo consentimento informado é aplicável o disposto nos artigos 150.º, 156.º e 157.º do Código Penal, em igualdade de circunstâncias com os demais profissionais de saúde.
Capítulo V
Disposições finais
Artigo 19.º
(Regulamentação)
O presente diploma será regulamentado no prazo de 180 dias após a sua entrada em vigor.
Artigo 20.º
(Entrada em vigor)
O presente diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

Remédios naturais para combater os males da Próstata.

(Arctostaphylos uva-ursi)

As plantas medicinais têm sido cada vez mais usadas no tratamento de doenças da próstata. Na Europa as terapêuticas de origem vegetal também são amplas e uma grande parte dos tratamentos disponíveis para próstata são fitoterápicos. Na Alemanha, mais de 50% dos urologistas preferem agentes de origem vegetal em lugar de produtos de origem sintética no tratamento das doenças da próstata.

Os principais fitoterápicos utilizados são os seguintes:

Saw Palmetto - O saw palmetto (Serenoa repens, Sabal Serrulata) tem se destacado mundialmente no tratamento médico da Hiperplasia Benigna da Próstata e na Hipertrofia da Próstata, como atestam numerosos trabalhos científicos realizados nos Estados Unidos e Europa. O extrato do saw palmetto previne a conversão de testosterona em dihidrotestosterona. A maioria dos pacientes começou a apresentar melhora nos sintomas já no primeiro mês de tratamento, sem os efeitos colaterais do medicamento sintético (queda de tensão arterial, dores de cabeça, tonturas, fraqueza e distúrbios sexuais). Os índios já sabiam disso há centenas de anos.

Urtiga - Estudos científicos atestam que a urtiga (urtica dióica) melhora os sintomas urinários (redução do fluxo urinário, esvaziamento incompleto da bexiga, gotejamento no final da micção, aumento do número de micções etc.). Estudos feitos em laboratório demonstraram que a urtiga pode ser empregue com sucesso na redução do crescimento de células prostáticas.

Pygeum - (Pygeum africanum) Análises científicas e estudos farmacológicos apontam no extracto do pygeum três categorias de princípios activos: os fitosterois, inclusive o beta-sitosterol, de efeitos anti-inflamatórios sobre a formação de prostaglandinas pro-inflamatórias que tendem a se acumular na próstata; os terpenos pentacíclicos de efeitos anti-edema e descongestionante; os esteroides que reduzem os níveis da hormona prolactina e bloqueiam o colesterol na próstata.

Pólen e Própolis - O pólen é rico em hormonas vegetais e enzimas que actuam sobre a próstata. Contém abundantes vitaminas e minerais, e também testosterona e outras hormonas de efeito estimulante sobre os órgãos sexuais masculinos. As hormonas vegetais não têm efeitos colaterais e tem a surpreendente faculdade de regular as glândulas endócrinas. Diversos estudos comprovaram que o extracto de pólen tem efeito profilático no tratamento de adenomas e inflamações da próstata. Com mais de 200 compostos químicos já identificados, própolis reduz a inflamação crónica da próstata. Estes compostos possuem diversas actividades fisiológicas, tais como antimicrobiana, anti-inflamatória, antioxidante, antiviral e antitumoral.

Uva ursina -
(Arctostaphylos uva-ursi) Esta erva combate as infecções das vias urinárias, cálculos urinários e inflamações crónicas renais, além de inflamações na boca, garganta, intestinos e órgãos genitais, inflamações crónicas da próstata e uretra, diarreias e disenterias, cistites e catarros vesicais.

Existem vários remédios naturais capazes de solucionar o problema:
Todos os dias em jejum, tomar um copo de água batida no liquidificador com um limão inteiro (com casca e tudo) e um ramo de salsinha.-

Sementes de abóbora
- decocção = chá - beber 3 vezes ao dia - Tem alto teor de zinco.
Folhas de Couve -Em forma de emplasto.
O leite de coco é outro remédio natural e nutritivo que ajuda a reverter esta deficiência.
Infusão de Barbas de Milho ou Cavalinha - tomar 2 vezes ao dia.

Problemas da Próstata

Anatomia e Função

A próstata é um órgão exclusivo do sexo masculino.
Está localizada abaixo da bexiga, na frente do recto.
No homem adulto, a próstata tem o tamanho aproximado de uma ameixa e pesa cerca de 20 gramas. Ela envolve a uretra, que conduz para fora a urina que se acumula na bexiga.
Faz parte do sistema reprodutor do homem, produzindo (segregando) um líquido que se junta à secreção da vesícula seminal para formar o sémen (esperma) e auxiliar no transporte dos espermatozóides, produzidos nos testículos até à sua ejaculação durante o orgasmo.
É também dentro dela que ocorre a transformação da principal hormona masculina – a testosterona - em diidrotestosterona, que, por sua vez, é responsável pelo controle do crescimento dessa glândula.
A glândula prostática é dividida em várias zonas: central, periférica, de transição, e assim por diante
Patologias - Sintomas

A próstata cresce pouco até a puberdade, quando passa a sofrer influências importantes de hormonas masculinas (testosterona/ diidrotestosterona), alcança cerca de 20 g por volta dos 20 anos de idade.
Estima-se que, a partir dos 31 anos, ela passa a crescer 0,4 g por ano.
Está comprovado que o crescimento normal da próstata se relaciona com o avanço da idade do homem.
Entretanto, em caso de cancro prostático ou principalmente de HPB (Hiperplasia Prostática Benigna), esse crescimento torna-se acelerado e a próstata pode atingir volumes de 60g a 100g, necessitando de tratamento cirúrgico.
A glândula prostática tem uma disposição anatómica que a torna estrategicamente perigosa dentro do sistema urinário, pois o seu crescimento exagerado (hiperplasia) afecta o diâmetro da uretra, dificultando a passagem da urina e o próprio funcionamento da bexiga, podendo também causar alterações renais importantes.
Quando associados à obstrução directa da próstata, esses problemas que alteram o fluxo urinário normal são conhecidos como "sintomas obstrutivos".
Entretanto, quando estão relacionados às repercussões negativas deste próprio fluxo urinário anormal sobre a bexiga, são chamados de "sintomas irritativos"
O importante é reconhecer que tais sintomas urinários estão associados ao aumento de volume da próstata que, por sua vez, pode ser provocado por três tipos principais de problemas:
  • Hiperplasia Prostática Benigna (HPB);
  • Cancro da Próstata;
  • Prostatite.

A próstata nunca dói. Por isso, só e possível saber se ela está com problemas por meio de exames médicos. O grande segredo para prevenir qualquer doença ou, pelo menos, para minimizar os seus problemas, é sempre procurar orientação médica tão logo apareçam os seus primeiros sinais e sintomas.
Vale ressaltar também que a partir dos 40 a 45 anos, todo o homem deve procurar um urologista anualmente para fazer uma avaliação clínica da próstata, ainda que esteja a sentir-se bem e não tenha histórico de cancro na família.

Nos casos de problemas da próstata, a conduta é exactamente a mesma: não perder tempo com especulações e procurar imediatamente um médico quando surgirem os seguintes sintomas:

  • Jacto urinário cada vez mais fraco;
  • Dificuldade ou demora para iniciar a micção;
  • Necessidade frequente de urina;
  • Acordar à noite para urinar;
  • Interrupção involuntária do jacto urinário;
  • Presença de sangue na urina;
  • Dor ou sensação de queimadura durante a micçãO;
  • Urgência (sensação de que não pode segurar a urina;
  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Fonte: http://centerin-rj.blogspot.com/

Saturday, 28 June 2008

A água do mar pode curar doenças



Sabia que Água do mar cura doenças?
O banho de mar não tem apenas efeito relaxante.
Especialistas acreditam que a água do mar tem efeito curativo.
Esse é o princípio da talassoterapia, palavra de origem grega cujo significado é "cura pelo mar".
Os sais minerais presentes na água salgada ajudam a combater diversos problemas.
O cálcio fortalece os ossos, enquanto o sódio é indispensável para os músculos e o enxofre contribui para a formação da queratina que recobre a pele e os fios do cabelo.
A talassoterapia é um tratamento que tem sido utilizada em clínicas de estética para combater o excesso de peso e a celulite.
Entretanto, este é um recurso que pode ser aproveitado por qualquer um.
Basta manter o hábito de mergulhar e nadar no mar - observando as condições do tempo e as correntes maritímas.
Além do efeito benéfico dos sais minerais sobre o organismo, o vai e vem das ondas estimula o fluxo sanguíneo do corpo. Diante de todas estas vantagens, se entregue ao prazer e ao banho de saúde proporcionado pelo mar.


Fonte:
http://www.marinheiroparticular.com.br/

Friday, 27 June 2008

Pólen, o alimento completo

O que é bom para as abelhas é bom também para o homem; além de nutrir, o pólen regula as funções do organismo
O pólen das flores é a base da alimentação das abelhas e da produção da poderosa geleia real, que nutre a rainha da colmeia.
É uma rica fonte de proteínas, sais minerais, aminoácidos, vitaminas, enzimas e até substâncias antibióticas.
Para os seres humanos, além de alimento completo, o pólen tem ainda as propriedades de: harmonizar o metabolismo; estimular a energia vital; desintoxicar o organismo; estimular a função intestinal; fortalecer os vasos sanguíneos; favorecer o trabalho intelectual; prevenir e combater a hipertrofia da próstata; e combater a anemia e a depressão.
As qualidades do pólen devem-se à sua função na Natureza, que está ligada à reprodução das plantas.
Cada grãozinho microscópico desse pó amarelado encontrado nas flores é uma entidade biológica com todo o necessário para originar uma nova vida do reino vegetal.
Para transportar o pólen até à colmeia, as abelhas adicionam secreções enzimáticas e fazem pequenas bolotas, que ficam presas nas suas patas traseiras.
Já o apicultor, para colher essas bolotas das patas das abelhas, coloca uma fina grade na entrada da colmeia.
O insecto, ao passar por ali, deixa cair parte do pólen que carrega.
Do material recolhido em gavetas, 10% são retirados pelo apicultor, e o restante fica com acolmeia.


Dose diária para adultos: uma ou duas colheres de sopa rasas
Crianças até 5 anos: 1 ou 2 colheres de café
Crianças até 12 anos: 1 ou 2 colheres de sobremesa rasas

Fonte: http://www.vialuz.com/

Wednesday, 25 June 2008

Tipos de Massagem

A Massagem

ACTUALMENTE, neste mundo altamente nervoso, cada vez mais pessoas recebem massagens para descontração e alivio das tensões acumuladas. Quanto a isso, a massagem pode ser muito mais eficaz e proveitosa do que calmantes.
A massagem, contudo, não é invenção deste nervoso século, nem é útil apenas para aliviar tensões. Como meio de tratamento, a massagem é mencionada nos mais primitivos dos registros médicos, inclusive nos de Hipócrates.

A Massagem Como Terapia
A palavra “massagem” vem da raiz francesa que significa “apalpar”. A massagem envolve a manipulação dos tecidos macios do corpo, e, segundo certa autoridade, faz-se isso “mais eficazmente com as mãos, e é administrado com o fim de produzir efeitos nos sistemas nervoso e muscular e na circulação local e geral do sangue e da linfa”.
Características da Massagem
Basicamente há quatro espécies de movimentos usados na massagem.

  1. Pressão sobre os músculos do corpo. Isto é feito com a palma das mãos e as polpas dos dedos.
  2. O apalpamento é realizado por segurar os músculos entre o polegar e os demais dedos, com ambas as mãos a operar juntas.
  3. A fricção, que envolve um movimento de rotação.
  4. A percussão, que é realizada por bater nos músculos com as beiras das palmas das mãos.

Ao passo que existe a tendência de se usarem meios mecânicos, aparelhos de vibração, há muitos na classe que crêem que só por meio das mãos é que tais movimentos trazem o máximo de benefício e são realizados eficazmente.

Os seus Benefícios
Muitos são os benefícios pretendidos com a massagem:

  • Aumenta o metabolismo e fornece uma melhor tonicidade aos músculos, nervos e pele.
  • A massagem também aumenta a circulação sanguínea e tem efeito sedativo sobre os nervos.
  • Por conseguinte, contribui para o bem-estar da pessoa e é de especial benefício para os que convalescem de doenças agudas.
  • Assim, diz-se-nos que “a massagem é indicada para uma variedade de condições doentias.
  • A debilidade geral dos idosos, a [anemia] secundária, . . . e certas formas de artrite e reumatismo muscular podem ser favoravelmente influenciadas pela massagem perita. Em especial, quando parte do corpo foi magoada, sofreu alguma distensão ou estiramento, a massagem é de ajuda para restaurar a sua função.


Tipos de Massagem


Massagem de Relaxamento
A Massagem Sueca (também conhecida como Massagem de Relaxamento) deriva das antigas formas de massagem aplicadas na Grécia, tendo sido sobretudo no início do Séc. XIX que esta técnica voltou às "luzes da ribalta", tornando-se popular na Europa através do desenvolvimento dado pelo ginasta sueco Per Henrik Ling (chamado o Pai da massagem moderna) que aliou os seus conhecimentos de ginástica à prática da massagem aprendida na China, criando assim a técnica que ficou conhecida por Massagem Sueca.
A Massagem Sueca consiste em fazer pressão, sempre no sentido do fluxo sanguíneo, em diferentes pontos do corpo. Recorre-se também a técnicas de fricção para melhorar o retorno do sangue ao coração.
Neste tipo de massagem costuma ser usual a aplicação de determinados óleos de massagem ou pó de talco, para reduzir a sensação de fricção.
A Massagem Sueca é o tipo de massagem mais comum nos paises ocidentais.



A quem se destina
A Massagem Sueca é destinada a todas as pessoas que procurem o simples efeito do relaxamento.

Principais benefícios

  • Melhoria da circulação sanguínea;
  • Redução de problemas metabólicos;
  • Revigora o estado de espírito
  • Redução de stress emocional e físico;
  • Relaxamento.

A Massagem Sueca pode ser utilizada em qualquer altura.


Massagem Terapêutica
A Massagem de Recuperação, também muitas vezes designada simplesmente por Massagem Terapêutica, implica a utilização de um conjunto de técnicas específicas orientadas para aumentar a flexibilidade muscular e tonificar os tecidos, dando especial atenção a determinadas partes de corpo ; é essencialmente uma massagem localizada com o objectivo da recuperação gradual da zona afectada.
É um tipo de massagem que se destina à manipulação dos tecidos moles com objectivos terapêuticos, normalmente com prescrição médica.
A Massagem de Recuperação usa as quatro manipulações básicas da massagem (deslizamento, fricção ou pressão, batimento e amassamento).



A quem se destina
A Massagem de Recuperação é essencialmente dirigida a pessoas com necessidades específicas de reabilitação motora / muscular, desde que não apresente qualquer contra-indicação para a massagem. É o tipo de massagem que normalmente se pode encontrar nos centros de reabilitação física.


Principais benefícios

  • Recuperação gradual de lesões
  • Tonificação e regeneração muscular
  • Reabilitação motora;
  • Maior flexibilidade muscular.

Massagem Geo-Termal

Há várias formas de se designar a terapia geotermal. É frequente ouvirmos falar de massagem das pedras quentes, massagem geotermal, hot stone massage, geo-termo-terapia, etc. No entanto nem todos estes termos são exactamente sinónimos.
A terapia geotermal é um termo mais abrangente que inclui além de massagem outras técnicas e conhecimentos para além da massagem com pedras quentes. Na verdade inclui a utilização de pedras quentes, pedras frias e pedras semi-preciosas. Para além do uso das pedras, várias outras técnicas e ramos de conhecimento podem ser utilizadas, tendo-se tornado a terapia geotermal numa área multidisciplinar.
É ainda de referir que a terapia geotermal está normalmente associada aos tratamentos SPA em que se pretende essencialmente proporcionar um relaxamento profundo. Mas a terapia geotermal vai bastante além disso nos seus estágios mais avançados:



  • Utilização dos conhecimentos de termo-terapia para tratamento de patologias concretas;
  • Utilização das pedras para aplicação de manobras complexas de massagem e manipulação;
  • Aproveitamento das propriedades dos diferentes tipos de pedras para trabalho energético mais elaborado;

A utilização das pedras em massagem ou terapia não está limitada aos tratamentos geotermais. Na verdade podem usar-se pedras quentes ou frias para enriquecer qualquer massagem, seja para obter os benefícios do calor ou frio, seja para aproveitar a dureza da pedra numa manobra de massagem profunda, seja aproveitando a sua forma para atingir determinado efeito, ou simplesmente aproveitando o benefício energético das diferentes pedras.
Definitivamente as pedras para massagem vieram para ficar, e novos e interessantes desenvolvimentos irão surgindo à medida que esta área se aprofunda e desenvolve. Engana-se assim quem pensa que a terapia geotermal se esgota na massagem relaxante e que é uma simples moda... a tendência será sempre para desenvolver uma técnica que afinal já cá está desde os primórdios do Homem.



Massagem Japonesa com Pedras Quentes

A Massagem Japonesa com Pedras Quentes (MJPQ), difere da massagem geo-termal no sentido em que ao contrário desta última, são usadas pedras especialmente talhadas como ferramentas activas do terapeuta, agindo em profundidade nos tecidos e músculos do corpo, devido ao seu formato específico e adaptado para tal tipo de massagem.

A massagem pode ser aplicada com as pedras no corpo inteiro incluido o rosto, tendo o terapeuta de exercer cuidado em zonas ósseas. A MJPQ é baseada na massagem Anma, que tem raízes em vários locais como Nepal, Tibete e China.

A Anma entrou no Japão juntamente com as medicinas tradicionais como acupunctura e fitoterapia. Assim, a Anma está enraízada na cultura japonesa e é uma forma de arte muito respeitada. Após evolução de séculos, a Anma encontra-se num estado refinado e relativamente estável.

Um facto curioso é que antes de se utilizarem agulhas em acupunctura, os pontos e meridianos eram estimulados frequentemente com pedras, enquanto pedras quentes simulavam o efeito da moxabustão.

A MJPQ não é apenas uma massagem com pedras; é um sistema completo de tratamento que combina conhecimentos e técnicas de acupunctura, massagem e moxabustão. Esta massagem é apresentada ao ocidente como forma de tratamento poderoso, não apenas uma forma de massagem, mas uma arte tradicional repleta de sabedoria antiga.

De salientar que este tipo de massagem novidade, surgindo agora na Europa, sendo Portugal o país pioneiro na divulgação e formação desta arte de massagem

Vantagens:

  • Alivia o stress causado pelos estilos de vida modernos, equilibrando a enrgia vital, restaurando e melhorando o estado de saúde geral
  • Este estilo de massagem pode ser gentil e suave para aliviar o stress, ou profundo e penetrante para aliviar tensão acumulada, sendo adequada para tratamento em SPA´s ou outros locais de tratamento.
  • Contém técnicas que podem ser utilizadas conjuntamente com com outra formação em terapia geo-termal, melhorando assim o leque de conhecimentos e técnicas.
  • Esta massagem terapêutica é uma das poucas que podem ser aplicadas sem óleo, sendo assim ideal para pacientes com alergia a óleos e pode ser aplicada por cima das roupas do paciente. Pode ainda ser incorporada em outras modalidades de massagem que não utilizem óleo, como o shiatsu. Mas também pode ser em alternativa aplicada com óleos, sendo de igual forma compatível com as técnicas de massagem que utilizam óleos.

O Tomate tem propriedades anti-cancerígenas.


SABIA QUE O TOMATE TEM PROPRIEDADES ANTI CANCERÍGENAS?


Quem imaginaria que o tomate e os seus derivados como molhos, sumos, entre outros, utilizados no preparo de deliciosas receitas, poderia reduzir o risco de vários tipos de cancro?
É verdade!
Todos esses produtos são ricos em licopeno, o componente que dá a cor vermelha ao tomate que para o bem da saúde de todos nós, tem propriedades anti cancerígenas.

O licopeno é um carotenóide e como todos carotenóides funciona como um poderoso antioxidante que age na neutralização de radicais livres, proporcionando protecção contra danos oxidativos, além de estimular a função do sistema imunológico.

Entretanto, na nutrição humana, até recentemente, tem sido dada uma atenção especial para aqueles carotenóides com actividade pró-vitamina A, como o alfa-caroteno e o beta-caroteno.

Somente agora o licopeno tem merecido destaque, sendo considerado o carotenóide mais promissor para a nutrição e saúde humana, apresentando uma actividade antioxidante dez vezes maior que o beta-caroteno

O Tomate é um alimento rico em vitaminas A, B e C, além de ser um excelente tempero e ter funções que podem ser administradas como remédios.

Como benefícios o tomate traz a estimulação da secreção gástrica e da acção depurativa do sangue, é auxiliar em tratamento de pele, gota, reumatismo, astenia e prisão de ventre.

Favorece o crescimento e a ossificação, além de ser auxiliar contra as infecções bacterianas, perturbações digestivas e pulmonares.

É eficaz em tratamentos contra a caspa e queda de cabelos.

No caso de queimaduras de Sol, o sumo de tomate pode ser passado no local várias vezes por dia.

Algumas pesquisas dizem que o tomate pode ser auxiliar na prevenção de doenças cardíacas, já que uma substância que envolve as suas sementes é muito eficaz no impedimento de formação de coágulos.

Os tomates são as fontes alimentares mais ricas em anticoagulantes.

O tratamento de cálculos renais pode ser auxiliado por chá de tomateiro, pois este chá tem a propriedade de eliminar o ácido úrico, e sendo diurético auxilia na eliminação dos cálculos renais.

Sunday, 22 June 2008

Propriedades da banana (1)


Banana: quem diria!
Se deseja uma solução rápida para baixos níveis de energia, não há melhor lanche que a banana. Contendo 3 açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra, a banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia.
Pesquisas provam que apenas 2 bananas fornecem energia suficiente para 90 minutos de exercícios extenuantes.


Propriedades Nutricionais:
A banana apresenta boas quantidades de vitaminas do complexo B, vitaminas C e é óptima fonte de potássio.

Valor Calórico:
100 gramas de banana prata fornecem 89 calorias. Realmente é uma fruta bem calórica, que deve ser evitada por quem está fazendo dietas para emagrecimento.

Propriedades Medicinais:
Por ser rica em potássio, ajuda a evitar e a regular a hipertensão arterial, principalmente quando o paciente usa diuréticos, e também previne as cãimbras. As bananas maduras são eficientes para controlar a diarréia, ajudam no sono e melhoram o humor.


Não é à toa que a banana é a fruta nº 1 dos maiores atletas do mundo.


Mas energia não é a única forma de ajudá-lo(a) a ficar em forma. A banana também ajuda a curar ou prevenir um grande número de doenças e condições físicas, que a tornam obrigatória na sua dieta diária.

BANANA – Combate a diarreia, calmante, favorece a formação, secreção e excreção do leite, combate a anemia.

Anemia: contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.

Pressão arterial: contém elevadíssimo teor de potássio, mas reduzido em sódio, tornando-a perfeita para combater a pressão alta. Tanto que a FDA (agência responsável pelo controle de alimentos e remédios) dos EUA autorizaram a indústria de banana a oficialmente informar sua habilidade de reduzir o risco de pressão alta e enfarte.

Capacidade mental: 200 estudantes de uma escola em Twickenham (Middlesex) tiveram ajuda da banana (no café da manhã, lanche e almoço), para elevar sua capacidade mental. Pesquisa mostra que frutas com elevado teor de potássio ajudam alunos a aprender e manter-se mais alerta.

Obstipação intestinal: com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, superando o problema, sem recorrer a laxantes.
Depressão: de acordo com recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de depressão, muitas se sentiram melhor após uma dieta rica em bananas. Isto porque a banana contém "trypotophan", um tipo de proteína que o organismo converte em serotonina, reconhecida por relaxar, melhorar o humor e, de modo geral, aumentar a sensação de bem-estar.

Ressaca: uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana com leite e mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar, enquanto o leite suaviza e reidrata o sistema.
Azia: elas têm efeito antiácido natural. Se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar-se.

Enjoo matinal:comer uma banana entre as refeições ajuda a manter o nível de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas.

Picadas de mosquito: antes de usar remédios, experimente esfregar a parte interna na casaca da banana na região afectada. Muitas pessoas têm resultados excelentes em reduzir o inchaço e a irritação.

Nervos: elas contém elevado teor de vitamina B, que ajuda a acalmar o sistema nervoso.

Excesso de peso e Pressão no trabalho: estudos do Instituto de Psicologia, na Áustria, mostram que a pressão no trabalho leva à excessiva ingestão de comidas, como chocolate e biscoitos. Examinando 5 mil pacientes em hospitais, pesquisadores concluíram que os mais obesos eram os que tinham trabalhos com maior pressão. O relatório concluiu que, para evitar a ansiedade por comida, precisa-se controlar os níveis de açúcar no sangue.
Comendo alimentos ricos em hidratos de carbono, como bananas, a cada 2 horas, mantém-se estável o nível de açúcar.

Tensão Pré Menstrual (TPM): esqueça as pílulas e coma banana. Ela contém vitamina B6, que regula os níveis de glicose no sangue, que afectam o humor.

Úlcera: usada na dieta diária contra desordens intestinais, é a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crónica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.

Controle de temperatura: muitas culturas vêem a banana como fruta “refrescante”, que pode reduzir tanto a temperatura física quanto a emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebés nascerem em temperatura baixa.

Desordens Afectivas Ocasionais: a banana auxilia os que sofrem de DAO, porque contêm um incrementador natural do humor, o "trypotophan".

Fumo: elas podem ajudar pessoas que estão largando o cigarro, porque os seus elevados níveis de vitaminas C, A1, B6 e B12, além de Potássio e Magnésio, ajudam o corpo a se recuperar dos efeitos da retirada da nicotina.

Stress: Potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigénio ao cérebro e regula o equilíbrio de água no nosso corpo. Quando em estados stress, a nossa taxa metabólica eleva-se, reduzindo os níveis de Potássio, que podem ser reequilibrados com a ajuda da banana.
Enfarte: de acordo com pesquisa publicado no Jornal de Medicina de New England, comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por enfarte em até 40%!

Verrugas: os naturalistas juram que se quiser eliminar verrugas, basta colocar a parte interna da casca de banana sobre elas e prendê-la com uma ligadura ou fita cirúrgica.

Como vêem, a banana é um remédio natural contra muitos problemas.

Comparada à maçã, tem 4 vezes mais proteína, 2 vezes mais Hidratos de carbono, 3 vezes mais Fósforo, 5 vezes mais vitamina A e Ferro e 2 vezes outras vitaminas e minerais.

Também é rica em Potássio e, como um todo, é um dos alimentos mais valiosos.

Então talvez seja hora de mudar o ditado de "uma maçã por dia dispensa o médico" para "uma banana ao dia dispensa o médico".

Iridologia










IRIDOLOGIA
O que é a Iridologia?

Arnaldo Gauer define de uma forma maravilhosa a Iridologia.

“A íris é um sonho feito de luz.
Ela brilha com a saúde e turva-se com os açoites da enfermidade.
Na Mitologia, os gregos chamavam uma parte dos olhos de íris em homenagem a Íris, deusa do arco-íris e a mensageira das potências macrocósmicas ou dos deuses: Sol, Lua, Júpiter, Vénus, etc.
Tal macrocosmicidade não era algo isolado e independente, mas fazia parte de um todo, de um organismo cheio de vitalidade chamado Universo.
Existe um panteão cósmico do Universo, assim como existe um panteão individual: coração, cérebro, estômago, fígado, etc. E a íris do macro manifesta-se no micro como a íris do olho, que nos oferece as mensagens do panteão dos deuses microcósmicos.
Íris era tida, também, como a deusa da mutação e da morte, por isso os gregos consideravam essa parte dos olhos o reflexo das metamorfoses da vida ocorrentes com o passar dos anos.
Quanto mais irregularidades aparecerem no sedoso tecido da íris tanto menor será a resistência, menor a vitalidade, menor o valor da saúde e mais longe se estará da felicidade e do bem-estar.

Na abordagem dos olhos abrem-se as portas dos segredos da saúde e da doença.
Várias são as passagens e sistemas pelos quais poderemos sondar as suas misteriosas entranhas:
A Iridiagnose, que estuda os órgãos; O método Ray Id, que estuda o comportamento; A Iridossomatologia, que estuda a funções e mede o valor da saúde;
O exame de fundo de olho, que analisa a integridade de retina. È bom lembrar que filamentos nervosos da retina estendem-se pelo corpo ciliar e chegaram até a íris. Daí a íris ser considerada – na superfície – a extensão da retina – no fundo.

Esses sistemas de aproximação diagnóstica tendem a constituir-se num sistema único e universal.Deixando de lado as distorções, a Irisdiagnose permite-nos ler nos olhos saúde ou doença. Detectar distúrbios em evolução e, precocemente, proceder clinicamente para que tal distúrbio não evolua para essa ou aquela patologia.”

Cromoterapia - Uso Terapêutico das Cores

A Cromoterapia é a ciência que utiliza a vibração das cores do espectro solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo que apresentam alguma disfunção.

As propriedades terapêuticas de cada cor vão agir nos campos energéticos que chamamos de Chakras, corrigindo e reactivando o campo vibratório celular.

A Cromoterapia é uma terapia holística por tratar o ser como um todo. Cada cor tem uma vibração específica, actuando desde o nível físico até níveis mais subtis. A aplicação de cada cor tem como finalidade suprir carências de determinadas vibrações energéticas no corpo e neutralizar o excesso de outras.

A vibração de cada cor pode ser introduzida no corpo através de alimentos, líquidos e sólidos solarizados, luz solar ou artificial, visualização de cores, roupas, ambientes, pedras e cristais.

Um dos maiores cromoterapeutas do mundo, o Prof. Renê Nunes, tem vários livros publicados sobre o assunto, bem como, um arquivo com mais de 11000 casos de cura das mais diversas doenças. Ele apresenta, nos seus livros, combinações de cores e procedimentos específicos para o tratamento de cada caso.

A Cromoterapia trata de inúmeras disfunções orgânicas, tais como, pressão alta ou baixa, arteriosclerose, anemia, gastrite, úlcera, hepatite, hemorróidas, cálculos renais, Mal de Parkinson, cefaleias, bronquite, sinusite, conjuntivite e, até mesmo, a queda de cabelo.

Com o aparelho de Cromoterapia, podem ser realizadas sessões, utilizando cores e procedimentos específicos para o tratamento de cada disfunção.

Uso Terapêutico das Cores

Vermelho – aumenta a energia vital

Rosa – activa a energia amorosa, elimina as impurezas do sangue

Laranja – proporciona maior alegria, jovialidade e libido, elimina gorduras em áreas localizadas

Amarelo – desenvolve a criatividade, purifica o sistema e é benéfico para a pele

Amarelo forte – fortifica o corpo e age nos tecidos internos

Verde – aumenta a capacidade física e mental

Verde forte – anti-infeccioso, anti-séptico e regenerador

Azul – acalma e equilibra, é analgésico, regenera as células dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório

Azul forte – lubrifica as juntas e articulações

Rosa forte – desobstrui e cauteriza as veias, vasos e artérias e elimina impurezas do sangue

Índigo - anestésico, coagulante e purificador da corrente sanguínea, limpa as correntes psíquicas

Violeta – sedativo dos nervos motores e sistema linfático, cauteriza as infecções e inflamações

Dourado – concede a influência do Sol, dando ânimo e exaltação, representa a opulência e a riqueza. Acelera o ritmo da bailarina.

Prateado – concede a influência da Lua, proporciona mistério, magia, receptividade e uma natureza mais feminina.

Saturday, 21 June 2008

Velas Hopi



Trata-se de um processo de tratamento do aparelho auditivo sem recurso a químicos ou introdução de qualquer objecto dentro do ouvido, que, além de proceder à limpeza da cavidade auditiva, proporciona um grande alívio de todo o sistema respiratório superior e relaxamento.

As velas auriculares agem de maneira puramente física. Uma pequena pressão reduzida (efeito chaminé) e as ondas de vibração do ar, na vela auricular, provocadas pelo movimento da chama, actuam como uma suave massagem do tímpano.

Isto leva a uma intensiva e agradável sensação de calor e uma compensação de pressão, considerada como libertadora, na região do ouvido, testa e cavidades ósseas das vias aéreas superiores.

Este efeito físico é, frequentemente, sentido logo após a utilização, como sendo uma sensação de bem-estar, suavizante da pressão e da dor, principalmente na região do ouvido e da cabeça.

Pode ocorrer espontaneamente, também, uma respiração nasal mais livre e uma percepção dos odores mais acentuada, mesmo quando, anteriormente, o nariz estiver congestionado.

Para além disso, atinge-se uma maravilhosa descontracção. Um profundo sentimento de tranquilidade, como raramente se costuma experimentar! Um descanso posterior ao tratamento, de aprox. 15 minutos, acentua positivamente a experiência global de maneira extraordinária.

Se sofrer de doenças crónicas ou agudas deve consultar obrigatoriamente o(a) médico(a) terapeuta de sua confiança anteriormente (como em otites).
Todos os tipos de infecção nos ouvidos ou doenças da pele na região da orelha e no pavilhão auditivo.

O uso das velas Hopi é muito útil para pessoas com problemas de sinusites, rinites, zumbidos auditivos e alguns tipos de dor de cabeça, constipações, gripes, dores de garganta, náuseas (reduzindo a pressão de fluidos responsáveis pelo equilíbrio), vertigens (causadas pelo funcionamento do ouvido interno), zona auricular (herpes do ouvido), ou mesmo problemas de circulação do ouvido activando-a, limpeza do sistema auditivo, proporcionando um grande alívio de todo o sistema respiratório superior (seios perinasais) causando um efeito calmante e desinfectante, estimulando a circulação periférica, etc.


Raiz histórica das velas?

Terapia natural usada desde há milhares de anos.
A sua raiz histórica pode encontrar-se entre os povos da Sibéria, Ásia e Índios nativos da América do norte e do sul.
As velas chamam-se Hopi porque foi a tribo que trouxe esta terapia para a Europa. Hopi significa ‘gente de paz’.
Estas velas são feitas de cera de abelha, linho ecológico, betacaroteno, extractos de mel e combinado com ervas medicinais índias.
Quando se acendem há um agradável crepitar da chama. Uma ligeira acção de sucção (efeito chaminé) e o movimento da chama criam uma vibração de ar que gera uma massagem no tímpano. Isto tem um efeito imediato de regular e equilibrar a pressão no ouvido.
Além disso, o calor aplicado localmente estimula a circulação sanguínea na zona, tonifica o sistema imunitário e o fluxo circulatório limpa as toxinas das glândulas linfáticas.Esta terapia pode ajudar a limpar os canais respiratórios e a melhorar o olfacto.

O poder do gengibre!

O gengibre é muito conhecido como parte integrante da Fitoterapia Ocidental e Oriental.

Culinária:
Em muitos países é também utilizado na preparação de diversos pratos como é o caso do frango xadrez, prato típico chinês, ou ainda como condimento da comida tradicional da Índia.
O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado.
O que não é recomendado é substituir um pelo outro nas receitas, pois os seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.

Chá de Gengibre:
  • Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, constipações e até nas ressacas.
  • Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais.
  • É utilizado na fabricação de xaropes para combater as dores de garganta.
  • A sua acção anti-séptica pode ser a responsável pela fama, tanto que muitos locutores e cantores revelam que entre os seus segredos para cuidar bem da voz está o hábito de mastigar lentamente um pedacinho de gengibre.
    No entanto, esse hábito (mascar gengibre e em seguida cantar ou falar, enfim, fazer uso da voz) é contra-indicado visto que o gengibre possui também propriedades anestésicas e esta "anestesia tópica" diminui o controle da emissão vocal, favorecendo o aparecimento de abusos vocais.
Medicina Oriental:
  • No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações, também é utilizado para massajar o abdomén, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais, pois acredita-se que possua poder afrodisíaco.
  • Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de "Gan Jiang" a sua acção mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio.
    É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarreia, vómitos e dor abdominal.
  • Aquece os pulmões e transforma as secreções.

Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.

Pesquisas realizadas na Universidade de Minesota (EUA) comprovaram também os seus efeitos na prevenção do cancro intestinal.

Princípios activos:
  • Os seus princípios activos são o gingerol e a gengiberina, que têm acção funcional na prevenção de doenças crônico-degenerativas.

O seu período de safra vai de Janeiro a Outubro.


Benefícios do gengibre
O seguinte estudo feito com pacientes norte-americanos comprova os benefícios do gengibre.
Os pacientes ingeriram 500 a 600mg (aproximadamente um terço de uma colher de chá) de gengibre em pó misturado com água pura. Após um tempo entre 30 e 40 minutos percebeu-se o efeito no alívio da dor de cabeça.
Nos três ou quatro dias seguintes os pacientes continuaram a ingerir o preparado (5x ao dia) trazendo resultados no combate da enxaqueca.
Uma óptima dica é o chá de gengibre, basta ralar 25 gramas de gengibre fresco, misture a 500ml de água e ferva por 15 minutos.
Após ferver, coe o gengibre, deixe esfriar (ou mesmo morno) e beba.
De preferência não adicione açúcar ou adoçante.
O chá de gengibre pode ser consumido diariamente.




Gengibre Auxilia no Emagrecimento !!!
CHÁ DE GENGIBRE
1/2 Litro de Água + 2 Colheres de Sopa de Gengibre Ralado
Colocar a água para aquecer a 37º ( se deixar + perde todos os benefícios )
Adicionar o Gengibre ralado e deixar abafado por 1 hora
Tomar 5x ao dia sempre após as refeições.
OBS: É necessário tomar todos os dias para fazer efeito.
Benefícios do gengibre:
- Estimula a digestão, alivia a constipação e é um tónico cardíaco.
- Na medicina ayurvédica trata a obesidade, possui acção na doença asmática, resfriados, slipada (elefantíase) e rinite crónica.
- Poderoso anticoagulante.
- Trata problemas digestivos, circulatórios e dores articulares.
- Excelente remédio para enjôo ou náuseas.
- Fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, constipações, tosse, resfriados e até ressaca.
- Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais.
- Na fabricação de xaropes para combater a dor de garganta.
- Combate os gases intestinais (carminativo), vômitos, rouquidão; tônico e expectorante.
Dicas:
· Uma colher de gengibre fresco com uma pitada de sal funciona como aperitivo.
· Tomar lassi com uma pitada de gengibre ou cominho em pó ajuda na digestão.
· Um copo de leite com gengibre tomado antes de dormir é nutritivo e acalma a mente.
· Em caso de febre, é recomendável fazer um jejum com infusão de gengibre (chá).

Friday, 20 June 2008

Cancro da mama --> Nada como água e sabão!...


IMPORTANTE DAR A CONHECER!!!

Assunto: Cancro da mama --> Nada como água e sabão!...

Achei que era muito importante partilhar esta notícia convosco.
Aos homens para vão ler esta mensagem, passem ainformação às vossas mulheres, mães e todas aquelas mulheres que conhecem.
Saúde para todos!!!

ESTA MENSAGEM ESTÁ A SER DIVULGADA POR UMA BIOQUÍMICA URUGUAIA,IDENTIFICADA ABAIXO.

___________________________________________________________________

Há um tempo atrás, fui a um seminário, sobre Cancro da Mama,conduzido por Terry Birk, com o apoio de Dan Sullivan.
Durante os debates, perguntei porque razão a zona mais comum para desenvolver tumores cancerígenos no peito é perto da axila.
A minha pergunta não pôde ser respondida na hora.
Esta informação foi-me enviada recentemente, e alegro-me por a minha pergunta ter sido respondida.
Informei uma amiga que está a fazer quimioterapia e ela comentou que já tinha esta informação, obtida num grupo de apoio que está a frequentar.
Agora quero compartilhar a informação convosco.
A principal causa de Cancro da Mama é o uso de anti-transpirantes!
Sim, ANTI-TRANSPIRANTES.
A maioria dos produtos no mercado são uma combinação de anti-transpirantes/desodorizantes. vejam bem os rótulos!!
DESODORIZANTE está bem, ANTI-TRANSPIRANTE, não.
A concentração das toxinas provoca a mutação das células:
CÂNCRO.
Eis aqui a razão:
O corpo humano tem apenas algumas áreas por onde pode eliminar as toxinas:
atrás dos joelhos, atrás das orelhas, a área das virilhas e as axilas.
As toxinas são eliminadas com a transpiração.
Os anti-transpirantes, como o seu nome diz, evitam a transpiração; portanto, inibem o corpo de eliminar as toxinas através das axilas.
Estas toxinas não desaparecem por artes mágicas.
Como não saem pelo suor o organismo deposita-as nas glândulas linfáticas que se encontram debaixo dos braços.
A maioria dos tumores cancerígenos do seio, ocorrem neste quadrante superior da área da mama.
Precisamente onde se encontram as glândulas.
Nos homens parece ocorrer em menor proporção, mas também não estão isentos de desenvolver Cancro da Mama por causa dos anti-transpirantes.
A diferença está no facto de os anti-transpirantes usados pelos homens não serem aplicados directamente sobre a pele; ficam, em grande parte, nos pêlos axiais.
As mulheres que aplicam anti-transpirantes logo após raparem ou depilarem as axilas, aumentam o risco devido a minúsculas feridas e irritações da pele, que fazem com que os componentes químicos nocivos penetrem mais rapidamente no organismo.
Por favor, passem esta mensagem a todas as pessoas.
O Cancro da Mama está a tornar-se tremendamente comum, e este aviso pode salvar algumas vidas.
Se de alguma forma duvidam desta informação, podem fazer as vossas próprias investigações.
Provavelmente vão chegar à mesma conclusão.
_______________________________________________________________
FAVOR DIVULGAR A TODAS AS MULHERES, POR TODOS OS MEIOS DISPONÍVEIS.
________________________________________________________________
MSc. GABRIELA CASANOVA LARROSA,
Prof. Assistente Dpto. DeBiologia Celular e Molecular, Séc Biologia CelularFaculdade de Ciências, Universidade da República Oriental do Uruguay.
Endereço: Igua 4225, Piso 7 - AlaSur - Cod Postal 11400Teléfono: (598-2) 525.86.18al 21 (internos 145 y 218)Fax:(598-2)
Eu já cumpri o meu dever...Cumpre o teu também! Divulga!

Thursday, 19 June 2008

Shiatsu


O Shiatsu é originário do Japão e significa literalmente: “Pressão com os dedos”, (“shi: dedo e “atsu”: pressão). As suas raízes vêm da Medicina Tradicional Chinesa (M.T.C.), que se inspira em: “Viver em harmonia com a Natureza”, esta ciência milenar ensina-nos que no nosso corpo existem canais energéticos (Meridianos) pelos quais a Energia Vital (Ki, Qi ou Chi) circula, garantindo assim um bom funcionamento de todo o organismo. Seguindo o conceito em que as enfermidades e doenças se produzem, por um transtorno neste fluxo de Energia.

É normalmente definido como uma “massagem oriental”, mas na realidade é muito mais do que isso. É uma terapia de equilíbrio físico e energético. Actua através de pressões suaves e profundas efectuadas em determinadas áreas e pontos energéticos (tsubôs) do corpo humano seguindo a linha dos meridianos, para assim equilibrar ou restabelecer a energia.

As técnicas de tratamento também incluem exercícios de respiração, alongamentos, manipulações nas articulações, estiramentos das fibras musculares, pressão, precursão, fricção, vibração, sucção, etc. Além dos polegares, também se usam as mãos, as regiões tenares e hipotenares, as palmas, os cotovelos, os antebraços, os pés, etc.

Esta técnica corporal, proporciona relaxamento, libertação de tensões, reforça o sistema linfático e imunológico, estimula assim os processos de desintoxicação do organismo, fortalece o sistema nervoso e ajuda a recuperar o tónus perdido pelas pressões da vida quotidiana. É mais preventiva do que curativa. Um dos conceitos do Shiatsu é que tanto a nossa vida como o ambiente que nos rodeia, são um reflexo do que ocorre no nosso sistema energético

O Shiatsu desenvolveu-se no Japão no século XX há cerca de 70 anos. A sua origem está nas antigas técnicas chinesas do Do-in e o Anma. Estas duas técnicas são as mais antigas formas de tratamento no Oriente. As 3 (técnicas) formas de terapia manipulativa no Japão são: O Anma, o Shiatsu e a Massagem Ocidental.

O Ministério Japonês da Saúde dá-nos a seguinte definição: “A terapia conhecida como Shiatsu é uma forma de manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas, sem o uso de qualquer instrumento, mecânico ou de outro tipo, para aplicar pressão à pele humana, corrigir disfunções internas, promover e manter a saúde e tratar doenças especificas.”.


Vários estilos de Shiatsu
Como terapia viva, foram adquiridos e desenvolvidos vários estilos diferentes. Alguns mestres resgatam o potencial do emprego do Shiatsu como técnica de expansão da consciência, ou meditação, em arcontraste com a tendência de mecanização e consequente superficialidade da prática. Alguns desses estilos são os seguintes:

“Shiatsu Tradicional” ou "Clássico” de Tokujiro Namikoshi
É uma forma de manipulação administrada com os polegares, os dedos, as palmas das mãos e a eminência tenar, aplica pressão sobre a pele, corrige o mau funcionamento interno, promove e mantêm a saúde e trata doenças específicas. Executa principalmente pressões com a polpa do polegar, em toda a extensão do trajecto bilateral dos 12 Canais de Energia e de 2 dos Vasos Maravilhosos, o Du Mai (Vaso Governador) e o Ren Mai (Vaso da Concepção).

“Zen-Shiatsu” de Shizuto Masunaga
Tem como propósito fundamental alcançar o esclarecimento total do homem por meio da descoberta de si mesmo, é chamado de: “A meditação através do toque”. O Zen-Shiatsu nunca agride o corpo. Trabalha-o de forma profunda porém suave. Não é necessário dor para que o Shiatsu surta o efeito desejado. Trabalha os meridianos como um todo, não apenas como uma sequência de pontos a serem pressionados. Usa meridianos extras e não só os 12 Principais, mais os 2 que pertencem aos Vasos Maravilhosos que normalmente são trabalhados. Shizuto Masunaga localizou 12 meridianos nos braços e 12 nas pernas. Usa o ”ampuku” ou diagnóstico pelo Hara (abdómen). Usa a mão “mãe” e a mão “filho”ou “o Shiatsu de duas mãos”. A mão “mãe” tem a função de tonificar. A mão “livre”, “activa” ou “filho” tem a função de dispersar.

“Shiatsu dos Pés Descalços” de ShizukoYamamoto
Utiliza predominantemente os pés, como recurso de trabalho sobre as regiões dorsais e dos membros. A pisada total, denominação da manobra realizada com os dois pés, requer conhecimentos e experiência sobre as patologias da coluna, precauções e condições especiais para a sua realização. Normalmente é utilizada em adultos sadios. A pisada parcial pode ser utilizada com certos cuidados, com o terapeuta apoiando o peso do seu corpo no pé colocado no chão enquanto o outro executa a estimulação. Mobiliza uma maior acção de gravidade e é feita num ritmo mais lento, em relação ao “Shiatsu Tradicional”, dessa forma estimula as zonas mais profundas, tem uma acção dispersiva e relaxante.


Ohashiatsu” de Wataru Ohashi foi desenvolvido nos anos 70
Este método de terapia é baseado se nos ensinamentos da medicina oriental, na teoria dos meridianos, na Cineosiologia e na educação corporal. É um método natural de cura, que combina técnicas de toque, alongamentos, exercícios suaves e de meditação, usados para aliviar a tensão, a fadiga, para induzir a um estado de harmonia e paz, tanto para aquele que recebe a aplicação quanto aquele que a aplica. O praticante avalia a pessoa sentindo-lhe o Hara (localizado no abdómen), em seguida, com movimentos naturais, contínuos e fluidos, trabalha ao longo dos canais energéticos do corpo. É um método natural de cura, não só para aquele que recebe o tratamento mas para aquele que o aplica. Esta terapia facilita a circulação da energia através do organismo, promove a harmonia e o equilíbrio, mantém saudável o corpo, a mente e o espírito.

“Watsu®”ou “Water Shiatsu” foi desenvolvido na Califórnia por Harold Dull
É uma forma de relaxamento feito em água morna (34 a 36º), na altura do peito, onde o terapeuta executa alongamentos, adaptados do Zen Shiatsu, enquanto o aluno, apoiado sobre os seus braços, fica em total relaxamento e em flutuação. Os alongamentos passivos feitos pelo terapeuta fazem com que os níveis de flexibilidade do aluno sejam melhorados, embora, com menor eficácia do que se fossem feitos activamente por ele, pois não há no primeiro caso um ponto de fixação.
As sessões são amplamente indicadas em casos de depressão, stress, insónias e problemas musculares. Alguns dizem ser o relaxamento tão intenso que o aluno tem lembranças do aconchego do útero materno. Este tipo de terapia não só beneficia quem recebe, mas também quem dá, tamanho é o envolvimento do terapeuta com o aluno. A diferença do Zen-Shiatsu para a Watsu® é que a primeira, fundamenta-se na pressão dos dedos e cotovelos em pontos de tensão do corpo, dando prioridade ao toque do terapeuta e na segunda, é a liberdade de movimentos e as torções realizadas dentro da água que dão leveza física e paz.

Harold Dull o Mestre de “Zen- Shiatsu” que desenvolveu o “Tantra Shiatsu”e o “Watsu®”

O “Tantra Shiatsu” é uma evolução do “Zen- Shiatsu”que é a base das suas teorias. O paciente é tratado “como um bebé”. É colocado “no colo” de várias maneiras e amparado pelo corpo do terapeuta durante todo o desenrolar da técnica. O corpo deste é o elemento “mãe”, dá apoio e suporte ao paciente enquanto os seus pontos e meridianos são trabalhados através de toques, alongamentos e pressões. É uma técnica muito suave, além dos meridianos, utiliza os Chakras (centros vitais de energia). Através de toques suaves canaliza e activa a energia desses centros, ajudando o paciente a tomar consciência deles e a encontrar o seu equilíbrio.

Uma agulha pode salvar uma vítima de derrame


Medicina Tradicional Chinesa
Uma agulha pode salvar uma vítima de derrame ???
Uma agulha pode salvar a vida dum paciente com principios de derrame....dito por uma professora chinesa
Guarde uma seringa ou uma agulha para fazer isto - é um método inconvencional para recuperar alguém de um derrame.
Quando um derrame estiver a ocorrer fique calmo.
Independentemente de onde a vitima estiver, não o/a mova de lugar.
Quando o derrame acontece, as veias capilares no cérebro vão-se gradualmente rompendo - (Irene Li)
Se a pessoa for movida os capilares vão se romper.
Ajude a vitima a ficar de pé para prevenir que ela/ele volte a cair e o derrame comece de novo. Se tiver na sua casa uma seringa melhor.
Se não tiver, pode usar uma agulha de costura ou um alfinete estreito.

1. Aqueça a agulha/ alfinete para esterilizar e depois dê uma alfinetada em todos os dedos das mãos do paciente começando pelo dedo médio.

2. Existem pontos específicos nos dedos para a acupunctura, mas pode picar 1 milímetro perto da unha.

3. Pique até o sangue começar sair.

4. Se o sangue não começar a sair, então aperte com os dedos.

5. Quando todos os dedos começarem a sangrar, espere alguns minutos e depois puxe as orelhas do paciente até ficarem vermelhas.

6. Pique cada um dos lóbulos das orelhas até começar a sair uma gota de sangue de cada lóbulo.

Depois de alguns minutos a pessoa começará a recuperar os sentidos.
Espere até que recupere o estado normal e leve-o para o hospital.
Se for levado à pressa para o hospital, a viagem turbulenta vai fazer com que os vasos capilares no cérebro se rompam.
Irene Li diz o seguinte. "Eu aprendi a tirar gotas de sangue para salvar vidas através de um médico de medicina tradicional chinesa. Ele chama-se Ha Bu Ting.

Mais tarde tive experiência pratica sobre o assunto e posso dizer que este método é 100% eficaz.
Em 1979, eu era professora no colégio de Fung Gaap em Tai Chung. Uma tarde, um outro professor veio correrendo para a minha sala e disse "Sra. Liu, venha rápido, o nosso supervisor teve um derrame!
" Eu fui imediatamente para o 3º andar. O Sr. Chen Fu Tien estava pálido, o seu discurso era feito através de sussurros, a boca torta - sintomas de um derrame.
Imediatamente pedi a um dos estudantes para ir a uma farmácia comprar uma seringa, que usei para picar o Sr. Chen em todos os dedos.
Quando todos os dedos estavam a sangrar (cada um dos dedos com uma gota de sangue do tamanho de uma ervilha), o Sr. Chen começou a recuperar a sua cor.
Mas a boca continuava torta.
Então, eu puxei as orelhas dele para enche-las de sangue.
Quando as orelhas dele começaram a ficar vermelhas, eu piquei o lóbulo da orelha direita por 2 vezes para saírem duas gotas de sangue. E depois o lóbulo da orelha esquerda.
Dentro de 3 a 5 minutos o formato da boca voltou ao normal e a sua maneira de falar tornou-se clara. Nós o deixamos descansar algum tempo e o l evamos para o hospital.
Ele ficou lá em repouso por uma noite e no dia seguinte deram alta para dar aula.

Tudo correu normalmente. Não apareceu nenhuma doença derivada do primeiro Socorro que lhe foi aplicado.
Por outro lado, normalmente as vitimas de derrame sofrem danos irreparáveis nos capilares do cérebro durante o percurso para o Hospital. Como resultado essas vitimas nunca se recuperam." Por isso, o derrame é a segunda maior causa de morte.
Os que têm sorte podem sobreviver, mas ficam paralíticos para toda a vida.
È coisa horrível de acontecer na vida de alguém.

Wednesday, 18 June 2008

Mau hálito....


Mau hálito (halitose): um enfoque homeopático

Se sofre com problemas de mau hálito, não se angustie. O mal tem cura e é mais comum do que se imagina
Aproximadamente 40% da população brasileira sofre de halitose.
As pessoas que têm mau hálito constante, por fadiga olfactória, não percebem o seu próprio hálito.
As células nasais acostumam-se com o cheiro constante de tal forma que fica impossível para a própria pessoa sentir o seu hálito.
É muito comum quem está próximo se constranger e evitar informar o problema ao portador de mau hálito. Desta forma, a maioria das pessoas que tem mau hálito não sabe disto.

As últimas pesquisas realizadas no Centro de Halitose da Universidade da Califórnia (2003) mostram que 60% da população americana é portadora de halitose crónica e quase 100% é portadora de halitose esporádica, como no caso da halitose da manhã.
Esses dados surpreendentes mostram um aumento significativo do número de portadores de halitose e chegou-se á conclusão de que as duas maiores causas desse crescimento são:
Stress e mudanças nos hábitos alimentares.

O termo halitose vem do latim: halitu = ar expirado e osi: alteração = mau hálito.
Dentro da abordagem homeopática é um sintoma.
Os factores decorrentes são de origem bucal (90%): saburra lingual a língua suja, sendo este o principal factor, a gengivite (inflamação na gengiva) e a periodontite (doença que compromete as estruturas de suporte dos dentes).
E os factores de origem não bucal: doenças respiratórias (secreção nasal, catarros etc.) (8%), origem intestinal (1%) e outros factores (1%).

É comum as pessoas apresentarem halitose ao acordarem, ou provocada por medicamentos em uso, tabagismo (fumo), ingestão de certos alimentos como cebola, alho etc., higiene bucal deficiente (falta de escovar os dentes), língua saburrosa (língua suja), cárie dental e doenças nas gengivas.
Uma das principais causas da mau hálito é o stress, pois o indivíduo pode apresentar pouca ou nenhuma produção de saliva e isso aumenta a saburra ou placa bacteriana em cima da língua, o que provoca um odor desagradável (cheiro de enxofre ou de ovo podre).

O mau hálito cria consequências de ordem social (restrição social), pois provoca alterações de comportamento, insegurança ao se aproximar das pessoas, tristeza profunda, dificuldade em estabelecer relações amorosas, esfriamento do relacionamento entre o casal, timidez, dificuldade para sorrir, ansiedade, baixo desempenho profissional quando requer contacto com outras pessoas, entre outros.
Portanto, existe a necessidade de tratamento, pois isso representa um papel desagradável nas relações sociais.

A terapia da halitose deve ser determinada de acordo com as necessidades individuais e somente a avaliação do cirurgião dentista, especialmente habilitado em Homeopatia, agrega à assistência odontológica a um novo recurso terapêutico, com a possibilidade de valorizar e compreender a importância do aspecto emocional no que diz respeito às suas manifestações e interferências no sistema bucal do paciente que apresenta hálitos.

Reflexologia dos Pés


Já se sabe que, há milénios, povos como o do Antigo Egipto utilizavam a massagem nos pés com o objectivo de recuperar a saúde, como também os chineses, índios americanos e outros mais.
Com o passar do tempo, a eficácia desta prática serviu de estímulo a vários pesquisadores em compreender a Reflexologia sob um ponto de vista Ocidental.
No Ocidente, ainda no início do século, o Dr. William Fitzgerald, médico em Londres, descobriu que o corpo possui 10 zonas de energia (meridianos) que partem da coroa da cabeça e vão até as extremidades dos dedos dos pés e das mãos, sistematizando dez zonas energéticas e considerando, inclusive, os respectivos órgãos contidos nestas zonas.
Mais tarde, a massagista Eunice Inghan (1930), Nova York, desenvolveu um tipo de massagem com pressões puntiformes sobre os pés.

De acordo com o princípio de que a parte contém o todo, ao observar os pés (planta, dorso e 10 cm sobre o tornozelo) e as suas zonas energéticas, foi possível projectar de modo análogo, sobre eles, todo o corpo e determinar assim a área reflexa de cada órgão, glândula etc.
Através do exame visual e do táctil do pé é possível identificar as áreas onde se produz um processo energético alterado, ou melhor, onde há indícios de excesso ou deficiência de energia e definir desta maneira o procedimento terapêutico que deverá estimular o organismo a utilizar a sua força curativa de modo adequado.

Esta terapia possui também um carácter preventivo, já que se pode detectar no pés, por considerá-lo um lugar de alarme, um desequilíbrio energético antes de que surjam os primeiros sintomas de uma determinada enfermidade.
Muitas problemas de saúde resultam da tensão emocional vivida pelo homem de hoje e dos seus hábitos prejudiciais, como a alimentação incorrecta, à pressão sofrida pelo meio em que vive, aos acontecimentos traumáticos e até mesmo aos seus sapatos (verdadeiras caixas demasiadamente ajustadas que impossibilitam o movimento livre dos pés e que pressionam as áreas reflexas, inadequadamente) etc.

O estado de tensão duradouro ou súbito e intenso (como a perda de um ser querido, por exemplo) pode resultar em novas pautas de comportamento na tentativa do indivíduo de adaptar-se às novas circunstâncias. Quando estas experiências não são intimamente superadas, o que poderia ser um desequilíbrio energético momentâneo pode tornar-se crónico ao longo de alguns meses ou anos e resultar desta maneira em diversas enfermidades.
Ataques intensivos de medo, por exemplo, segundo Avi Grinberg, fundador do Centro de Estudos Alternativos de Haifa, Israel, pode criar um desequilíbrio tal que, com o tempo, poderá interferir no corpo físico, neste caso, no pâncreas e, mais tarde, favorecer ao surgimento da diabetes.

Alguns reflexologistas, como por exemplo Josefina Miralles, Espanha, acrescenta ainda a importância de que o enfermo se submeta, sob a orientação do seu médico, a uma nova análise de sangue ao término da segunda ou terceira sessão de Reflexologia, a fim de que se comprove uma sensível melhora.
Além das mãos do terapeuta que são as suas mais importantes ferramentas de trabalho pois massajará metodicamente os pés do seu paciente, gosto de acrescentar que a comunicação entre paciente/terapeuta enriquece as sessões de maneira incomensurável já que se pode fazer um "intercambio" informações muito importantes para o tratamento.

É importante frisar que esta terapia trata do indivíduo na sua totalidade (corpo e mente) e que, consequentemente, conquista o alívio de sintomas diversos como dores em geral, problemas alérgicos, circulatórios, digestivos, sexuais, os de ordem emocional (ansiedade, stress, depressão, por exemplo), os relacionados à menopausa e outros.
Para os atletas, a Reflexologia permite o alívio da ansiedade, resultando em maior força física e melhor equilíbrio, (factores estes muito importantes nas práticas competitivas), auxilia o corpo a recuperar-se dos desgastes musculares, além de aliviar a tensão acumulada ao final de cada conquista.

No que se refere à pele, sob o ponto de vista estético, observa-se ao término de cada sessão um alívio das olheiras e bolsas abaixo dos olhos, o desaparecimento dos sinais de cansaço e das rugas de expressão, diminuição da queda de cabelo e o resplandecer da pele e, com a continuidade do tratamento, contribui à diminuição da celulite e à perda de peso.
Dos muitos pesquisadores envolvidos com a Reflexologia, o Dr. Pavlov, célebre fisiólogo russo, foi o primeiro a introduzir o conceito de "reacção global do organismo" diante da resposta a determinados estímulos externos ou internos através do Sistema Nervoso Central.
Outros médicos, a medida que pesquisavam, também concluíram que as relações entre a superfície e o interior do organismo se produziam em ambas as direcções, quer dizer, do exterior ao interior e vice-versa.
O inglês Dr. Head e o médico canadense Dr. Mackenzie observaram também que, com frequência, se produziam reacções em zonas vizinhas ao correspondente segmento, e explicavam o facto com a participação do Sistema Nervoso Vegetativo através de suas fibras nervosas na transmissão de estímulos cuti-viscerais.

Apesar da não comprovação destes efeitos por parte da Medicina Tradicional, no que se refere a Reflexologia, os efeitos podem ser observados por aqueles que se submetem à esta terapia.
Segundo Frederic Viñas, médico e pioneiro da Reflexologia na Espanha, é o sistema nervoso, como órgão de comunicação, coordenação e regularização das diferentes estruturas e funções do organismo, que permite a aparição de múltiplas reacções reflexas em nosso corpo.
Ou seja, poderíamos comparar o Sistema Nervoso à rede eléctrica de uma casa já que o seu bom estado é fundamental a um perfeito funcionamento de todo o corpo.
A Reflexologia dos Pés pode provocar, com o estímulo das áreas que indicam um desequilíbrio energético, entre outras, reacções com sintomas típicos, como um indicativo de que o organismo utiliza sua energia vital para resistir e livrar-se dos seus padecimentos.

Estas respostas desejáveis podem servir-se de vários órgãos na tentativa do organismo de eliminar toxinas. Com frequência ocorrem as seguintes reacções: processos de eliminação, cansaço relaxante, sono reparador, suor mais intenso, etc.
Estas reacções são passageiras e significam que o processo de melhoria da saúde já foi iniciado, ou seja, que o organismo responde aos estímulos e começa a combater a enfermidade.
Como é possível observar, podemos encontrar na Reflexologia um tratamento simples, confortável, eficaz e 100% natural de reconquistar, gradativamente, o bem-estar físico e mental há muito tempo esquecido.


Autora: Leila L.S.C.Carneiro Reflexologista em Porto Alegre.


Fonte: http://www.via-rs.net/