Wednesday 17 September 2008

O real poder dos alimentos afrodisíacos


Saiba quais os alimentos que realmente estimulam o desejo sexual, aumentando a produção da hormona testosterona, decisivo na libido

*Sheila Pasquarell

A palavra “afrodisíaco” tem origem no grego aphrodisiakos e faz referência à deusa do amor, Afrodite. Afrodisíacos são agentes químicos ou odores que estimulam o desejo sexual ou elevam a potência masculina. Um prato bem arranjado e apetitoso à percepção de seus odores e a sua degustação tende a gerar um estado de euforia, capaz de conduzir ou resultar em ampliação do desejo sexual. Uma comida gostosa e saudável, preparada com especiarias, pode sim estimular a paixão.

Estes alimentos estimulam o desejo sexual ou elevam a potência masculina e garantem excelentes resultados

Alguns deles podem reacender a chama de uma velha paixão e só fica de fora quem quer, pois eles podem estar na mais requintada ou simples comida preparada.

Algumas especiarias podem ser usadas para estimular o apetite sexual por produzirem odores estimulantes do apetite e criarem um clima no ambiente. São elas: açafrão, cravo, noz-moscada, pimentas de vários tipos, gengibre, tomilho, ginseng, canela, aipo, mostarda, coentro, jasmim e almíscar (espalhando-se o pó sobre a comida).

Para si esses alimentos podem ser apenas especiarias, mas para seu organismo é um “prato cheio”, capaz de conduzir ou resultar em ampliação do desejo sexual. Essas especiarias ainda trazem a vantagem de não conter calorias. Com elas, é possível fazer pratos light e saborosos.

Um cardápio apetitoso feito com um punhado de nozes como aperitivo, ostras no prato principal e uma torta de chocolate de sobremesa, seria algo romântico não é mesmo? Claro! Pode não perceber, mas por trás desse delicioso cardápio estão escondidas muita energia e disposição para a noite toda.

Há alimentos que aumentam a produção, tanto dos espermatozóides e da testosterona (hormona decisiva na libido) como da secreção lubrificante vaginal, estimulando ainda mais a vida sexual dos casais. É o caso das ostras frescas, um alimento energético, que têm fósforo, iodo, zinco e contêm pouca gordura. Isso aumenta a disposição para o sexo.

No caso do ovo de codorniz, um mito popular, é um alimento riquíssimo em proteínas, possui grande quantidade de vitamina B1 e B2, ferro, manganês, cobre, fósforo e cálcio, tem baixa taxa de colesterol, mas não possui nenhuma substância que potencialize o apetite sexual.

Já o amendoim, outro mito, é um alimento altamente energético, de alto valor calórico, por ser uma oleaginosa, e contém grande quantidade de vitamina B3, que colabora para a vasodilatação sanguínea, por isso é relacionado ao aumento da libido e do apetite sexual.

Para uma vida sexual activa é preciso conciliar a prática de actividades físicas a uma alimentação equilibrada que evite açúcar e gorduras saturadas e contenha hidratos de carbono, de preferência massas preparadas com farinhas integrais, sem deixar de lado proteínas como as carnes magras, peixes, frango sem pele, a clara do ovo bem cozida (sem a gema). Sem esquecer das frutas, vegetais folhosos e legumes.

Recomenda-se no mínimo cinco refeições, pois o jejum prolongado leva à hipotensão (pressão baixa), hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), fadiga e desânimo. O poder afrodisíaco dos alimentos também está na combinação de cores e aromas. Com um pouco de imaginação e criatividade, o resultado com certeza é garantido. A vida sexual agradece!!!

* Sheila Pasquarelli é nutricionista, coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Santa Helena/ Unimed Paulistana

No comments: