Saturday 13 September 2008

Alimentos afrodisíacos - Condimentos


CONDIMENTOS

Açafrão:
Possui propriedades estimulantes das zonas eróticas. Os estudos têm provado que existem efeitos similares aos das hormonas. Especiaria vermelho-alaranjada, perfeita no uso com mariscos. Tradicionalmente utilizada em Espanha, em pratos com frutos do mar como a Paella, por exemplo. No Oriente é muito utilizado como estimulante. Atenção ao seu consumo: doses excessivas provocam risadas incontroláveis.

Açafrão-da-Índia:
Possui um gosto um pouco amargo. Deve ser usado moderadamente, porque pode encobrir os outros sabores.É a especiaria mais cara do mundo, muito por culpa de na Índia ter a fama de possuir efeitos estimulantes a nível sexual. Somente o açafrão oriundo da planta asiática (crocus sativus) possui um poder especial sobre a libido masculina.

Alcaparras:
Frutos redondos e pequenos, de sabor muito forte, que acompanha o peixe.

Anis:

É uma planta de flores brancas e sementes pequenas e aromáticas. Confeitos, xaropes, essências, temperos e licores podem ser feitos com esse ingrediente.

Baunilha:

Possui efeitos eufóricos e pode ser consumida a vontade. Combate a astenia sexual, agindo no sistema nervoso central e, por meio do seu odor, age indirectamente como estimulante sexual. Tempero indispensável para doces, bolos, sorvetes, cremes, café, chocolate, etc. Vem em estojos (ou cápsulas), extracto ou essência. Se puder escolher, evite a baunilha sintética, de sabor grosseiro e às vezes tóxica.

Borragem:
Usa-se para cozinhar carnes e peixes, assim como em saladas...

Canela:
Extraída da casca da árvore da canela. É usada em lascas e em pó. Coloca-se em doces mas também em carnes e diferentes tipos de carril, na Ásia e no Oriente Médio.

Cardamomo:
Pode ser vendido em sementes, que são moídas para cozinhar, ou em pó, que perde o aroma rapidamente. Nos países árabes é colocado no café para enriquecer o sabor e estimular a benevolência entre os amigos. As sementes são mastigadas para refrescar a boca.

Caril:

Não é uma especiaria mas uma mistura de várias especiarias: coentro, cardamomo, pimenta cayenna, pimenta, gengibre, canela, sementes de mostarda, açafrão-da-índia etc.

Chocolate - cacau
Pesquisas demonstram que o consumo de chocolate liberta endorfinas e cria uma sensação de bem-estar. Outros estudos têm tentado atribuir propriedades excitantes aos componentes do chocolate.

Cominhos:
O seu óleo é utilizado em loções balsâmicas e filtros de amor. Na culinária é empregado no tempero de lentilhas e feijões.

Cravo-da-índia
É um dos mais potentes afrodisíacos naturais. Além disso, é muito eficaz para combater o cansaço mental, como também a perda de memória. Usado nas sobremesas, carnes e presunto, para dar um toque especial.

Coentro
As suas sementes secas tem efeitos eufóricos, especialmente nas mulheres. É utilizado em infusões com vinho. Todavia recomenda-se aos homens para não abusarem desta substância, pois neles, pode causar efeitos opostos.

Endro:

As folhas e sementes são usadas sobretudo no peixe. As sementes, colocadas numa garrafa de óleo ou vinagre , aromatizam delicadamente.

Erva-cidreira:
Serve para maionese, receitas com queijo fresco e creme, molhos, saladas e algumas sobremesas de frutas. Usado também como chá para alivio de dores menstruais e indisposição do estômago.

Estragão:

Utilizado em carnes. É melhor quando fresco.

Gengibre:
O seu sabor é característico, aroma forte, pungente e um pouco picante.O gengibre possui propriedades estimulantes que ajudam a tornar o sangue mais líquido, contribuindo para aumentar e prolongar a função eréctil.É utilizado em bebidas destinadas a despertar a sensibilidade. Ingerido com moderação, em dose excessiva, irrita o intestino. Pode ser adquirido em pó, xarope e como raiz fresca. O seu sabor característico é um pouco picante. Muito utilizado na cozinha japonesa, mas também em comidas exóticas e no preparo de sobremesas.

Hortelã:
O seu sabor fresco é bastante popular em doces e bebidas. Também é usado em muitos pratos de diferentes origens. Em Inglaterra acompanha o cordeiro, entre os árabes, as carnes variadas.

Jasmim
Essa deliciosa flor é cultivada no mundo inteiro, mas é principalmente o jasmim espanhol a ser utilizado para aromatizar licores. Atenção: as sementes de jasmim são venenosas.

Lavanda:
As sementes aromatizam perfumes e sabonetes. Realçam a sopa, que terá de ser coada antes de servida.

Louro:
Na comida o louro é usado em pouca quantidade, só uma folha pequena ou média, porque tem um sabor muito forte, um pouco amargo.

Manjericão:
Produz mais efeito quando fresco e é usado nos pratos mais variados.

Mostarda:
Estimula a acção das glândulas sexuais. Existem três qualidades de mostarda: preta, branca e amarela, proveniente da Índia. A mostarda conheceu um notável sucesso na Idade Média. Pode ser comprado em semente, em pó e preparada.

Noz-moscada:
Não é particularmente eficaz para as mulheres, mas para os homens tem a reputação de ser a melhor aliada. Provém da ilha de Banda, na Indonésia. É uma noz dura usada para aromatizar doces e sobremesas, mas que também realça o sabor de alguns vegetais, como o espinafre e as carnes suaves.

Oregão:
Em infusão é um bom agente excitante. Típico da cozinha mediterrânica, possui aroma e sabor forte.

Pimenta:

Picante e ardida, acentua o sabor dos alimentos.

Pimenta de Cayenna:
Contém uma grande quantidade de vitamina C. É também um agente excitante que estimula a circulação. O pequeno chili vermelho ou verde mexicano possui as mesmas qualidades. Feita a partir do pimentão vermelho, seco e moído, é a base da paprica, da pimenta em pó, do tabasco e da santaka no Japão. Usa-se em pouca quantidade, para dar cor, sabor e um toque picante.

Salsa:

Existem mais de trinta variedades comestíveis. Usa-se em carnes, peixes, saladas, etc. A sua frescura alivia o hálito de cebola ou alho.

Sálvia:
Tem aroma muito penetrante e deve ser usada com moderação.
A carne de porco e as aves de caça são bem acompanhadas com esse tempero, que aprimora o sabor.

Sementes de sésamo
Estas sementes minúsculas incluem oito nutrientes «sensuais»: cálcio, ferro, magnésio, ácidos gordos essenciais ómega 3 e ómega 6, selénio, zinco e vitamina E. A fim de libertar os seus minerais essenciais, triture-as por breves instantes, num robô de cozinha.

Tomilho:
Erva que fornece óleo de poder anti-séptico. Da mesma erva igualmente obtêm-se um tónico nervoso com efeitos afrodisíacos. É ainda um bom purificador para o corpo.
Utilizado no preparo de vários molhos com vinho tinto. Acompanha as carnes vermelhas e é indispensável nos patês.

No comments: