Sunday 15 June 2008

Outros caminhos para a cura



Cada vez mais pessoas procuram ajuda em técnicas da medicina complementar ou alternativa como a Acupunctura, o Shiatsu, a Homeopatia e os Florais



A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que um em cada cinco habitantes do planeta procura assistência médica em terapias não-convencionais.
Ou seja, busca ajuda em massagens, chás, luzes, cores, aromas e outras opções oferecidas pela chamada medicina alternativa.
Essa procura tão expressiva é reflexo da insatisfação com a medicina tradicional.
É compreensível.

Baseada na administração de remédios - eficazes, é verdade - mas que muitas vezes apresentam efeitos colaterais tão incómodos quanto os males que combatem, a medicina ocidental também costuma pecar pela falta de cuidado na relação médico-paciente.
Isso sem falar da resistência que muitos especialistas ainda manifestam quando se trata de avaliar a importância das emoções no desenvolvimento de muitas doenças.

Na medicina complementar, em geral os remédios não apresentam efeitos colaterais.
Os especialistas se dispõem a ouvir um pouco da história de cada um.
Afinal, eles acreditam que corpo, mente e alma não podem ser separados em compartimentos que não se misturam.
E, embora a ciência tradicional ainda não tenha confirmado a eficácia de várias dessas técnicas, a prática mostra que muitas, de fato, funcionam.

Conheça a seguir opções oferecidas por algumas delas para amenizar males comuns do corpo feminino.



Stress

FLORAIS: A combinação do Olive com o Rescue Remedy alivia a tensão. O primeiro funciona como tônico revitalizante, recuperando a força física esgotada pelo stress, enquanto o Rescue Remedy tem efeito tranqüilizador.

FITOTERAPIA: É empregada a raiz da erva kava-kava: (Piper methysticum) sob a forma de cápsula. A planta tem ação contra a ansiedade e a depressão e não causa dependência nem sedação.

SHIATSU: A massagem desfaz a tensão muscular acumulada e reequilibra os fluxos de energia dentro do organismo.





Insónia

AROMATERAPIA: Uma gota de óleo de lavanda no travesseiro é suficiente. O aroma aumentaria a produção de melatonina, hormônio relacionado ao sono.

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA: Segundo a técnica, a insônia é causada por distúrbios da mente, problemas na corrente sanguínea ou por deficiência de energia. A fórmula magistral chinesa "Suan Zao Ren Tang" harmoniza a mente, ajuda a irrigação sanguínea e a circulação de energia.

ACUPUNTURA: O tratamento estimula os pontos relacionados com o fígado (responsável pela irritabilidade e pelo ódio), com o rim (ligado ao medo e à angústia) e com o baço (vinculado à preocupação e à culpa). Esses sentimentos, de acordo com a técnica, estão ligados à insónia.


Prisão de ventre

CROMOTERAPIA: A cor indicada é o amarelo, que atuaria como ativador energético das funções peristálticas.

FITOTERAPIA: As ervas mais apropriadas são a cáscara-sagrada (Rhamnus purshiana) e o sene (Cassia sp). Elas têm substâncias que aumentam os movimentos peristálticos e diluem o conteúdo intestinal. É contra-indicado na menstruação e em caso de hemorróidas.

REFLEXOLOGIA: É preciso massajar os pontos reflexos das regiões afectadas, como intestino grosso e reto. Para garantir o bom suprimento de energia para os intestinos, estimulam-se pontos reflexos da parte inferior da coluna.


Cólica menstrual

CROMOTERAPIA: Há duas cores indicadas. O verde, que agiria sobre o aparelho reprodutor, sistema muscular e cardiovascular como energia dilatadora e antiinflamatória. E o azul, que teria efeito calmante e analgésico.

FITOTERAPIA: São indicados o funcho (Foeniculum vulgare) e anis-estrelado. O gengibre também pode ser usado sob a forma de pastilhas ou na alimentação

AROMATERAPIA: Indica-se o uso de óleo essencial de lavanda da seguinte forma: diluir dez gotas em dois litros de água quente, embeber um pano e aplicar a compressa quente sobre o ventre até que ela atinja a temperatura do corpo. Em seguida, repetir o processo. Habitualmente, 20 minutos são suficientes para amenizar as dores. O calor tem efeito relaxante e a lavanda atua sobre a musculatura exercendo um efeito analgésico.


Suor excessivo

ANTROPOSOFIA: Dependendo do caso, pode-se tratar com talcos à base de calêndula e de amido.

AROMATERAPIA: São indicados banhos quentes com uma mistura de dez gotas de palma rosa, uma colher de sopa de leite e uma colher de sopa de óleo de semente de uva, duas vezes por semana, durante um mês. O banho estimula a eliminação de toxinas que causam o problema.

CROMOTERAPIA:
O verde equilibra a transpiração e o rosa ajuda a eliminar as toxinas que causam o problema.


Corrimento vaginal

ANTROPOSOFIA: O odor indica patologia. Pode ser feito um tratamento local, com banho de assento de chá de camomila. Além disso, o tratamento pode ser feito utilizando-se ervas da família botânica das Labiatas, que incluem a manjerona, o manjericão e a tormentila. Mais conhecidas como temperos, essas ervas ajudam na digestão, evitando gases, distúrbios menstruais e estimulando o bom funcionamento do ovário.

FITOTERAPIA: São usadas as seguintes ervas: tanchagem (Plantago major), sálvia (Salvia officinalis), barbatimão (Stryphnodendron barbadetimam). Todas têm acção antimicrobiana e são usadas sob forma de banho de assento.

ACUPUNCTURA: Segundo a técnica, o corrimento ocorre quando há excesso de humidade no corpo. A má alimentação contribui para agravar este problema. É necessário estimular os pontos associados ao baço, que, quando perturbado, produz humidade excessiva, e também trabalhar os pontos dos rins, que, em caso de deficiência, não conseguem eliminar essa humidade.

Nota: A Homeopatia não é citada como tratamento em decorrência da avaliação médica dos sinais e sintomas do paciente, que alteram de um para outro, variando, desta forma, o medicamento a ser ministrado.

No comments: