Thursday 19 June 2008

Shiatsu


O Shiatsu é originário do Japão e significa literalmente: “Pressão com os dedos”, (“shi: dedo e “atsu”: pressão). As suas raízes vêm da Medicina Tradicional Chinesa (M.T.C.), que se inspira em: “Viver em harmonia com a Natureza”, esta ciência milenar ensina-nos que no nosso corpo existem canais energéticos (Meridianos) pelos quais a Energia Vital (Ki, Qi ou Chi) circula, garantindo assim um bom funcionamento de todo o organismo. Seguindo o conceito em que as enfermidades e doenças se produzem, por um transtorno neste fluxo de Energia.

É normalmente definido como uma “massagem oriental”, mas na realidade é muito mais do que isso. É uma terapia de equilíbrio físico e energético. Actua através de pressões suaves e profundas efectuadas em determinadas áreas e pontos energéticos (tsubôs) do corpo humano seguindo a linha dos meridianos, para assim equilibrar ou restabelecer a energia.

As técnicas de tratamento também incluem exercícios de respiração, alongamentos, manipulações nas articulações, estiramentos das fibras musculares, pressão, precursão, fricção, vibração, sucção, etc. Além dos polegares, também se usam as mãos, as regiões tenares e hipotenares, as palmas, os cotovelos, os antebraços, os pés, etc.

Esta técnica corporal, proporciona relaxamento, libertação de tensões, reforça o sistema linfático e imunológico, estimula assim os processos de desintoxicação do organismo, fortalece o sistema nervoso e ajuda a recuperar o tónus perdido pelas pressões da vida quotidiana. É mais preventiva do que curativa. Um dos conceitos do Shiatsu é que tanto a nossa vida como o ambiente que nos rodeia, são um reflexo do que ocorre no nosso sistema energético

O Shiatsu desenvolveu-se no Japão no século XX há cerca de 70 anos. A sua origem está nas antigas técnicas chinesas do Do-in e o Anma. Estas duas técnicas são as mais antigas formas de tratamento no Oriente. As 3 (técnicas) formas de terapia manipulativa no Japão são: O Anma, o Shiatsu e a Massagem Ocidental.

O Ministério Japonês da Saúde dá-nos a seguinte definição: “A terapia conhecida como Shiatsu é uma forma de manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas, sem o uso de qualquer instrumento, mecânico ou de outro tipo, para aplicar pressão à pele humana, corrigir disfunções internas, promover e manter a saúde e tratar doenças especificas.”.


Vários estilos de Shiatsu
Como terapia viva, foram adquiridos e desenvolvidos vários estilos diferentes. Alguns mestres resgatam o potencial do emprego do Shiatsu como técnica de expansão da consciência, ou meditação, em arcontraste com a tendência de mecanização e consequente superficialidade da prática. Alguns desses estilos são os seguintes:

“Shiatsu Tradicional” ou "Clássico” de Tokujiro Namikoshi
É uma forma de manipulação administrada com os polegares, os dedos, as palmas das mãos e a eminência tenar, aplica pressão sobre a pele, corrige o mau funcionamento interno, promove e mantêm a saúde e trata doenças específicas. Executa principalmente pressões com a polpa do polegar, em toda a extensão do trajecto bilateral dos 12 Canais de Energia e de 2 dos Vasos Maravilhosos, o Du Mai (Vaso Governador) e o Ren Mai (Vaso da Concepção).

“Zen-Shiatsu” de Shizuto Masunaga
Tem como propósito fundamental alcançar o esclarecimento total do homem por meio da descoberta de si mesmo, é chamado de: “A meditação através do toque”. O Zen-Shiatsu nunca agride o corpo. Trabalha-o de forma profunda porém suave. Não é necessário dor para que o Shiatsu surta o efeito desejado. Trabalha os meridianos como um todo, não apenas como uma sequência de pontos a serem pressionados. Usa meridianos extras e não só os 12 Principais, mais os 2 que pertencem aos Vasos Maravilhosos que normalmente são trabalhados. Shizuto Masunaga localizou 12 meridianos nos braços e 12 nas pernas. Usa o ”ampuku” ou diagnóstico pelo Hara (abdómen). Usa a mão “mãe” e a mão “filho”ou “o Shiatsu de duas mãos”. A mão “mãe” tem a função de tonificar. A mão “livre”, “activa” ou “filho” tem a função de dispersar.

“Shiatsu dos Pés Descalços” de ShizukoYamamoto
Utiliza predominantemente os pés, como recurso de trabalho sobre as regiões dorsais e dos membros. A pisada total, denominação da manobra realizada com os dois pés, requer conhecimentos e experiência sobre as patologias da coluna, precauções e condições especiais para a sua realização. Normalmente é utilizada em adultos sadios. A pisada parcial pode ser utilizada com certos cuidados, com o terapeuta apoiando o peso do seu corpo no pé colocado no chão enquanto o outro executa a estimulação. Mobiliza uma maior acção de gravidade e é feita num ritmo mais lento, em relação ao “Shiatsu Tradicional”, dessa forma estimula as zonas mais profundas, tem uma acção dispersiva e relaxante.


Ohashiatsu” de Wataru Ohashi foi desenvolvido nos anos 70
Este método de terapia é baseado se nos ensinamentos da medicina oriental, na teoria dos meridianos, na Cineosiologia e na educação corporal. É um método natural de cura, que combina técnicas de toque, alongamentos, exercícios suaves e de meditação, usados para aliviar a tensão, a fadiga, para induzir a um estado de harmonia e paz, tanto para aquele que recebe a aplicação quanto aquele que a aplica. O praticante avalia a pessoa sentindo-lhe o Hara (localizado no abdómen), em seguida, com movimentos naturais, contínuos e fluidos, trabalha ao longo dos canais energéticos do corpo. É um método natural de cura, não só para aquele que recebe o tratamento mas para aquele que o aplica. Esta terapia facilita a circulação da energia através do organismo, promove a harmonia e o equilíbrio, mantém saudável o corpo, a mente e o espírito.

“Watsu®”ou “Water Shiatsu” foi desenvolvido na Califórnia por Harold Dull
É uma forma de relaxamento feito em água morna (34 a 36º), na altura do peito, onde o terapeuta executa alongamentos, adaptados do Zen Shiatsu, enquanto o aluno, apoiado sobre os seus braços, fica em total relaxamento e em flutuação. Os alongamentos passivos feitos pelo terapeuta fazem com que os níveis de flexibilidade do aluno sejam melhorados, embora, com menor eficácia do que se fossem feitos activamente por ele, pois não há no primeiro caso um ponto de fixação.
As sessões são amplamente indicadas em casos de depressão, stress, insónias e problemas musculares. Alguns dizem ser o relaxamento tão intenso que o aluno tem lembranças do aconchego do útero materno. Este tipo de terapia não só beneficia quem recebe, mas também quem dá, tamanho é o envolvimento do terapeuta com o aluno. A diferença do Zen-Shiatsu para a Watsu® é que a primeira, fundamenta-se na pressão dos dedos e cotovelos em pontos de tensão do corpo, dando prioridade ao toque do terapeuta e na segunda, é a liberdade de movimentos e as torções realizadas dentro da água que dão leveza física e paz.

Harold Dull o Mestre de “Zen- Shiatsu” que desenvolveu o “Tantra Shiatsu”e o “Watsu®”

O “Tantra Shiatsu” é uma evolução do “Zen- Shiatsu”que é a base das suas teorias. O paciente é tratado “como um bebé”. É colocado “no colo” de várias maneiras e amparado pelo corpo do terapeuta durante todo o desenrolar da técnica. O corpo deste é o elemento “mãe”, dá apoio e suporte ao paciente enquanto os seus pontos e meridianos são trabalhados através de toques, alongamentos e pressões. É uma técnica muito suave, além dos meridianos, utiliza os Chakras (centros vitais de energia). Através de toques suaves canaliza e activa a energia desses centros, ajudando o paciente a tomar consciência deles e a encontrar o seu equilíbrio.

No comments: