Sunday 22 June 2008

Iridologia










IRIDOLOGIA
O que é a Iridologia?

Arnaldo Gauer define de uma forma maravilhosa a Iridologia.

“A íris é um sonho feito de luz.
Ela brilha com a saúde e turva-se com os açoites da enfermidade.
Na Mitologia, os gregos chamavam uma parte dos olhos de íris em homenagem a Íris, deusa do arco-íris e a mensageira das potências macrocósmicas ou dos deuses: Sol, Lua, Júpiter, Vénus, etc.
Tal macrocosmicidade não era algo isolado e independente, mas fazia parte de um todo, de um organismo cheio de vitalidade chamado Universo.
Existe um panteão cósmico do Universo, assim como existe um panteão individual: coração, cérebro, estômago, fígado, etc. E a íris do macro manifesta-se no micro como a íris do olho, que nos oferece as mensagens do panteão dos deuses microcósmicos.
Íris era tida, também, como a deusa da mutação e da morte, por isso os gregos consideravam essa parte dos olhos o reflexo das metamorfoses da vida ocorrentes com o passar dos anos.
Quanto mais irregularidades aparecerem no sedoso tecido da íris tanto menor será a resistência, menor a vitalidade, menor o valor da saúde e mais longe se estará da felicidade e do bem-estar.

Na abordagem dos olhos abrem-se as portas dos segredos da saúde e da doença.
Várias são as passagens e sistemas pelos quais poderemos sondar as suas misteriosas entranhas:
A Iridiagnose, que estuda os órgãos; O método Ray Id, que estuda o comportamento; A Iridossomatologia, que estuda a funções e mede o valor da saúde;
O exame de fundo de olho, que analisa a integridade de retina. È bom lembrar que filamentos nervosos da retina estendem-se pelo corpo ciliar e chegaram até a íris. Daí a íris ser considerada – na superfície – a extensão da retina – no fundo.

Esses sistemas de aproximação diagnóstica tendem a constituir-se num sistema único e universal.Deixando de lado as distorções, a Irisdiagnose permite-nos ler nos olhos saúde ou doença. Detectar distúrbios em evolução e, precocemente, proceder clinicamente para que tal distúrbio não evolua para essa ou aquela patologia.”

No comments: