Saturday 30 May 2009

Lançamento do livro “Não me tirem o útero!” em Caldas da Rainha


Hoje sábado, 30 de  Maio, a Comunidade de Leitores das Caldas da Rainha vai promover o lançamento nacional do último livro do escritor e jornalista Pedro Laranjeira, intitulado “Não me tirem o útero!...”. Esta iniciativa está agendada para as 15h30, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, e contará com a presença do cientista português João Martins Pisco, pioneiro a nível mundial de um tratamento de miomas uterinos, que evita a cirurgia e permite que a mulher continue a ter filhos. Estarão também presentes algumas mulheres que se submeteram a esta nova terapia e se disponibilizam a prestar publicamente os seus testemunhos.

A importância deste novo tratamento resulta do facto de um terço das mulheres em idade fértil ser atingido por este problema, pelo que milhões de doentes, em todo o mundo, poderão beneficiar desta nova terapia. Em Portugal são operadas, anualmente, mais de 10 mil mulheres com problemas uterinos, das quais cerca de 4 mil poderão passar a beneficiar deste novo tratamento, que não é uma medicina alternativa, mas medicina pura, no sentido convencional do termo.

Profusamente ilustrado, o livro é construído de uma forma coloquial, sem a hermética terminologia médica, o que o torna acessível a todos os níveis de cultura do público leitor. Contém, também, várias fotografias de bebés que nasceram após a aplicação desta nova terapia criada por João Martins Pisco. A obra foi apresentada primeiramente à Comunidade Científica, em Lisboa, na Escola Superior de Tecnologia de Saúde, no passado dia 28 de Março, num Congresso Médico Internacional com a presença de especialistas de renome, vindos de vários países como, Brasil, Estados Unidos, França, Holanda e Índia, com o objectivo de conhecer e poder aplicar esta nova terapia. 

Na sequência deste Congresso Internacional, outros especialistas de todo o mundo têm vindo a colher mais informação junto de João Martins Pisco e, nos últimos dias, um grande grupo empresarial, norte-americano, ligado à Medicina, iniciou negociações com o autor do livro, no sentido de ser publicado em todo o país, não apenas em inglês, mas para atingir a máxima divulgação, também em francês, alemão, espanhol, italiano e mandarim.


João Martins Pisco
Director do Serviço Universitário de Radiologia do Hospital de Pulido Valente, Lisboa. 
Professor Catedrático de Medicina da Imagem da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

No comments: