Wednesday 25 June 2008

O Tomate tem propriedades anti-cancerígenas.


SABIA QUE O TOMATE TEM PROPRIEDADES ANTI CANCERÍGENAS?


Quem imaginaria que o tomate e os seus derivados como molhos, sumos, entre outros, utilizados no preparo de deliciosas receitas, poderia reduzir o risco de vários tipos de cancro?
É verdade!
Todos esses produtos são ricos em licopeno, o componente que dá a cor vermelha ao tomate que para o bem da saúde de todos nós, tem propriedades anti cancerígenas.

O licopeno é um carotenóide e como todos carotenóides funciona como um poderoso antioxidante que age na neutralização de radicais livres, proporcionando protecção contra danos oxidativos, além de estimular a função do sistema imunológico.

Entretanto, na nutrição humana, até recentemente, tem sido dada uma atenção especial para aqueles carotenóides com actividade pró-vitamina A, como o alfa-caroteno e o beta-caroteno.

Somente agora o licopeno tem merecido destaque, sendo considerado o carotenóide mais promissor para a nutrição e saúde humana, apresentando uma actividade antioxidante dez vezes maior que o beta-caroteno

O Tomate é um alimento rico em vitaminas A, B e C, além de ser um excelente tempero e ter funções que podem ser administradas como remédios.

Como benefícios o tomate traz a estimulação da secreção gástrica e da acção depurativa do sangue, é auxiliar em tratamento de pele, gota, reumatismo, astenia e prisão de ventre.

Favorece o crescimento e a ossificação, além de ser auxiliar contra as infecções bacterianas, perturbações digestivas e pulmonares.

É eficaz em tratamentos contra a caspa e queda de cabelos.

No caso de queimaduras de Sol, o sumo de tomate pode ser passado no local várias vezes por dia.

Algumas pesquisas dizem que o tomate pode ser auxiliar na prevenção de doenças cardíacas, já que uma substância que envolve as suas sementes é muito eficaz no impedimento de formação de coágulos.

Os tomates são as fontes alimentares mais ricas em anticoagulantes.

O tratamento de cálculos renais pode ser auxiliado por chá de tomateiro, pois este chá tem a propriedade de eliminar o ácido úrico, e sendo diurético auxilia na eliminação dos cálculos renais.

No comments: