Sunday 14 September 2008

Catuaba (Eriotheca candolleana)


Catuaba

Nome científico:
Eriotheca candolleana.

Família:
Bombacaceae.

Sinónimos Botânicos:

Anemonaegma mirandum (Cham.) Mart ex DC, bignonia miranda, anemopaegma sessilifolium.

Constituintes químicos:
Alcalóide (semente a atropina e a ioimbina), substâncias amargas (catuabina), matérias aromáticas, taninos, resinas, lípidos.

Propriedades medicinais:
Ansiolítico, afrodisíaco, anti-sifilico, digestivo, diurético muito activo, estimulante geral, estimulante e tonificante do sistema nervoso, expectorante peitoral, tónico, vasodilatador.

Parte utilizada:

Folha, raiz e casca.

Contra indicações/cuidados:
Portadores de glaucoma tem que conferir a pressão ocular e evitar o uso contínuo da catuaba, pois ela pode aumentar o glaucoma. Paciente com pré-excitação ventricular, como no caso da síndrome de wolf-parkinson-wite, podem desenvolver taquicardia, pessoas sensíveis podem ter cefaleia por causa do ioimbina. Contra indicado para grávidas, recém-nascidos e crianças.

Modo de usar:
20g no vinho branco (pode misturar marapuana) deixar 7 dias e tomar um cálice nas refeições - estimulante geral e afrodisíaco. Ou 0,5 gramas três vezes ao dia: afrodisíaco, tonificante do sistema nervoso, doenças nervosas e emocionais, período de convalescença de doenças graves, dificuldade de raciocínio e concentração, impotência sexual.

Fonte: http://energiabrasileira.blogspot.com/

1 comment:

Anonymous said...

Gostaria de deixar claro, que a identificação botanica da espécie está incorreta, Eriotheca candolleana, pertence a familia Malvaceae, e a sinonimia aqui apresentada é de um menbro da família Bignoniaceae, que pode ser talvez a correta identificação. A foto também não tem nada a ver com Eriotheca candolleanda. Isto pode gerar problemas e perigo a saúde de algum usuario.Obrigado e sorte com a identificação da espécie