Monday 1 September 2008

Os Princípios do Reiki




“A cura mais importante é a do espírito.”

Só por hoje, não me irrito.
Só por hoje, não me preocupo.
Só por hoje, trabalho honestamente.
Só por hoje, mostro-me grato por tudo.
Só por hoje, respeito todos os seres vivos.


Hoje e sempre!!!



"por Sofia Morgado: Tenho constatado que as pessoas têm uma ideia geral que Reiki é apenas uma terapia, em que consultamos alguém que nos coloca as mãos sobre o corpo para curar alguma maleita...

Mas não é bem assim. Reiki é um sistema de cura, sim. É uma terapia. Mas não necessariamente aplicada aos outros ou pelos outros, ou apenas isso.

Reiki não é uma religião. É ainda mais antigo que todas as religiões.
Se o tivesse de catalogar de alguma forma, diria que o Reiki é uma filosofia. O Reiki é no fundo uma forma de estar e passa por mais do que a simples imposição de mãos. Reiki é, como o seu nome diz, energia universal. Energia essa que pode ser aproveitada da melhor forma ou não, conscientemente ou não.

E os princípios do Reiki, onde ficam? Serão tão difíceis assim de colocar em prática? Porque existem muitos reikianos, por assim dizer, que dizem que um verdadeiro reikiano não faria isto ou aquilo, falando dos outros.

Porque será que achamos e tornamos tão difícil aquilo que é mais simples?

Os princípios do Reiki, embora não tendo sido criados por Usui, eram recitados pelo mesmo no início de todas as reuniões porque ele acreditava que estes mudam a mente e o corpo.

Só por hoje, não me irrito/aborreço.

A irritação e a raiva desarmonizam e criam doenças no corpo. Seria de grande sabedoria aprendermos a transformar estas energias, lidando construtivamente com elas.

Só por hoje, não me preocupo.

"Preocupar-se é esquecer que há um propósito divino universal em tudo o que acontece", foi o que aprendi e continuo a aprender. Não adianta lamentarmos o que passou ou nos preocuparmos com o que poderá vir. O passado foi criado conforme o que dispúnhamos então e o futuro criamo-lo neste momento. E a cada passo dado com amor, benevolência e pureza de atitudes e pensamentos, só poderemos criar um futuro melhor. Tudo o que chega até nós e onde nós chegamos, nos traz algo de útil para a nossa caminhada.

Só por hoje, sou grato.
Quando tomamos a atitude da gratidão, sentindo-nos agradecidos por tudo o que recebemos e aquilo que confiamos nos ser fornecido a todo o momento, atrai a abundância porque a aceitamos como parte integrante da nossa vida e de tudo o que nos envolve. Se no nosso inconsciente acreditamos que não merecemos os bens e a riqueza, estaremos a bloquear o fluxo da abundância.

Só por hoje, trabalho arduamente/honestamente.

Se trabalharmos, assim como tudo o resto, honestamente e com consciência, estaremos antes de mais a aumentar o nosso amor próprio. Sentimo-nos bem com a vida e o que nos rodeia, o que irradiará harmonia na nossa vida.

Só por hoje, sou bondoso para com todos os seres vivos.
"Mostrar amor e respeito por todos os seres é amar e respeitar a nós mesmos." Somos todos um só. Somos todos parte da mesma energia. Porquê maltratarmo-nos? Porquê atrair vibrações mais baixas sendo mesquinhos e julgando os outros? Respeitemos o próximo, respeitemos a nossa própria condição. O uso deste princípio na nossa vida trará indubitavelmente a harmonia até nós. Será a própria criação.

Parece-me que vale bem a pena parar um pouco e meditar sobre estes princípios tão simples e, ao mesmo tempo, tão profundos.

O verdadeiro reikiano será aquele que aplica estes princípios no seu dia a dia, crendo no fluir da energia universal e aplicando-a em tudo o que faz.

Acha que é assim tão difícil fazê-lo? Já o experimentou? Experimente. Falo por mim também. Por vezes é difícil lidar com as energias que chegam até nós, mas há que aprender a tranformá-las e usá-las da melhor forma. Não podemos esperar que os outros o façam por nós.

Os outros são os espelhos que nos ajudam a ver como somos e por onde queremos seguir, pois é a nossa própria vibração que atrai ou repele as vibrações dos outros, tal como as cargas dos electrões, protões e neutrões.

"Nós somos os co-criadores da nossa vida, está na hora de assumir essa responsabilidade. "

No comments: