Saturday 20 September 2008

Rosa (Rosa sp.)

Flores, plantas e óleos afrodisíacos

Rosa (Rosa sp.)
Uma das flores mais famosas é, também, considerada um afrodisíaco. Ninguém menos que Cleópatra, a rainha do Egipto, a utilizava com essa finalidade. Conta-se que a rosa era um dos ingredientes básicos das suas receitas de beleza e, além disso, a sábia rainha cobria o seu leito com pétalas de rosas para garantir uma "tórrida noite de amor" com seu amado Marco António. O óleo de rosas era muito usado pelas mulheres do Oriente - elas espalhavam-no por todo o corpo, ao se prepararem para o amor. Durante as pesquisas, descobri uma receita de Geleia com Pétalas de Rosas

Geleia com Pétalas de Rosas

Escolha uma panela de ágata ou de vidro. Separe as pétalas de 12 rosas, lave-as em água corrente e coloque-as para cozinhar em um litro de água filtrada, até que fiquem macias. Para cada chávena (chá) do preparado, adicione ¾ de chávena (chá) de açúcar. Junte 3 colheres (sopa) de limão, misture bem e mantenha no fogo brando até chegar ao ponto de geleia. Mexa de vez quando, durante o cozimento, para não pegar no fundo da panela.

Nota: considerada infalível, quando o assunto é despertar o amor. Aqui, é necessária uma observação importante: no preparo da geleia, nunca se deve utilizar rosas tratadas com insecticidas, fungicidas ou qualquer outro produto químico. Se quiser mesmo preparar a geleia, sugiro que produza seu próprio ingrediente pois, além do prazer de cultivar uma roseira, você estará garantindo que as flores estarão livres de qualquer substância tóxica.

No comments: