Monday 1 September 2008

Reiki



Não é fácil definir o que é o Reiki. Qualquer pessoa que o tente definir, decerto hesitará numa resposta pronta e objectiva.

Hawayo Takata, a senhora que «trouxe» o Reiki do Japão para o Ocidente, definia-o assim:
"Creio na existência de um Ser Supremo, no Absoluto Infinito, numa força dinâmica que governa o mundo e o Universo. É uma força espiritual invisível que vibra e que torna as outras forças insignificantes ao seu lado, e por isso é Absoluta.

Essa força é impenetrável, imensurável, e sendo uma Força Universal de Vida, é incompreensível ao homem. No entanto, cada ser vivente recebe as suas bênçãos diárias, esteja acordado ou a dormir.

Diferentes professores e mestres chamam-lhe Grande Alma, Força Universal de Vida ou Energia de Vida, pois quando é aplicada vitaliza o sistema interno; também lhe chamam Onda Celeste, porque alivia as dores e faz-nos entrar num estado de profunda sonolência como se estivéssemos sobre o efeito de anestésicos. É também chamada Onda Cósmica, porque irradia sensações de bem-estar, levando-nos a um estado de harmonia indescritível.

Eu chamo-a "Reiki", porque a estudei sob esta denominação. Reiki é como ondas que são transmitidas de maneira semelhante às ondas de rádio. Pode-se aplicar com eficácia tanto localmente como à distância, como que emitido por ondas curtas. Reiki não é electricidade, nem rádio, nem Raios X. Pode penetrar através de camadas finas de seda, linho, porcelana, chumbo, madeira ou aço, pois ela vem da Grande Alma, do Infinito.

A Energia Reiki não destrói células nem nervos, é absolutamente inofensiva e por isso é um tratamento prático e seguro. Por ser o Reiki uma Vibração Universal, este tratamento beneficia todos os seres vivos: aves, animais, plantas, assim como todos os seres humanos, sendo jovens e idosos, pobres ou ricos.

Deve-se aplicar e utilizar diariamente de forma preventiva. Deus deu-nos este corpo, um lugar para viver e o pão de cada dia. Fomos colocados no mundo com algum propósito e por ele devemos estar sadios e felizes. É o plano de Deus e Ele proporciona-nos tudo o que necessitamos.

Deu-nos as mãos para trabalhar e curar, para que conservemos a saúde física e mental, para que nos libertemos da ignorância e vivamos em um mundo iluminado, para que vivamos em harmonia connosco mesmo e com o próximo, e para que amemos todos os seres vivos.

Se aplicarmos estas regras diariamente, o nosso corpo responderá de uma forma que tudo o que queremos e desejamos conseguir neste mundo, estará ao nosso alcance. Saúde, felicidade e o caminho de uma longa vida, que todos buscamos. É a isso que designamos Perfeição".

Na verdade o Reiki vai muito para além daquilo que podemos compreender dele. Duma forma muito simples, poderíamos tentar defini-lo como…

Um método de cura natural que funciona através da imposição das mãos onde um terapeuta aplica Energia Vital Universal a um receptor, proporcionando-lhe um equilíbrio energético a todos os níveis (físico, emocional, mental e espiritual).

Muitas definições e tentativas de racionalização do que é o Reiki, foram já tentadas, no entanto, a melhor resposta e a melhor definição é aquela dada pelo ser humano ao receber a Luz do Reiki: "uma sensação indescritível" e por isso mesmo, não tem palavras.

Por fim, vejamos o que o Dr. Mikao Usui (fundador do Reiki), afirmava acerca da dádiva que deixou à humanidade:

"O Reiki é uma técnica de cura espiritual e cura energética. A cura espiritual proporciona o relembrar da consciência universal enquanto a cura energética remove os sintomas da mente que causam desordens a nível físico.

Quando as doenças físicas se manifestam, elas são acompanhadas de importantes mensagens para o desenvolvimento ou despertar espiritual da pessoa que as contrai. A cura energética, por si só, pode resolver desordens mentais que causam problemas a nível físico, contudo, a verdadeira cura não acontecerá a menos que se entenda a mensagem espiritual acoplada à desordem mental.

O Reiki traz harmonia ao lado energético, curando verdadeiramente a mente e o corpo, e proporcionando também mudanças ao nível da consciência."

Entrar no mundo do Reiki, é começar a viver uma aventura apaixonante de constantes auto-descobertas, sensações, sentimentos e emoções; é iluminar o Amor e a Compaixão que reside no coração de todos e compreender, como duma forma tão perfeita, Somos Todos Um!!!

No comments: