O tomilho possui todas as propriedades terapêuticas do serpão, com uma acção mais eficaz; a relação das suas propriedades medicinais é extensa. A dificuldade no seu uso não reside em saber quais os casos em que deve ser utilizado, mas em saber controlar as doses e a duração do tratamento.
Com efeito, o tomilho contém substâncias bastante activas, de entre as quais se salientam dois fenóis: um deles, o timol, anti-séptico, anti-espasmódico e vermífugo, faz parte da preparação de numerosos medicamentos comuns para usos internos e externos (é também um dos ingredientes utilizados pelos embalsamadores modernos); o outro, o carvacrol, é um anti-séptico muito utilizado em perfumaria.
Em Fitoterapia, utilizam-se as sumidades floridas, que podem ser colhidas a partir do mês de Abril e durante o Verão.
Habitat e distribuição
O tomilho é originário da bacia mediterrânica ocidental; encontra-se abundantemente em todo o Sul de França, Espanha, Portugal e Itália, nas colinas áridas onde as suas moitas lenhosas e baixas com folhas permanentes verdes exalam ao sol o seu aroma. Faz parte, além do loureiro, do tradicional ramo de cheiros utilizados em culinária; o café e o chá podem ser agradavelmente substituídos por uma infusão de tomilho. Tem cheiro aromático e sabor amargo.
Componentes:
Óleo essencial, álcoois, hidrocarbonetos, resina, tanino, saponósido.
Propriedades
Anti-espasmódico, anti-séptico, aperitivo, tónico, aperitivo.
Uso Tradicional
Tosse, apetite, astenia.
Uma mão cheia de tomilho
Um litro de água
Processo infusão
Temperatura da água 75ºC
Descrição
Apresenta cor verde vivaz, emana um aroma balsâmico e oferece um misto de sabores.
Prazo de validade
Conserva-se cerca de 15 minutos.
Prescrição
Bebe-se uma a duas taças de preferência em jejum e no intervalo das refeições até ao meio da tarde. Na totalidade, pode beber-se um litro, diariamente.
Virtudes
Este chá tem uma acção revigorante, que se manifesta de imediato com aumento de vitalidade. É muito eficaz na prevenção ou no tratamento de infecção das vias respiratórias (gripes, catarros e tosse), gastrites, meteorismo, dores e espasmos do tubo digestivo. Aumenta a diurese e contribui para a redução de edemas e de celulite.
Para se obter melhores resultados, utiliza-se no tratamento interno e externo, simultaneamente.
Uso Externo
Este chá aplica-se directamente no tecido cutâneo ou em compressas. Para suavizar e tonificar a pele, aplica-se com a nossa própria mão, pressionando suavemente de modo a facilitar a sua absorção.
Para aliviar dores, reduzir edemas e celulite, a aplicação de compressas revela-se mais eficaz. A sua pratica continuada, durante 5 dias consecutivos, ajuda a melhorar a tonicidade e pode contribuir também para aliviar o cansaço provocado pela astenia nervosa. Decorridos três a cinco dias a peculiar fragrância do tomilho vai imprimindo-se no tecido cutâneo, começando a fazer parte da nossa natureza.
Cuidados a ter na utilização
Pela sua acção revigorante pode provocar subida da tensão arterial.
Em caso de doença ou de medicação, deve consultar o médico assistente.
Culinária
Esta planta é muito utilizada na zona mediterrânica nas receitas de aves e caça e na preparação de molhos, é ideal para substituir o sal em excesso que tantas vezes consumimos.
Curiosidades
Esta erva aromática que nos habituámos a associar à pizza, possui propriedades insuspeitas. Diz-se que a sua infusão, tal como a da salsa, quando passada pelo cabelo e deixada a repousar durante 15 minutos, fortalece a raiz e diminui a queda do cabelo.
O tomilho era ainda muito apreciado como estimulante do apetite sexual. Os lençóis da cama dos amantes deveriam ser enxaguados com água misturada com chá bem forte de tomilho!
1 comment:
obrigado pelo seu texto sobre o tomilho, está tudo muito bem explicadinho, desconhecia o seu blog, e só cheguei até aqui porque estava a pesquisar sobre chá de tomilho. Com toda a certeza um blog interessante que vou passar a visitar.
margarida
Post a Comment