Tuesday, 10 June 2008

Reflexologia Podal



A Reflexologia Podal é uma das práticas terapêuticas energéticas, que trabalham a saúde do indivíduo através do estabelecimento de uma boa circulação de energia.
Para a medicina oriental, saúde significa equilíbrio, harmonia.

O nome Reflexologia acabou nomeando esta prática de forma um pouco equivocada.
Reflexologia deveria ser o nome do estudo dedicado ao aprimoramento da Reflexoterapia ou Reflexoestimulação, uma vez que o termo grego, logia, significa estudo.
A partir do conhecimento de que algumas partes do corpo representavam o todo, e que essas partes, quando estimuladas, reflectiam em outras de forma reflexa, nasceu a Reflexologia.

O objectivo desse estudo foi o de descobrir como estimular as mais diversas partes do corpo através de corpúsculos como, por exemplo, da orelha e dos pés. Tá difícil?? Bom, uma pequena história da Reflexologia ocidental vai ajudar.

"Era uma vez uma fisioterapeuta que em um dia de sol no Vietname observou aqueles magros homens de olhinhos puxados (vietnamitas) apertarem os pés dos doentes. Muito curiosa, resolveu investigar. Como trabalhava no hospital de guerra, foi até um soldado em melhores condições e o encheu de eléctrodos em todos os órgãos, depois começou a apertar diversas partes do pé do soldado e anotar os resultados. Repetiu esta operação várias vezes e isto foi considerado uma prática de Reflexologia. Daí nasceu o mapa ocidental da Reflexologia, ou melhor, o mapa ocidental para Reflexoterapia, certo?"

Muitos outros estudos já haviam feito teorias a respeito da influência que podemos exercer no corpo através de estímulos no pé, como a zonoterapia, desenvolvida pelo doutor William Fitzgerald, que divide o corpo em dez fatias verticais por um perfil do corpo humano em pé e de frente.

Veja se dá para entender: o dedo grande do pé está na zona do nariz, e o dedinho do pé na zona da orelha. O importante é compreender que a Reflexologia surgiu similarmente no ocidente e no oriente, sem contar que já era usada no antigo Egipto, nas tribos americanas antigas e sabe-se lá onde mais. E por que usar a Reflexoterapia, ao invés de ir directo ao ponto?
Essa pergunta poderia “render muito pano para mangas”, como se costuma dizer.
Pode-se dizer que se tornou uma terapia autónoma pela eficiência, demonstrando bons resultados.

Na medicina chinesa usou-se o estímulo por meio do reflexo para chamar a atenção do corpo para uma área que não poderia ser directamente tocada por conta de uma inflamação; depois foram surgindo clínicas exclusivas de Reflexologia Podal. Bons resultados foram enaltecendo a prática.

No ocidente essa terapia também surgiu separada e foi difundida nos meios alternativos. E por aí foi sobrevivendo e crescendo a "Reflexologia Podal", um tipo de massagem nos pés dentro de uma técnica que gera um grande efeito terapêutico.

Segue abaixo alguns dos benefícios que a REFLEXOLOGIA pode lhe proporcionar:

*Apneia do sono.
*Alivio de dores de cabeça frequente.
*Dores nas costas e pescoço.
*Artrite e reumatismo.
*Falta de energia ou fadiga física e mental.
*Asma.
*Bronquite.
*Distúrbios oculares ou zumbidos nos ouvidos.
*Retenção de líquidos.
*Dor de estômago, prisão de ventre e obstipação.
*Dor ciática, lombar, dorsal e cervical.
*Cãimbras.
*Ansiedade, depressão e insónia.
*Alívio nas doenças crónicas.
Além de proporcionar um grande relaxamento físico e mental, a REFLEXOLOGIA liberta as endorfinas, que são os químicos corporais que fazem uma pessoa sentir-se bem.

No comments: