Saturday 20 September 2008

Sexo tântrico


Tantra
No Tantra nós aprendemos a usar a energia sexual de forma ampliada, sem negar o plano físico, mas indo mais além, mais profundo e mais alto. O sexo é vivido como a União Cósmica de opostos para criar a carga polar que se une com a energia primordial; a origem de tudo o que existe no universo.

Tantra ou tantrismo é uma filosofia essencialmente prática que tem por objectivo o desenvolvimento integral do ser humano nos seus aspectos físico, mental e espiritual.
E é o nome de um vasto leque de ensinamentos práticos que têm como objetivo expandir a consciência e libertar a energia primal do ser humano, chamada kundalini.

As Três Chaves do Tantra (Respiração, Movimento e Som)
Através da respiração nós começamos a dar energia a todas as células do nosso corpo. Isto provoca uma vibração no corpo que resulta no movimento do próprio corpo, e este começa a emitir sons.
Geralmente, o despertar da Kundalini é acompanhado pela experiência de uma luz mística de várias cores.

Tantra e Consciência
“Se tu podes aprender a ser consciente do corpo e da respiração, tu podes te tornar consciente do Universo.”
Nós, de facto, criamos a nossa própria realidade, diz o Tantra; e esta realidade pode ser aqui e agora – no corpo através do Orgasmo Tântrico.

Origem da expressão

A palavra "tantra" é composta por duas raízes acústicas: "tan" e "tra". "Tan" significa escuridão e "Tra" libertação. Dispondo de imensos significados e interpretações, tais como libertação da escuridão, fusão, teia, tecer, trama ou entretecido.

Lendas
Conta a lenda, que o coito de Shiva e Shakti durou vinte e cinco anos, sem que Shiva vertesse nela o sémen.
Lendas tântricas como esta tentam ilustrar a visão de mundo dos tantristas, a plenitude mágica e transformadora, alcançada quando integramos as energias masculina e feminina dentro de nós.

Mas o Tantra não é só isto.
O sexo tântrico não é apenas uma forma de fazer sexo, é uma forma de ligação, uma ferramenta que entrelaça tudo, que cria uma sucessão de energia que passa de um organismo para o outro.
A sexualidade no Tantra é assim sagrada: sexo é uma forma de comungar e unir-se com a manifestação divina dentro de nós.

A Relação
O Tantra muda o ponto de vista sobre as relações, também. Os Tantrikos são menos co-dependentes, menos ciumentos ou menos neuróticos.
Têm tendência para serem harmoniosos, divertidos e energéticos. No caminho do Tantra, descobrimos ainda que a relação que procuramos no exterior já existe dentro de nós.

Simplesmente precisamos de aprender e cultivar a visão tântrica, uma aproximação vital e harmoniosa do sexo, do amor, e da vida em geral.
Nós entendemos mal as relações; e, acreditamos que as relações são algo para tirarmos, enquanto que são algo onde damos e partilhamos aquilo que temos em abundância.
Este é o único caminho para o amor incondicional.

Uma relação é também uma experiência de desenvolvimento pessoal; “se tiveres amado alguém, se tiveres tido apenas um pequeno momento espontâneo de amor, esse amor pode ser ampliado até um nível onde se alcança Deus.
Mas se nunca amaste, então não tens nada em ti que possa crescer!” (palavras de Ramanuja para o seu discípulo, in “From sex to super consciousness” de Osho).

No Tantra aprendemos a nos abrirmos aos outros, não só no nível físico, mas em todos. O “Sim” tornou-se mais frequente no nosso vocalulário...

Sexo
O sexo é considerado como a base física da criação e da evolução.
É a união cósmica de opostos, os princípios masculino e feminino.
Os Hindus acreditavam que através da unificação espiritual e sexual com Shiva, Shakti deu forma ao seu espírito e criou o Universo.
O Tantra porém, vê a criação do Mundo como um acto de amor erótico.

Para o Osho o sexo é o ponto de partida de todas as jornadas para o amor.
A evolução do amor não é nada senão a energia sexual transformada. Agora esta tarefa tornou-se em algo totalmente duro na nossa cultura onde nos têm ensinado a lutar contra o sexo.
Como poderemos transformar algo que consideramos hostil? Nós devemos fazer as pazes com o sexo!

A energia do sexo é energia divina. Isto é porque esta energia cria a vida! É a maior e a mais misteriosa força de todas.
Se queremos conhecer o fenómeno chamado Amor, devemos aceitar a sacrallidade do sexo com todo o coração.
Quanto maior a totalidade, de maior “todo-o-coração” se aceita o sexo; mais livres nos tornamos.
Quanto maior a aceitação, mais livres seremos!
À total aceitação da vida, de tudo o que é natural na vida, pode-se chamar de religiosidade.
E é esta religiosidade que liberta uma pessoa.

O amor é a experiência da Unidade.
O amor só pode nascer do vazio; dois vazios não têm nenhuma barreira entre eles.
O amor está sempre pronto a se inclinar; o ego nunca.
O ego tenta sempre estar apaixonado pelo maior!
Quem se torna maior num mundo de ambições encontra cada vez menos tempo para o amor.

Em sânscrito há uma palavra linda para sexo que é Kama, que significa sexo e amor juntos, individidos e indivisíveis. No Tantra o sexo é sempre amar!
O sexo torna-se sagrado e divino quando nos aproximamos dele com o coração e o corpo, em vez de ser com a mente.

É comum para os Tantrikos “deixarem a mente” quando começam a fazer o amor tântrico.
Quando a energia vem de um espaço profundo do “eu” (o eu essencial), une-se com Deus. Isso é... mover-se para o estado do espírito.

O corpo é apenas um conjunto de camadas de energia invisível que adquirem uma forma; e pode ser despertado se nós deixarmos fluir na energia sexual. Deste modo, as pessoas sentem-se completas e auto-confiantes, com uma visão panorâmica de tudo positiva.

No Tantra nós aprendemos a usar a energia sexual de forma ampliada, sem negar o plano físico, mas indo mais além, mais profundo e mais alto.
O sexo é vivido como a União Cósmica de opostos para criar a carga polar que se une com a energia primordial, a origem de tudo o que existe no universo.

Dançando com o corpo de força electromagnética do nosso parceiro, nós caminhamos para a Unidade Cósmica.
Quando esta energia é igualada e equilibrada correctamente através da entrega de amor com o parceiro, uma grande luz se manifesta!

Fonte: www.bioatividades.com/maintantra_pt.htm

No comments: