Friday 13 June 2008

Florais de Bach X Homeopatia


Num contexto em que o stress, violência e a competitividade fazem parte da rotina das pessoas, as terapias alternativas tornam-se uma válvula de escape e são cada vez mais requisitadas.

É o caso dos Florais de Bach, terapia criada a partir da essência de 38 flores que busca equilibrar as emoções e trazer o bem-estar físico.


Os florais são preparados líquidos naturais feitos a partir de flores de arbustos e árvores silvestres.

Não contém químicos e podem ser usados por todo o tipo de pessoa, inclusive bebes.

Animais e plantas também são beneficiados pelo uso das essências.


As essências são recomendadas para sintomas emocionais, como ansiedade e dor de cabeça. Essas indisposições podem reflectir na saúde física, causando as chamadas doenças psicossomáticas.

Os florais são coadjuvantes num tratamento médico.

Se uma pessoa sofre de gastrite, ela precisa procurar um especialista.

Nós vamos tratar os factores emocionais que a levaram a aumentar a acidez no estômago, geralmente a ansiedade e o nervosismo.


Os florais são também preventivos.

Não precisa chegar ao desequilíbrio para tomá-los. Segundo os terapeutas, não há contra indicações para os Florais de Bach e eles não causam dependência química.


A terapia foi criada em 1928 pelo médico inglês Edward Bach, que descobriu que flores e plantas têm características semelhantes aos humanos, no entanto, elas mesmas produzem antídotos para os seus problemas:

Se uma pessoa é impaciente, vai tomar uma essência para relaxar que foi produzida pelo próprio vegetal para fazer efeito nele mesmo.

Para o problema específico de cada pessoa, é indicado um tipo ou uma combinação de florais.

Ao todo, podem ser combinadas, no máximo, seis essências.


Auto-conhecimento e transformação mais do que auto-ajuda, a terapia dos florais é auto-conhecimento.


O paciente tem que saber ou descobrir o que o faz sofrer.

A terapia dos florais tem um poder de transformação:

A pessoa busca tornar positivo tudo o que tem de negativo. Isso já vale a terapia.



Homeopatia X Florais de Bach

Os Florais de Bach - preparados líquidos e naturais, feitos a partir de flores de arbustos e árvores silvestres - não são iguais aos remédios homeopáticos. Veja as diferenças:


• Na Homeopatia, forma terapêutico-médica de tratamento que estuda o corpo como um todo e não trata as doenças ou sintomas isoladamente, há vários níveis de diluições de remédios. Nas essências florais, há somente um nível de diluição;


• A Homeopatia trabalha com os três reinos: mineral, vegetal e animal. As essências florais trabalham apenas com o reino vegetal;


• A Homeopatia pode agir no físico, no mental e no emocional. As essências florais actuam especificamente no emocional (reflectindo em outros corpos ou níveis).


• Os remédios homeopáticos são prescritos pelo princípio da semelhança. Por exemplo: o veneno de abelha (apitoxina) causa inchaço e irritação na pele e é usado homeopaticamente para tratar sintomas parecidos, como alergia.


Já a prescrição dos Florais de Bach é mais intuitiva.

O terapeuta tem que detectar o problema emocional do paciente, para receitar os florais.

No comments: