Thursday 4 September 2008

Ginkgo - (Ginkgo biloba)


Família: Ginkgoáceas

Habitat e distribuição: Árvore sagrada do Oriente, originária da China, Japão e Coreia, é cultivada em diversos países (China, França, e Sudoeste dos Estados Unidos da América.

Partes utilizadas: Folhas, frutos, sementes.

Constituintes:
Ginkgólidos, glicosídeos, heterósidos, flavonóides e bioflavonóides, proantocianidinas, glúcidos, ácidos gordos, fitosteróis, sesquiterpenos, saponinas, sitosterol, lactonas, luteolina, antocianina, minerais, quercetina, canferol, catequinas, taninos, alcalóides e esteróides.

Farmacologia e Actividade Biológica:
Aumenta a resistência dos capilares e a oxigenação dos tecidos, previne a peroxidação lipídica causada pelos radicais livres, evitando a perda de memória e a decadência das funções cognitivas. Aumenta a resistência e diminui a permeabilidade vascular. Acção vasodilatadora periférica, inibidora da agregação plaquetária.

Usos Etnomédicos e Médicos: Em casos de diminuição do rendimento intelectual. Perda de memória, zumbidos, dores de cabeça e ansiedade devido a insuficiência vascular cerebral dos idosos. Claudicação intermitente. Demência senil tipo Alzheimer. Prevenção da arteriosclerose e da formação de trombos. Útil em cardiopatias isquémicas e na diabetes mellitus nomeadamente nas complicações vasculares. Tem acção anti-inflamatória, anti-fúngica, antibacteriana, antidepressiva, anti-diabética, e é auxiliar no tratamento da sida impotência sexual, doenças vasculares, é vasodilatadora e adstringente.

Principais indicações: Nos sintomas ligados à insuficiência vascular cerebral ou periférica. Vertigens, acufenos, perturbações de memória, dificuldades de concentração e claudicação intermitente. Previne o envelhecimento, estimula a circulação sanguínea auxiliando no tratamento de impotência sexual e doenças vasculares. Tem acção de relaxar vasos sanguíneos e combater radicais livres. As suas sementes são empregadas como excelente remédio para tosse e bronquite. Tem acção comparada no transtorno da memória, sonolência e na activação da memória em idosos e capacidade de concentração em jovens. Contém substâncias estimulantes que melhoram o desempenho físico e intelectual que fica mais lento com a idade. Conduz oxigénio a mais para os pulmões, neurónios e as células do sistema nervoso. Seus princípios activos, diminuem os efeitos das doenças vasculares como arteriosclerose.


Contra indicações: Hipersensibilidade individual aos componentes do Ginkgo biloba. Interacção com terapêutica antiagregante plaquetária. Gravidez e aleitação.

Medicina Ayurvédica e Ginkgo biloba: Apesar da sua antiga herança asiática, o Ginkgo não foi descrito nos antigos textos Ayurvédicos. As suas propriedades são semelhantes às da Centella Asiática, uma erva Ayurvédica. O sabor predominantemente de extracto do Ginkgo é amargo, com um leve componente azedo. Pode equilibrar os três Doshas e possui um efeito refrescante sobre a fisiologia.

Curiosidades:
Ginkgo biloba
talvez seja a árvore mais antiga da Terra, tendo surgido há mais de duzentos milhões de anos. Encontrado anteriormente na América do Norte e Europa, sobreviveu apenas na China, após a pré-histórica idade do gelo. Apreciado pelas suas propriedades medicinais durante quase quinhentos anos, é agora uma das ervas mais populares na Europa e nos Estados Unidos. É uma planta citada na terapêutica chinesa há cerca de 2.800 anos A.C. É considerada sagrada pelos budistas. Pronunciada resistência a bactérias, vírus e radiações, sendo a primeira manifestação de vida ocorrida após a explosão da bomba atómica de Hiroshima. O nome Ginkgo originou-se das palavras japonesas “gin”, que significa “prata” e “kyo”, que significa “damasco”, é uma referência aos frutos comestíveis que surgem no Verão.

_____________________________________________________________________________________
Fonte: "Algumas das Plantas usadas em Fitoterapia"

Autora: Maria da Luz Cardoso

(Trabalho apresentado à ESMOT - Escola Superior de Medicina Oriental e Terapias - como requisito para o Curso de Acupunctura e Fitoterapia)
_____________________________________________________________________________________

1 comment:

Anonymous said...

Gostei muito de saber algo mais profundo sobre esta árvore. Há bastante tempo que procuro comprar uma, mas não consigo encontrar, talvez me possa ajudar.
O meu endereço é mtcorreialeite@gmail.com
Obrigada
Teresa