Sunday 14 September 2008

Alimentos afrodisíacos!


O termo afrodisíaco deriva do mito de Afrodite, a deusa grega do amor, a mesma teria saído do mar dentro de uma concha de ostra. A sua origem remonta a antiguidade, da cultura egípcia, grega e romana.

Desde então muitas pessoas começaram a considerar alimentos, bebidas e até alguns medicamentos como afrodisíacos, ou estimulantes sexuais, desde que ligados à deusa ou que se assemelhassem à partes genitais do corpo humano.


Temos Afrodisíacos em forma de bebidas, ervas, produtos químicos, alimentos, aromas e possivelmente de alguma outra forma inusitada criada por algum japonês ou grego que ainda desconheço.

O Michaelis define o seguinte:
Afrodisíaco
a.fro.di.sí.a.co
adj (gr aphrodisiakós) 1 Med Restaurador da potência. 2 Excitante sexual. 3 Libidinoso, lúbrico, voluptuoso. sm Medicamento próprio para excitar o apetite sexual.

No seu livro "Afrodite", Isabel Allende afirma que "a gula é um dos caminhos mais directos para a luxúria, e se avançarmos um pouquinho mais, para a perdição da alma."

No inverno, com os dias frios e escuros, o uso dos condimentos é mais apropriado, enquanto que as ervas frescas devem ser utilizadas durante o verão.

Curiosidades:
(colhidas aqui e ali)

Temos alimentos como o chocolate que são reconhecidos como um potencializador da capacidade sexual, outros menos conhecidos do povo em geral como o caril, o alcaçuz ou a avelã.
Aliás a avelã merece um asterisco,os esquilos com aquela cara de bonzinhos a comerem avelãs o dia todo escondem uma perversidade de fazer inveja aos deuses gregos no Olimpo.
O tomate segundo alguns especialistas é afrodisíaco....

Segue-se uma lista de alimentos, bebidas, ervas aromáticas e condimentos que perfumam as nossas iguarias e a nossa alma.


Chocolate preto
É rico em serotonina, um químico que estimula a área no nosso cérebro ligada ao prazer, e em fenilalanina, o aminoácido que actua sobre o despertar e melhora a disposição. Saboreie-o (de vez em quando), optando sempre pelo chocolate mais preto que encontrar, isto é, mais rico em elementos afrodisíacos.


Mel
Muito difundido na Grécia, participando de celebrações de casamento. Há no mel vitaminas B e C, bem como minerais do pólen das flores, que podem agir como estimulante da produção de hormonas sexuais.

No comments: